TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim Santos Brasil

Artigos Científicos: Pim Santos Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  6.066 Palavras (25 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS DE GESTÃO TECNOLÓGICA

PIM - IV

Projeto Integrado Multidisciplinar

SANTOS

2013

1. BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA ESTUDADA

Em 1981 aconteceu a Inauguração do Tecon 1, primeiro terminal brasileiro construído especialmente para movimentar contêineres.

Em 1995 houve o Lançamento do projeto Santos 2000, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para tornar o Porto de Santos, mais moderno e competitivo. Estabelece parâmetros para o Programa de Arrendamentos e Parcerias do Porto de Santos (Proaps).

Em 1997 o Consórcio Santos Brasil sagra-se vencedor no processo público para arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Santos (Tecon de Santos / Tecon 1), realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O consórcio vencedor origina a Santos Brasil S.A.

Em 2001, 250 metros de cais são agregados aos 510 metros originais do Tecon de Santos, que passa a operar com um cais acostável de 760 metros.

Em 2003 A Codesp incumbe à Santos Brasil S.A. a instalação e a operação, em área adjacente ao Tecon de Santos, de um terminal para a movimentação de veículos, em atendimento ao antigo pleito da indústria montadora sediada no estado de São Paulo. A incumbência foi formalizada num Termo de Permissão de Uso (TPU), unilateral e precário, estatuindo, entre outras condições, que a operação do futuro Terminal de Exportação de Veículos (TEV) ficaria a cargo da Santos Brasil, exclusivamente até sua efetiva licitação pública.

Em 2006 A operação do primeiro navio de veículos no TEV, em maio. Em outubro, a Santos Brasil S.A. conclui seu IPO na Bolsa de Valores de São Paulo e ingressa no nível 2 de governança corporativa.

Em 2007 houve o Início das obras para expansão adicional do Tecon de Santos, conferindo ao terminal uma estrutura com 980 metros de cais acostável – indispensável para a operação simultânea de três navios porta-contêiners modernos, com até 300 metros de comprimento. No mesmo mês, é implementado o plano de reestruturação societária com a criação da Holding Santos Brasil Participações S.A.

Em novembro, a Nova Logística S.A. - subsidiária da Santos Brasil Participações S.A. - expande a gama de serviços oferecidos ao adquirir a Mesquita S.A. Transportes e Serviços, empresa especializada em serviços de logística.

Em fevereiro de 2008 a NaraValley Participações S.A. - subsidiária integral da Santos Brasil Participações S.A. - adquire 75% das ações representativas da empresa Pará Empreendimentos Financeiros S.A., que detém 100% das ações do capital da Convicon - Contêineres de Vida do Conde S.A. A partir de então, a Santos Brasil passa a deter o controle da arrendária do terminal de contêineres do Porto de Vila do Conde, no Pará.

Em março, a Santos Brasil Participações, por meio de sua subsidiária integral Tecon Imbituba S.A., é declarada vencedora do processo licitatório de arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Imbituba no estado de Santa Catarina, conduzido pela Companhia Docas de Imbituba (CDI).

Em 2008 Teve lugar o processo público de licitação para arrendamento do TEV. A Santos Brasil sagra-se vencedora do concurso, por meio de sua subsidiária Union Armazenagem e Operações Portuária S.A.

E em 2010 foi desenvolvido um estudo de posicionamento institucional que culminou com a revisão logomarca da Santos Brasil, que passou a refletir de forma mais evidente os modernos conceitos de tecnologia, qualidade, segurança e gestão responsável que fazem da Santos Brasil referência em seu setor.

A Santos Brasil é referência na operação de contêineres na América do Sul. Atualmente conta com três terminais de contêineres: Tecon Santos, no Guarujá (SP), Tecon Imbituba, em Imbituba (SC), e Tecon Vila do Conde, em Barcarena (PA), além de um terminal de exportação de veículos (TEV) no Porto de Santos e unidades de logística portuária integrada em Santos (SP), Guarujá (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Imbituba (SC).

A Companhia formula soluções completas de logística integrada para clientes dos mais variados segmentos, como os da indústria química, farmacêutica, alimentícia, autopeças, eletroeletrônicos e bens de consumo, suprindo importantes diferenciais de pontualidade, rapidez e segurança.

Empresa de capital aberto e listada no nível dois de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), a Santos Brasil já investiu cerca de R$ 3 bilhões em qualificação de mão de obra, tecnologia e modernização da infraestrutura portuária nos locais onde seus terminais estão estabelecidos. Suas unidades de negócio contam com sistemas de posicionamento de contêineres (GPS) de última geração, cálculos de pátio (como o sistema Navis, um dos mais avançados do mundo) e monitoramento eletrônico de contêineres refrigerados, que ajudam a garantir a segurança e a qualidade na prestação de serviços. No segmento logístico, a empresa desenvolve soluções customizadas que utilizam o sistema de Supply Chain Management (SCM), oferecendo mais tranquilidade e eficiência ao transporte de mercadorias.

A Companhia busca ainda gerar valor para os acionistas e para a sociedade, visando o desenvolvimento sustentável do negócio. Promove educação profissional para jovens das comunidades onde atua e alinha-se com boas práticas de preservação ambiental.

Com alto desempenho operacional e responsabilidade socioambiental, a Santos Brasil é parte fundamental no crescimento do País.

A Santos Brasil recebeu, em outubro de 2009, o 11º Prêmio Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas) de Relatório Anual na categoria Empresa Aberta Grupo 2, que reúne companhias abertas com receita líquida abaixo de R$ 1 bilhão.A premiação tem o objetivo de incentivar a elaboração de relatórios mais claros, transparentes e com informações de qualidade. Além disso, a instituição prioriza a inovação, tanto na apresentação expositiva quanto no projeto gráfico. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), da Associação de Investidores de Mercado de Capitais (AMEC), da Associação Nacional de Bancos de Investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com