TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Enfermagem

Por:   •  11/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 5

TRAUMATOLOGIA FORENSE:

É o capitulo da Medicina-Legal que trata das lesões corporais e suas múltiplas causas e os estados patológicos produzidos pela violência sobre o corpo humano. Os agentes causais podem ser classificados em:

a. agentes mecânicos (instrumentos)

b. agentes físicos

c. agentes químicos

d. agentes físico-químicos

e. agentes biológicos e mistos

1- Agentes Mecânicos:

As energias de ordem mecânica são aquelas capazes de modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, produzindo lesões em parte ou no todo. Denomina-se meio ativo quando um objeto em movimento atinge o corpo humano, meio passivo quando o corpo é que está em movimento e meio misto quando ambos estão em movimento.

Os instrumentos causadores das energias mecânicas são divididos em:

-perfurantes;

-cortantes;

-contundentes;

-pérfuro-cortantes;

-pérfuro-contundente;

-corto-contundente.

INSTRUMENTO PERFURANTE

São instrumentos pontiagudos, alongados e finos e com diâmetro reduzido. Agem por pressão e há predomínio da profundidade sobre a superfície externa.

Feridas - punctiformes ou punctórias (aspecto de forma de ponto)

Os principais exemplos são: pregos, alfinetes, agulhas, estiletes, furador de gelo, etc.

Quando o instrumento atravessa um segmento ou órgão o ferimento é chamado de transfixante. Sua causa jurídica geralmente é homicida e raramente suicida ou acidental.

INSTRUMENTO CORTANTE

São instrumentos que possuem em um lado um gume afiado agindo por deslizamento e pressão, levando a lesões de forma linear ou curvilínea, com predomínio

do comprimento em relação à profundidade, bordos nítidos e regulares, e presença de cauda (escoriações na saída da ferida indicando muitas vezes o trajeto tomado pelo instrumento).

Ferida – cortante ou incisa

Exemplos - navalhas, laminas de barbear, bisturi, faca, etc.

Existem lesões cortantes com denominações próprias tais como:

a. esquartejamento- ato de dividir o corpo em partes (quartos);

b. espostejamento- redução do corpo e diversos e irregulares fragmentos -acidentes

c. decapitação- separação da cabeça e do corpo;

d. esgorjamento- longa ferida transversal ao pescoço, de significativa profundidade,lesando além dos planos cutâneos estruturas vitais mais profundas.

INSTRUMENTO CONTUNDENTE:

São instrumentos geralmente com superfície plana e romba que atua sobre o corpo levando a diversos tipos de lesões. Agem por pressão, deslizamento, explosões, distensão, torção ou de forma mista.

Ferida – contusa (contusão)

Exemplos – tijolos, pedras, pés e mãos, cacetete, ferro, etc.

As lesões superficiais que ficam na superfície do corpo ou órgãos são:

a. Eritema- mancha avermelhada, fugaz e efêmera;

b. Escoriação- é uma solução de continuidade superficial atingindo a epiderme e parte da derme. Não deixa cicatrizes importantes e deverá estar reepitalizada em quinze dias. No post mortem não há formação de crostas nem serosidades.

c. Equimoses- são infiltrados hemorrágicos difusos, sem aumento de volume na região afetada. Recebe o nome de sugilação quando for na forma de grãos e víbices quando for na forma de estrias. A tonalidade é outro aspecto de grande interesse médico-pericial. A sua mudança tem o nome de espectro equimótico de Legrand. Em geral é vermelho no primeiro dia, violácea no segundo e terceiro azul do quarto ao sexto, esverdeada do sétimo ao décimo, amarelada por volta do décimo-segundo dia, desaparecendo entre o décimo-quinto e vigésimo dia;

d. Hematoma- é uma coleção hemorrágica com aumentos localizados de volume

e. Edema traumático- é um edema circunscrito com aumento de volume. É o chamado “galo”.

As lesões profundas ocorrem quando há geralmente muita violência do instrumento com o corpo. As principais lesões são as fraturas, luxações, entorses, rupturas viscerais, esmagamento,etc.

INSTRUMENTO PÉRFURO-CORTANTE

São provocados por instrumentos de ponta e gume, atuando por mecanismo misto (pressão e secção). Resultam em ferimentos na forma de botoeira (com um ângulo agudo e outro arredondado). Geralmente são objetos longos, providos de uma ponta e de um ou dois gumes, como por exemplo, punhal, adagas, faca peixeira, tesouras, etc.

Ferida - pérfuro-incisa.

INSTRUMENTO CORTO-CONTUNDENTE

São produzidos por instrumentos portadores de gume grosseiro e são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. São objetos normalmente pesados, com superfície romba e gume pouco afiado, como o facão, foice, machado, dentes, etc.

Ferida - corto-contusa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com