TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Enfermagem Prevenindo o Suicídio

Por:   •  3/1/2022  •  Monografia  •  4.486 Palavras (18 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 18

 UNIVERSIDADE BRASIL

Curso de graduação em enfermagem

ENFERMAGEM FRENTE AO SUICÍDIO:

Desafios diante uma epidemia calada.

FLÁVIA TREVISAN DONDERI

AMANDA CORREIA CARDOSO DA SILVA

SÃO PAULO

2020

ENFERMAGEM FRENTE AO SUICÍDIO:

Desafios diante uma epidemia calada.

Trabalho de conclusão de curso

 apresentado para obtenção de nota parcial

no curso de bacharelado ENFERMAGEM da

Universidade Brasil- campus Itaquera.

Orientador: Professora Doutora Fabiana Neman.

DEDICATÓRIA

Dedicamos este projeto de pesquisa a memória de Ronaldo Demori.

Agradecimentos

Flávia

Aos meus pais por todo o incentivo durante os anos de faculdade. Ao meu noivo amado pela compreensão, apoio e companhia em todos os fins de semana dedicado aos estudos e também a minha amiga, madrinha e afilhada de casamento Amanda, que compartilhou comigo momentos especiais, e essa pesquisa.

Amanda

        Agradeço primeiramente a Deus, por me permitir concluir este curso feito com muito amor, agradeço aos meus pais Aguinaldo e Sandra que estão presente em todas as situações que me ajudaram e me deram de presente esta graduação a minha filha Giullya que é a minha inspiração de ser o ser humano que sou e ao meu esposo Erick que é maravilhoso que em muitos fim de semanas estava presente me auxiliando e me ajudando com os trabalhos dedico também a minha amiga Flávia que em diversos momentos estava comigo me ajudando e hoje é minha madrinha de casamento obrigada a todos pela dedicação e amor.

“Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus

 que nos dotou de sentidos, razão e intelecto,

 pretenda que não os utilizemos” (Galileu Galilei)

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo entender como se dá o atendimento do enfermeiro ao paciente que tentou o suicídio, ao longo deste trabalho aprendemos a identificar os sinais que o paciente emite ao pensar em cometer tal ato, entender como podemos auxiliar a família do nosso paciente, compreendendo sempre que todos nossos atendimentos são não só ao cliente, mas estendidos a toda a família.

Palavra chave: Enfermagem, cuidado de enfermagem, suicídio, cliente.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO................…………………………………………..1

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO………………………………………....3

1.2 OBJETIVO……………………………………………………....4

1.3 JUSTIFICATIVA………………………………………………...5

  1. METODOLOGIA……………………………………..………..……6
  2. ANÁLISE DE DADOS……………...………………….………...…8
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………………..17
  4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..……………………………...…20

INTRODUÇÃO

Atualmente o suicídio vem se apresentando como a segunda maior causa de morte que mais cresce em todo mundo.

Sendo os profissionais da equipe de enfermagem os que geralmente tem com o cliente e família o maior contato, por maior tempo, buscamos analisar como se dá um atendimento de enfermagem ao cliente que tentou suicídio, em nossa pesquisa analisamos relatos de clientes e de profissionais em diversos tipos de unidades de saúde e seus desenrolares.

Notamos que a situação é profundamente condicionada a tensões e  desgastes emocionais vivenciados por familiares, clientes e enfermeiros e que este desgaste se dá muitas vezes em decorrência da proximidade que criamos com o paciente e a experimentação de sentimentos que variam desde a satisfação até o fracasso.

 Nos últimos anos a enfermagem em saúde mental passou a receber dos profissionais a atenção devida, atenção esta que jamais teve antes, e sem dúvidas um dos justificantes desse interesse foi o aumento da problemática que vem se apresentando ao redor do suicídio.

Pois, a cada dia de nossa graduação entendemos como o enfermeiro é considerado o profissional que carrega consigo um grande vínculo emocional não somente com o cliente, mas com toda sua família e é este vínculo que expõe o profissional ao sofrimento e a morte, cuja situação acarreta desgaste físico e principalmente psicológico, o que nos torna cada vez mais um grupo de risco ao desenvolvimento de transtornos mentais.

Levando em consideração o tabu social que é o suicídio, fica fácil entender a atitude negativa de alguns profissionais diante o cliente que optou por tentar se auto lesionar ou destruir.

Estar diante de casos como este pode adicionar ao enfermeiro grande bagagem profissional, fazendo com que o mesmo seja um profissional que entenda que ser um profissional de enfermagem não é apenas prestar cuidados de enfermagem, mas sim oferecer humanização, conforto, privacidade, proteção em momentos onde nossos clientes estão vulneráveis.

Trabalhar com esta parcela de clientes nos traz à tona muitos sentimentos, mas traz também, a certeza de que nunca mais seremos os mesmos enfermeiros que receberam o ente quase sem vida, seremos os enfermeiros que fizeram de tudo para preservar uma vida, uma história.

Ou ainda, devemos ter o preparo psicológico para saber que nem sempre poderemos resolver tudo, e ai nós assumiremos um outro papel, o de enfermeiros que tem a ciência que usamos todos os conhecimentos que obtivemos em anos de estudos como este, e que fizemos e faremos todo possível para que a despedida fosse a mais digna e respeitosa que um ser humano pudesse ter.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

O suicídio se apresenta como grande problema de saúde multicausal em todo o mundo, que não só causa uma morte, mas, é um ato que causa impacto em toda comunidade de modo incalculável, cada pessoa é afetada por este ato de uma maneira e em uma esfera da sua vida que pode ser desde a emocional até a econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com