TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Enfermagem obstétrica

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

  A importância do Pai durante o parto.

ALVES, Suellen Silva

HABERLAND, Débora Fernanda

LIMA, Janete

INTRODUÇÃO: A vivência do parto é considerada uma experiência única na vida do homem e da mulher. Devido a esse fator, é necessário considerar o momento do parto como um acontecimento intenso para o casal. De acordo com Brandão (2009) e Jardim e Penna (2012), a participação paterna no parto contribui para a ativação de respostas emocionais protetivas do pai em relação ao filho, provavelmente favorecidas pela partilha de intimidade e proximidade com o recém-nascido nos seus primeiros momentos de vida. Para o pai, assim como para a parturiente, o parto marca um momento de transição entre algo que nunca vivenciado anteriormente para esse casal ser pais daquele bebê que acaba de nascer. O nascimento é, portanto, uma passagem, que simboliza a entrada em uma vida com novas responsabilidades familiares e sociais. OBJETIVOS: Relatar as experiências vivenciadas pelo pai durante o parto no nascimento do filho. MÉTODO: Este trabalho trata –se de uma revisão bibliográfica, realizada no site científico da Scielo. Foram incluídos artigos dos últimos dez anos que abordados no período de agosto a setembro de 2017, RESULTADOS: Os resultados que emergem  a temática r permeiam alguns caminhos para a assistência ao parto humanizado desenvolvido pela equipe em que atende; A importância da presença do pai durante o trabalho de parto , a visão do pai quanto o trabalho de  parto; além disso estudo revela que a presença do pai na sala de parto favorece o crescimento da relação conjugal, além de reduzir as necessidades de analgésicos isso já preconizado pela rede cegonha CONCLUSÃO: Proporcionado ao pai a oportunidade de participar, vivenciar este processo junto a sua esposa e filho, estimula-se o vínculo precoce pai-bebê, Através deste vínculo, o pai mostra-se mais preparado e disposto a participar dos cuidados com o bebê, mostrando-se ativo e presente e assim sendo os mitos criados em torno da gestação e parto  são facilmente desfeitos, após presenciarem o parto de sua esposa conseguiram encará-lo como algo natural e normal.. Portanto, estudos como este temática são importantes no sentido de aflorar reflexões e estimular o debate sobre o tema.

DESCRITORES: Acompanhantes-Pai, Parto humanizado e trabalho de pato.

1Enfermeira Obstétrica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, aluna do mestrado em psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Oficial Enfermeira da Força Aérea Brasileira.

¹ Enfermeira e Mestre, aluna do doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Oficial Enfermeira da Força Aérea Brasileira. deborahaber@hotmail.com

² Enfermeira especialista, sargento de Enfermagem da Força Aérea Brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com