TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemia do Corona Vírus

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 12

O mundo está, atualmente, enfrentando a chegada do coronavírus 2019 n-CoV, o vírus que trouxe grandes impactos na esfera econômica, política e social. Este vírus afeta toda a população de forma direta, ou seja, todos devem buscar informações para poderem ajudar uns aos outros a combater esse vírus.

Conversar e buscar informações sobre o COVID-19 é de extrema relevância, pois todos estão enfrentando um momento crítico, onde ocorre a circulação de informações falsas que podem prejudicar as pessoas. Pesquisar e se informar sobre o assunto é necessário, além de suas pesquisas ajudarem na área da saúde e na área social.

Todas as pessoas que tem a oportunidade de pesquisar sobre o vírus, devem buscar sempre manter a população informada, pois é um momento de crise e toda a informação, de fontes confiáveis, são bem vindas. Assim como, com o avanço da globalização, cada pessoa pode buscar informações de uma forma mais flexível e rápida, evitando a circulação e aglomeração nas ruas, evitando a disseminação do vírus.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde o início da humanidade o ser humano vem apresentando saltos tecnológicos e dando início ao mundo globalizado, o qual possui uma flexibilidade muito maior em relação ao acesso a informações, circulação de pessoas, e principalmente, facilita a disseminação do vírus que está parando o mundo nos últimos dias. Assim como diz Ivan Vejvoda (2020), membro do Instituto de Ciências Humanas de Viena: “Sempre nos esquecemos de que estamos à mercê da natureza [...]. Mas esse vírus trouxe à tona todas essas questões sobre a interconectividade do mundo que estamos construindo”.

2.1 O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MUNDO

A globalização mudou completamente o cenário mundial, trazendo consigo novas tecnologias, facilidade de comunicação e acesso a informações de forma mais rápida e eficaz. O mundo ficou mais rápido, mais acessível, houve a difusão de culturas e mudanças na saúde, na economia, na política e na moral do mundo. Por outro lado, a globalização altera significativamente o cenário natural, além de desenvolver problemas no cenário social. Assim como é citado no livro Homem, Cultura e Sociedade (2016, p. 122), “Há então uma

expansão considerável do desemprego, da pobreza, da fome, das doenças

endêmicas, da deterioração ambiental, dentre outros problemas que

degradam a vida em sociedade”. Nessa perspectiva, pode-se observar que a consolidação da sociedade global altera o meio em que vivemos, pois com a mesma facilidade que a informação se espalha, ocorre também à difusão de doenças e a deterioração do meio ambiente, causada pelo excesso de poluentes e a livre circulação de mercadorias e pessoas.

2.1.1 Globalização e o impacto na saúde

A globalização trouxe a integração das economias mundiais, facilitando a circulação de mercadorias, serviços, pessoas, tecnologias, entre outros. Porém, a globalização também trouxe muitas desvantagens, principalmente para a saúde global. Como exemplo, pode-se citar a agricultura. Com a chegada da globalização e a introdução de novas tecnologias, a agricultura passou para a produção extensiva da monocultura e começou a utilizar novos complementos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos, sementes modificadas...). A utilização desses novos métodos desencadeia a diminuição da diversidade da base alimentar, além de destruir os ecossistemas, prejudicando o solo, os alimentos, a saúde e as pessoas. O ambiente é um fator que tem reflexo diretamente na saúde, pois naturalmente dependemos muito do meio em que vivemos. Portanto, se utilizarem muitos agrotóxicos nas plantações, a população irá se contaminar com os produtos. Assim como, se poluirmos o meio ambiente, a saúde das pessoas se afetará diretamente.

Outro importante impacto da globalização na saúde global é a livre circulação de pessoas. Com os avanços da tecnologia e a criação de novos meios de transporte (navios, aviões, carros...), ficou muito mais fácil de observar a circulação de pessoas ao redor do mundo. Com isso, os vírus e bactérias existentes em um determinado lugar do mundo, acabam viajando junto com cada pessoa. Ou seja, existe uma disseminação muito rápida desses microrganismos. Além disso, os médicos e as pessoas qualificadas do campo da saúde são facilmente atraídos para regiões mais seguras e bem remuneradas. Essa circulação livre de pessoas qualificadas acaba criando uma dificuldade de cobertura em diversas regiões do mundo, estando mais suscetível a desastres em caso de epidemias.

2.2 O LUGAR DA VERDADE EM UM MUNDO GLOBALIZADO

A verdade está no fato de dizer as coisas como elas realmente são, o que possibilita toda uma análise filosófica sobre o que pode corresponder, de fato, a verdade. Pensamos se será possível adquirir a verdade em uma sociedade globalizada, dominada por inúmeras quantidades de informações nas quais servem aos interesses do sistema capitalista. A verdade está na essência, sendo idêntica à realidade e acessível apenas ao pensamento e aos sentidos. Assim um elemento necessário era a visão inteligível, o ato de revelar.

Em grego, a verdade (aletheia) significa a constatação dos fatos, aquilo que os olhos enxergam, a descoberta da realidade. Vários filósofos começaram a questionar a respeito da verdade e foram estabelecendo o que era verdadeiro e o que era falso dentro da concepção do certo e do errado. Tomás de Aquino definiu a verdade como expressão da realidade, a concepção em voga entre nós no senso comum até os dias de hoje.

A informação vem de vários lugares, sites, jornais e outros diversos meios, porém nos contentamos com o que vemos e por comodismo não costumamos ir atrás de fontes concretas para saber se aquilo é mesmo verídico ou não. As redes sociais viraram um campo de batalha nos dias atuais, pois cada um dá a sua opinião, alguns concordam e outros não. No entanto, o que é verdade para mim, pode não ser para você, tudo depende do ponto de vista de cada um.

2.2.1 O papel da verdade no surto do coronavírus

O dever de falar a verdade torna-se mais que essencial nesse momento que estamos enfrentando o COVID-19. A população tem o direito de saber sobre tudo que está acontecendo nesse momento, tudo que pode ser afetado deverá ser comunicado a todos com muita transparência e confiabilidade.

O governo e a mídia, não devem apresentar notícias falsas, assim como, devem evitar as chamadas meias verdades, pois elas só irão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com