TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemiologia

Por:   •  14/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Como surgiu a Epidemiologia?

No seu histórico a epidemiologia e a ciência medica se encontram, a partir século XVII Focault procurava entender o processo de saúde-doença que acometia os indivíduos. Mas, foi no século XIX que a epidemiologia constituiu-se como ciência. A saúde pública é marcada por episódios de grandes epidemias, doenças parasitárias e infectocontagiosas que geraram um quantidade significativa de óbitos, por não ser de conhecimento dos profissionais as medidas de preventivas e/ou fatores determinantes para o surgimento de tais patologias. A Epidemiologia surge como a área responsável pela produção do conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo.

  1. Quais as três áreas que são a base da epidemiologia? Qual aérea do conhecimento a epidemiologia está vinculada?

As três áreas que são a base da epidemiologia são: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social. Estando vinculada a Saúde Coletiva, tendo em visto que abrange o processo saúde-doença das populações, possibilitando a criação de estratégias para a promoção de saúde dos indivíduos e das suas comunidades.

  1. O que é epidemiologia?

Rouquayrol (2003) define epidemiologia como a ciência que estuda o processo saúde-doença na sociedade, analisando a distribuição populacional e os fatores determinantes das doenças, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração, e avaliação das ações de saúde, ou seja, a ciência que estuda o processo de saúde-doença de uma população, levando em conta a distribuição das enfermidades e os fatores que influenciam e determinam seu aparecimento e a partir disso quais os danos causados a população. Para que assim seja possível a promoção se ações para revenir e erradicar essa enfermidade.

[pic 1]

REFERÊNCIAS

ALMEIDA FILHO, Naomar de. Bases históricas da Epidemiologia. Cafajeste. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, pág. 304-311, setembro de 1986. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1986000300004&lng=en&nrm=iso>.

Epidemiologia: Conceitos da Epidemiologia- [site da internet Disponível em: <https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/33454/mod_resource/content/1/un1/top1_1.html.>Acesso em 17 de abril de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com