TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estratégia Saúde Mental

Por:   •  20/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.489 Palavras (14 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE MULTIVIX

ENFERMAGEM

CHRISTOPHER KUSTER VAREJÃO DA LUZ CARVALHO

 

 

 

SAÚDE DA FAMÍLIA

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA: SAÚDE MENTAL

 

 

 

 2021

SAÚDE DA FAMÍLIA

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NOS DIFERENTES CICLOS DE VIDA: SAÚDE MENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho acadêmico, apresentado como exigência para a obtenção parcial de nota bimestral do Curso de Enfermagem, da Faculdade Multivix.        
Orientador: Prof. Nélio Barbosa Agostini.

 

Aluno: Christopher Kuster Varejão da Luz Carvalho

 2021

RESUMO

No referente trabalho acadêmico foi realizada uma pesquisa acerca da Estratégia Saúde da Família nos diferentes ciclos de vida correlacionando tal tema à saúde mental. Com o objetivo de analisar o manejo das necessidades de saúde mental na atenção primária à saúde de acordo com a percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, temos que esta é uma importante aliada na rede de atenção à saúde mental, contribuindo para a integralidade e efetividade do cuidado. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerada um importante instrumento para o fortalecimento da rede de atenção em saúde mental uma vez que, converge para a proposta de assistência pautada nos princípios da Reforma Psiquiátrica e do SUS. Este presente estudo visa abordar e discutir a rede de atenção em saúde mental a partir do cotidiano de uma ESF.

Palavras-chaves: Estratégia. Saúde. Família. Mental. SUS. Ciclos. Vida.

 

ABSTRACT

In this academic work, a research about the Family Health Strategy in the different life cycles was carried out, correlating this theme to mental health. With the objective of analyzing the management of mental health needs in primary health care according to the perception of the professionals of the Family Health Strategy, we have that this is an important ally in the mental health care network, contributing to the completeness and effectiveness of care. The Family Health Strategy (FHS) is considered an important instrument for strengthening the network of mental health care as it converges with the proposed assistance based on the principles of Psychiatric Reform and SUS. This study aims to address and discuss the network of mental health care from the daily life of an FHS.

Keywords: Strategy. Health. Mental. Mental. SUS. Cycles. Life.

SUMÁRIO

  

INTRODUÇÃO ............................................................................................................06

 

A SAÚDE DA FAMÍLIA CONTEXTUALIZAÇÃO.................................................07  

O PROGRAMA DA SAÚDE DA FAMÍLIA...............................................................08

A REFORMA PSIQUIÁTRICA..................................................................................09

ESTÁGIOS DOS CICLOS DE VIDA E SAÚDE MENTAL.....................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................13

INTRODUÇÃO  

Abordar a questão da família como centro da Atenção Primária à Saúde é uma situação prioritária, especialmente se a colocamos na estratégia de reorganização do sistema de saúde. É necessário, também, conhecer as configurações dessa família, seus arranjos, seus contextos, seu processo social de trabalho e vivência, sua cultura de características bem peculiares, nesse nosso tempo de diversidade e de transição demográfica e epidemiológica. Enfim, compreender a família como unidade de produção social (BASTOS, 1998).

A Estratégia Saúde da Família (ESF) representa um braço da atuação pública no que diz respeito à cobertura da população pela atenção primária à saúde. O fato da equipe ir até a casa da pessoa torna-a mais próxima das famílias. Estas passam a ver essas equipes não mais como uma instância estatal a se recorrer em tempos de urgência e necessidade, fria em seu tratamento e indiferente em seu cuidado, mas sim como um elemento integrante de uma rede constituída a partir de valores familiares, como confiança e autoridade. Como confiança e autoridade são dois lados da mesma moeda, profissionais de saúde que lidam direta e localmente com as populações atendidas pela estratégia são portadores de conhecimentos e de uma imagem valorizada pelas pessoas. Por isso, nas transformações contemporâneas da família, o próprio poder público, na figura de seus representantes, passa a fazer parte também da esfera de convívio mais direto das famílias (CAÇAPAVA; COLVEIRO, 2008).

A importância disso tudo para um profissional da saúde que vai a campo, fazendo parte da equipe de ESF, é justamente o impacto principal dos padrões e valores que portamos, que nesse caso, incide sobre a identificação de problema. O problema social, no contexto das famílias é normalmente: pobreza, violência, tráfico de drogas, divórcios, separações, recasamentos, mortes na família, nova divisão de trabalho entre sexos, alcoolismo e outras doenças (especialmente relacionadas à saúde mental), desemprego, crise política, social, econômica e psicológica, dentre outros fatores. É necessário ter amplo entendimento dessas problemáticas sociais, que não são simplesmente problemas morais, isto é, de desvio de um padrão considerado “o mais correto”, mas como fenômenos condicionados por processos estruturais mais profundos que envolvem a vida em sociedade e impactam negativamente esse grupo social que chamamos “família” (BASTOS, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com