TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOLOGIA E BIOFÍSICA A ( ENFERMAGEM )

Por:   •  9/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS

INSTITUTO DE BIOFÍSICA CARLOS CHAGAS FILHO – IBCCF

CFF 121 – FISIOLOGIA E BIOFÍSICA A ( ENFERMAGEM )

Prof. Marcelo Einicker e Valéria Magalhães

Nome: ____________________________________________________________   Data: 19/05/2016

AVALIAÇÃO DE FISIOLOGIA RENAL

  1. O que são, onde se localizam e qual a principal função dos osmorreceptores? ( 1,0 pto )

Estão localizados no hipotálamo e são receptores que percebem a mudança na osmolaridade do sangue antes das células sanguíneas. Quando a osmolaridade aumenta, esses receptores murcham, enviando um sinal para o SNC, para deflagrar o centro de sede e se não beber água, ativa a liberação de ADH pela neurohipófise, liberando ADH na corrente sanguínea que vai agir nos rins, se ligando ao seu receptor V2 presente no ducto coletor gerando uma cascata de sinalização que gera a fusão de vesículas que possuem aquaporinas em sua membrana na membrana luminal da célula renal, com isso, possibilita a reabsorção de água nesse segmento que antes era impermeável.

  1. Explique como acontece o processo de formação do ultrafiltrado? Qual a repercussão fisiológica de alguma substância que provoca vasodilatação da arteríola eferente? ( 2,0 ptos )

A formação do ultrafiltrado acontece inicialmente pela filtração do sangue que chega ao glomérulo renal pela arteríola aferente. O sangue deve ultrapassar uma barreia tríplice de filtração sendo extravasado na cápsula de Bowman, onde parte para o túbulo proximal que é onde acontece a reabsorção de 60-70% de toda a água, reabsorção de soluto, 100% da reabsorção de glicose e aminoácidos, além da secreção de substâncias. Na alça de henle descendente ocorre apenas a reabsorção de água, deixando o ultrafiltrado hipertônico. Na alça de henle ascendente ocorre a reabsorção de soluto, tornando o ultrafiltrado hipotônico..................... até chegar no ducto coletor e cálices maiores menores, onde já virou urina. Vasodilatação da aferente, aumenta a pressão hidrostática dentro do glomérulo, aumenta a taxa de filtração glomerular e fluxo sanguíneo renal.

  1. Se o bicarbonato é tão importante para o organismo, por que não existem transportadores apicais capazes de captá-lo a partir do ultrafiltrado? Como é possível sua reabsorção? Explique. ( 2,5 ptos )

Porque caso todo o HCO3- fosse capturado imediatamente, o H+ ficaria livre no meio acidificando, o que não pode ocorrer. Sua reabsorção ocorre através da formação de H2CO3 ainda no lumen (H + HCO3), que se dissocia em H2O e CO2 através da enzima anidrase carbônica. A água é reabsorvida e CO2 migra livremente. No citoplasma da célula CO2 e água se encontram e formam o H2CO3 que se dissocia em H+ e HCO3, o HCO3 é reabsorvido por transportadores presentes na membrana basolateral, indo em direção ao interstício e captado pelos vasos e o H+ é secretado no lumen.

  1. Explique detalhadamente como funciona o sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona e de que maneira elementos deste sistema podem ser potenciais alvos para drogas com efeito anti-hipertensivo. (2,0 ptos )

  1. Comente a frase: “Para uma eficiente reabsorção renal de aminoácidos é indispensável o bom posicionamento e a correta localização da Na+  + K++  - ATPase". ( 2,5 ptos )

A Na+/ K+ ATPase promove a formação do gradiente de concentração de Na+. Com isso, o Na+ consegue entrar do lumen para a célula através desse gradiente. O aminoácido sai do lumen para o célula por meio de uma transporte acoplado com o Na+, onde se o utiliza a força desse gradiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com