TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Respiratória Cuidados de Enfermagem em Pos Operatório de Colecistectomia

Por:   •  14/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.818 Palavras (8 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

LUCILÉIA PAES MONTEIRO (21077027)

assistência de enfermagem no PÓS-OPERATÓRIO da colecistectomia

Itacoatiara / AM

2021

SUMÁRIO

RESUMO        3

1 INTRODUÇÃO        4

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................................4

3 OBJETIVOS        5

3.1 OBJETIVO GERAL        5

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

4 JUSTIFICATIVA........................................................................................................5

5 METODOLOGIA        7

6 RESULTADOS ESPERADOS        8

7 CRONOGRAMA DA PESQUISA        8

8 ORÇAMENTO        .8

9 REFERÊNCIAS        9

RESUMO

Objetivos: Descrever os cuidados de enfermagem no período pós-operatório ao paciente submetido à colecistectomia e analisar as complicações que ocorre se não houver um cuidado pós-cirúrgico Metodologia: revisão sistemática de literatura com base em artigos científicos datados de 2011 a 2021, com temas relacionados A assistência de enfermagem em pós operatório de colecistectomia. Os dados será extraídos de várias fontes científicas nacionais, o levantamento dos artigos, será consultadas das  fontes de dados do Google acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) no Scientific Eletrônico Library Online (SCIELO), com os seguintes descritores: colecistectomia, assistência pós operatória, assistência de enfermagem  Resultados esperados: Com o estudo espera se encontrar cuidados de enfermagem aos pacientes que são submetidos a procedimento cirúrgico de colecistectomia através do uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem, pois é importante para organizar o trabalho do Enfermeiro, de maneira a qualificar a assistência de enfermagem no período do pós-operatório

Palavras-Chave: colecistectomia, cuidados pós-operatória, assistência de enfermagem.

ABSTRACT

Objectives: Describe nursing care in the postoperative period for patients undergoing cholecystectomy and analyze the complications that occur if there is no post-surgical care Methodology: systematic literature review based on scientific articles dated from 2011 to 2021, with themes related Nursing care in the postoperative period of cholecystectomy. The data will be extracted from various national scientific sources, the survey of articles will be consulted from Google academic data sources, Virtual Health Library (VHL) in Scientific Electronic Library Online (SCIELO), with the following descriptors: cholecystectomy, post care operative, nursing care. Expected results: With the study, nursing care is expected to be found for patients who undergo a cholecystectomy surgical procedure through the use of the Nursing Care Systematization, as it is important to organize the Nurse's work, in order to qualify nursing care in the postoperative period

Key words: cholecystectomy, postoperative care, nursing care


1 INTRODUÇÃO

O procedimento cirúrgico de colecistectomia consiste num dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no mundo. (BRASIL, 2009) A cirurgia consiste na remoção da vesícula biliar e dos cálculos e tem por objetivo aliviar os sintomas de desconforto e dor ocasionados pelos cálculos e possibilitar ao retorno de mudanças no estilo de vida e da dieta. (TEIXEIRA, 2014)

A remoção cirúrgica da vesícula biliar (colecistectomia). Pode ser realizada mediante técnicas cirúrgicas tradicionais como a colecistectomia convencional ou pelo método de laparoscopia, realizada através de uma pequena incisão na cicatriz umbilical, sendo considerada a mais utilizada na atualidade. (TEIXEIRA, 2014).  

         Costa (2012) Entende se que o pós-operatório de colecistectomia Inicia no momento em que é realizado o curativo cirúrgico e prolonga-se pelo tempo necessário à sua plena recuperação. De acordo com Dissen, (2011), O período pós-operatório consiste na fase de recuperação, tendo início quando o doente é admitido na sala pós-operatória com cuidados pós-anestésicos e término quando a cicatrização estiver concluída.

 Analisa-se que a assistência de enfermagem durante o período pós-operatório imediato concentra-se em intervenções destinadas a prevenir ou tratar complicações. Por menor que seja a cirurgia, o risco de complicações sempre estará presente. (DISSEN, 2011)

A prevenção destas, no pós-operatório promove rápida recuperação, poupa tempo, reduz gastos, preocupações, ameniza a dor e aumenta a sobrevida assim, é vital que a equipe de enfermagem, para além de todos os outros cuidados, mantenha o doente calmo e seguro. (MARTINS, 2014)

Os enfermeiros não devem só promover o conforto e bem-estar do utente, mas também ter um amplo conhecimento das alterações fisiológicas induzidas pelo ato cirúrgico, estando apto a detectar precocemente alterações que possam comprometer a evolução deste O objetivo deste projeto é demonstrar a importância do enfermeiro nos cuidados que são realizados no pós-operatório.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

           Assistência de Enfermagem Peri operatória deve ser realizada para todo paciente que for submetido a um procedimento anestésico-cirúrgico, o que demanda do enfermeiro de Centro Cirúrgico uma visão integral e continuada das necessidades básicas afetadas dessa pessoa e de sua família, diante da formulação. Qual a importância do enfermeiro ter o conhecimento acerca dos cuidados que devem ser realizadas durante a recuperação do paciente no pós-operatório de colecistectomia?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (86.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com