TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia do Sistema Regulador

Por:   •  6/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Fisiologia do Sistema Regulador

Levando em consideração o material de estudo da disciplina em questão, o qual foi abordado em sala de aula, realizem uma pesquisa referente aos assuntos:
*Características gerais do sistema endócrino;
*Eixo hipotálamo hipófise;
*Regulação hipotálamo hipófise.
Assim, tendo esses assuntos como base, vocês irão responder às proposições abaixo relacionadas.

1. Apresente a função dos receptores específicos de ligação das denominadas células alvo.

Os hormônios possuem sua ação em tecidos que apresentem células denominadas células-alvo, pois contém receptores específicos de ligação. Os receptores situam-se na superfície celular, no citoplasma e no núcleo da célula, ao se ligar ao receptor, o hormônio desencadeia diversos mecanismos e reações dentro da célula, bem como a resposta específica para o hormônio.

2. Descreva a relação estabelecida entre o hipotálamo e a adenohipófise.

A relação é bem simples, pois sem o hipotálamo a adenohipófise não funciona. Pois é o hipotálamo que produz o hormônio liberador que no qual é responsável basicamente por estimular a hipófise a levar hormônios para os órgãos do corpo humano.

3. Defina o Eixo hipotálamo hipófise.

Começamos pelo hipotálamo que é responsável pela produção do hormônio liberador que quando estimulados vão para a hipófise, lá eles se ligam a receptores de membranas presentes nas células hipofisárias que estimulam a secreção dos hormônios correspondentes, os quais vão ativar receptores específicos e estimular a síntese e secreção de hormônios endócrinos alvo.

4. Apresente as principais características da glândula hipófise.

A hipófise que também é chamada de pituitária, é uma glândula pequena que fica localizada na base do encéfalo bem abaixo do hipotálamo, alguns a considera como a glândula mestra do corpo pois ela atua indiretamente no controle funcional de diversos  órgãos do corpo humano, suas principais características é que ela é constituída por dois lados o primeiro é a Adenohipófise e o segundo que é a Neurohipófise na qual levam hormônios para diversos órgãos.

5. Descreva a função dos hormônios liberadores.

O hormônio liberador é produzido no Hipotálamo (Neurosecreção) que passa pelos capilares até chegar na Adeno – Hipófise, lá ele vai estimular a Hipófise a liberar hormônios, como por exemplo o da Tireoide (TSH). Ou seja, sua função é levar hormônios a diversos órgãos do corpo humano.

Aluno(a): Samella Sammara Marinho Santana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (212.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com