TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia do Sistema Regulador

Por:   •  18/9/2016  •  Ensaio  •  4.300 Palavras (18 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 18

Fisiologia Np2

Répteis e peixes são animais de sangue frio, ou seja, pecilotérmicos, não conseguem manter a temperatura corporal, é uma temperatura que varia de acordo com o ambiente. Precisa aquecer seu corpo/sangue para se manter em atividade.

Já nós mamíferos e as aves são homeotérmicos, ou seja: são capazes de manter a temperatura corporal dentro de um certo intervalo pré-determinado apesar das variações térmicas do meio (independente do ambiente), graças a uma série e de reajustes fisiológicos que fazem a gente ganhar ou perder calor -> homeostasia térmica.

[pic 1]

Durante 24h nosso corpo passa por uma série de transformações que se repetem todos os dias, mais ou menos no mesmo tempo e na mesma hora e do mesmo jeito, desde que você não quebre a homeostasia de forma diferente, por exemplo: uma doença. Todos os dias, a sua pressão arterial sofre pequenas alterações ao longo de 24h e essa tendência se repetem a cada 24h, exemplo: quando vamos dormir todos os nossos sist. caem, como os batimentos cardíacos, a frequência da respiração, pressão arterial, produção de alguns hormônios (alguns aumentam), temos um pico de IDH de noite. Leptina é o hormônio da saciedade, que aumenta quando dormimos, por isso não acordamos para comer. Então de maneira geral, eu posso dizer que de noite durante o sono, vários processos metabólicos diminuem. A nossa pressão arterial também cai, só que quando chega de manhã por volta de 4h30 ou 5h a gente tem uma elevação da pressão arterial, temos um pico para preparar o organismo para entrar em atividade. Pessoas que tem AVC, geralmente o tem no começo do dia devido a esse pico de pressão. Essas variações acontecem ao longo dia, são pequenas, mas acontecem. Do mesmo jeito é nossa temperatura corporal, durante 24h nossa temperatura varia, também pequena.

Termostato: O equilíbrio é conseguido através do balanço entre a perda e a produção ou aquisição de calor. Centro regulador: Hipotálamo, ele tem que manter a nossa temperatura corporal por volta de 36.5 independente da temperatura externa, a informação que recebemos da temperatura externa vai pro hipotálamo que compara essa temperatura com a temperatura interna, porque existem também receptores de temperatura no hipotálamo que fica vendo a temperatura do sangue, na hora que ele compara ele promove uma série de transformações fisiológicas na tentativa de ou ganhar ou perder calor, ex: no calor, ele manda resposta de transpiração, pra perder calor; no frio, ele manda respostas de tremores ou piloereção.

Por que algumas pessoas sentem mais calor ou frio que outras? Depende de vários fatores, entre eles: gênero, homens tendem a sentir mais calor que as mulheres devido a testosterona, diferença de hormônio, a gordura corporal também é um dos principais fatores, alguns hormônios como a tiroxina podem acelerar ou retardar o metabolismo da célula fazendo a pessoa ganhar ou perder mais calor, pessoas com hipotireoidismo tendem a sentir mais frio pq o metabolismo fica todo mais baixo, e pessoas com hipertireoidismos que tendem a sentir mais calor pq o metabolismo fica mais acelerado.

A taxa de metabolismo corporal depende dos seguintes fatores: Taxa de metabolismo basal de todas as células corporais (genética); Taxa de metabolismo adicional decorrente da atividade muscular; Taxa de metabolismo adicional secundário ao efeito da Tiroxina (em menor grau por outros hormônios como o HG e testosterona); Taxa de metabolismo adicional causada pelo efeito da epinefrina, norepinefrina e pela estimulação simpática a nível celular; Taxa de metabolismo adicional por um aumento intrínseco da atividade química nas próprias células

Exemplos de ganho de calor: TMB, atividade muscular, hormônios, efeito térmico do alimento, modificações posturais, meio ambiente; Exemplos de perda de calor: radiação, condução, convecção e evaporação.

Regulação da temperatura corporal: Sensores térmicos (termo receptores externos e internos) Centro integrador de comando (hipotálamo) e sistemas eferentes (que são aqueles que promovem a modificação fisiológica e comportamental pra fazer vc ganhar ou perder calor)

Sensores térmicos: Localizados no hipotálamo anterior e área pré-óptica, vão receber as informações dos termoreceptores que estão na parte externa do corpo e vão dar pro hipotálamo a informação da temperatura ambiental, existem receptores térmicos no hipotálamo dentro dos vasos sanguíneos que perfundem/passam pelo hipotálamo pra dar a temperatura do seu corpo e aí vai ter a comparação do interno e do externo e o hipotálamo vai fazer o ajuste caso seja necessário.

Então são receptores cutâneos térmicos, que são 2 tipos: sensíveis ao frio ou ao calor e a informação transmitida por estes receptores é enriquecida pela informação proveniente de receptores da dor. O grau de estimulação -sentir mais frio ou mais calor- (impulsos/segundos) permite uma gradação das sensações térmicas. Adaptação: persistência da exposição a uma determinada temperatura e os receptores térmicos localizam-se imediatamente abaixo da pele e distribuem-se em diferentes porcentagens na área corporal, são presentes ao nível da medula espinhal, vísceras abdominais, dentro e à volta dos grandes vasos situados no tórax e abdômen, sensibilidade mais acentuada para diminuições da temperatura corporal central

O frio é psicológico? Nós humanos agimos igual a qualquer outro animal, nosso metabolismo ou de qualquer outro animal tem a ver com sexo, idade, taxa de gordura e hormônio, sentimos frio e calor como qualquer animal, na maior parte das vezes agimos como qualquer deles, porém, o fato de sermos humanos pode fazer a diferença, que é a hora que entra em cena nosso córtex cerebral. Ex: O frio não é só decorrente da temperatura externa com interna, tem também um dedinho do córtex cerebral, quando por exemplo, estou na balada afim de um cara e não percebo o frio que está fazendo como você que tem a mesma taxa de gordura que eu, mesma idade, mesma taxa de hormônio, mas está com o namorado do lado com uma roupa mais tampada, visto que não tem essa mesma motivação que eu. Ex 2: Estou na sala de aula e me deu vontade de fazer xixi e vou, agora eu to com essa mesma distensão da bexiga, o mesmo incomodo, porém, estou fazendo uma prova e sei que não poderei sair pra fazer xixi, o fato de eu estar concentrada na prova, preocupada em termina-la logo, vou conseguir segurar mais um pouco e a percepção do incomodo para fazer xixi vai ser diminuída porque estarei super concentrada na prova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (366.7 Kb)   docx (202.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com