TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GERÊNCIA DE ENFERMAGEM

Por:   •  8/11/2017  •  Seminário  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 5

GERÊNCIA DE ENFERMAGEM DO

HOSPITAL REGIONAL SANTIAGO

Alunos: Edilma Veloso Silva; Edvanice Trindade Silva; Gleice Kelle Correia de Souza; Jeosabeate Galdino Gomes da Silva; José Julio da Silva; Rejeane Chagas Leitão; Taciana Nascimento de Lima.

Professor(a) Fomentador(a) da Turma 8 CN: Thiago Alves

e-mail do responsável do trabalho: tacinhalima2006@hotmail.com

Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA

Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing - IBGM

Curso: Bacharelado em Enfermagem – Semana Interdisciplinar 2017.2

Recife – PE.

Palavras-chave: gerência de enfermagem, assistência de enfermagem, serviços de enfermagem

1 INTRODUÇÃO

       A gerência do Hospital Regional Santiago(HRS), foca o atendimento das necessidades de saúde da população, promovendo a democratização das instituições de saúde e ampliação da autonomia dos usuários e trabalhadores envolvidos no processo de cuidado além de preocupar-se com as demandas da organização e com o controle do processo de trabalho de cada setor (FERNANDES,2003).

       Esse modelo gerencial traça basicamente o controle de nossas tarefas e comportamento dos trabalhadores que são observados em diversos serviços de enfermagem, especialmente no HRS que é de médio porte. Na instituição é comum abordarmos o modelo clássico de gestão, caracterizado por ser centralizado, com hierarquia rígida, relações impessoais, de decisões lentas, comunicação vertical, dentre outras (SPAGNOL, 2002).

       Apresentamos uma gerência fundamentada pela Teoria Geral da Administração, voltado para produção em massa, que se tem como meta atender aos objetivos da organização, para isso utilizando-se de ferramentas administrativas. No exercício da gerência em enfermagem são adotadas  algumas competências, habilidades e atitudes, tais como: disponibilidade; capacidade de mediar conflitos e estabelecer relações; buscar o autodesenvolvimento da equipe; trabalhar em equipe; atender às demandas da organização; exercer liderança; planejamento; organização; tomar de decisões com base no pensamento crítico e reflexivo; persuasão; criatividade, atração pelo novo e capacidade de enfrentar desafios; assumir responsabilidades e ter visão estratégica (FERNANDES, 2003).

       Portanto, a Gerência de Enfermagem do HRS é a ferramenta do cuidado direto e indireto ao paciente em que o enfermeiro dispõe-se para proporcionar uma assistência de qualidade e com menor riscos, que implica em desenvolver atividades que garantam o melhor funcionamento possível da unidade onde os cuidados são prestados, incluindo o gerenciamento de recursos físicos, materiais, humanos, financeiros, políticos e de informação com vistas à prestação da assistência de enfermagem (BRASIL,1986).

2 ESTRUTURA FUNCIONAL[pic 4]

1

Gerente de Enfermagem

Gerenciar, coordenar, orientar, supervisionar o trabalho da enfermagem, execre liderança, planejamento, tomar decisões com base no pensamento crítico e reflexivos.

2

Supervisoras de Setores

Relatório administrativo, visitar os setores e leitos, verificar os recursos humanos, prescrições e exames, reuniões e gestão de materiais.

3

Líderes de Enfermagem

Organizar os trabalhos realizados pela equipe de enfermagem, associando ações administrativas e assistenciais.

Transmitir confiança aos seus liderados, ter empatia e um bom relacionamento interpessoal.

4

Enfermeiras Assistencial

Prestar cuidados diretos e enfermagem, fazendo visita aos pacientes.

Identificar os problemas de enfermagem relativos a cada necessidades básica afetada e participar dos programas de treinamento do pessoal do serviço.

3 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

          A política da enfermagem na assistência de enfermagem do HRS, adota práticas para o desenvolvimento da sua equipe quanto ao cuidado do seu cliente e família em todas as suas unidades, porém não deixamos de observar o esgotamento dos profissionais de gerenciamento, constantemente trabalhando sob estresse, onde não haveria possibilidade de uma boa atuação, levando-o inclusive à frustração, que de certo modo é o primeiro passo para o desinteresse profissional.

Diagnóstico de enfermagem

Intervenção

Resultados esperados

Fadiga relacionada à privação de sono

Monitorar o padrão e número de horas de sono do paciente;

Identificar a causa da fadiga e as áreas sob controle pessoal;

Ansiedade relacionado à mudança na função do papel

Encorajar a verbalização de sentimentos e medos;

Diminuição da ansiedade.

Sobrecarga de estresse relacionada à Múltiplos estressores concomitantes

Apoio à tomada de decisão;

Controle de estressores que acabam com os recursos individuais.

Fonte: NANDA, 2015-2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (197.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com