TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gerontologia Na Enfermagem

Por:   •  27/12/2019  •  Ensaio  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Gerontologia

Gerontologia: estudo que dá suporte para prevenção de doenças

Geriatria: é uma especialidade, cuida do idoso que já tem uma doença

Idoso: de acordo com o estatuo do idoso art 1º, é todo indivíduo com 60 ou +

Fisiológico: tudo que é normal do nosso corpo, tudo do envelhecimento que é normal, cair cabelo etc

Senilidade: que é decorrente de uma doença, tipo artrose

Ética: não muda, independente da onde você estiver, são as leis na constituição

Bioética: As leis pra área da saúde

Moral: muda com o lugar, depende da cultura

Sinecência: fisiológico

Senilidade: patológico

Crimes contra o idoso:

  • Discriminar pessoa idosa, impedindo acesso a operações bancárias, meios de transporte, ou qualquer outro instrumento necessário ao exercício da cidadania por conta da idade. Pena: reclusão 6 meses à 1 ano, multa. Aumenta 1/3 se estiver sobre cuidado do agente.
  • Deixar de prestar assistência ao idoso, quando é possível fazê-lo sem risco pessoal, ou se recusar, retardar, dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir assistência pública.. Pena: detenção 6 m à 1 ano, multa. Aumentado de metade se a omissão gerar lesão corporal grave e triplica em caso de morte
  • Abandonar o idoso em hospitais, casa de saúde ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas quando obrigado por lei. Pena: detenção de 6 m à 3 anos e multa.
  • Expor a perigos a saúde, a integridade e/ou saúde física ou psíquica do idoso, submetendo ele à condições desumanas, privando-o de cuidados indispensáveis, ou sujeitando-o a trabalho excessivo. Pena: detenção de 2 meses à 1 ano e multa. Se for de natureza grave, até 4 anos. Se resulta em morte, 4 à 12 anos.

Patologias prevalentes no idoso:

  • Mal de Parkinson: desordem progressiva dos movimentos que normalmente se manifesta a partir dos 60 anos, precoce a partir dos 30.

Influencia sua sociabilidade, pode causar depressão. Sem cura. Células do cérebro se renovam + lentamente, mas para retardar o seu progresso há meios como medicamentos, fisioterapias, e fonoaudiologia.. É um distúrbio cerebral que provoca deterioração progressiva com aparecimento gradual de sintomas como: .Dificuldade de deglutir       Caminhar arrastando os pés   Rigidez muscular Tremores involuntários   Lentidão nos movimentos  ..Postura curvada

  • Mal de Alzheimer: Doença degenerativa do cérebro, caracterizada pela perda das habilidades cognitivas (pensar, raciocinar, memorizar), afeta a linguagem, altera o comportamento, pode levar a demência, + frequente a partir dos 65. Não se conhece causas específicas, tem relação com certas mudanças nas terminações nervosas e células cerebrais que interferem nas funções cognitivas (estruturas que servem de suporte para todas operações mentais).

  • Hipertensão: Doença crônica caracterizada pela elevação da pressão arterial, quando verificada em várias medidas e horários diferentes do dia. Pode ser genética, de tendência familiar e ás vezes associada a traumatismo, sedentarismo., hábitos alimentares e tabagismo. 12x8- pré-hipertenso.. 140x90 hipertenso.
  • AVE: Interrupção do suprimento sanguíneo para uma determinada região do cérebro, causando a morte das células daquela região levando a paralisia dificultando a fala, compreensão e alimentação. Morte do tecido por falta de irrigação.
  • Osteoporose: Doença silenciosa dos ossos. Afeta os ossos os tornando frágeis e delimitando sua capacidade de suportar o peso corporal. Sintomas: dor nas costas e pescoço, coluna com alguma deformidade, fratura, sensibilidade óssea. A menopausa dá mais chance de se ter porque a progesterona e o estrógeno afeta o cálcio.
  • Catarata: doença dos olhos que prejudica a visão e é facilmente tratado com cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com