TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Por:   •  29/7/2019  •  Seminário  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

(HAS)

Pressão arterial

O QUE É?

A princípio muito se houve sobre hipertensão arterial, mas o que de fato significa a palavra pressão arterial? Para encontrarmos a resposta é preciso entender que essa pressão é fundamental para o equilíbrio do organismo e como ela funciona.

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos e quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor. Ou seja, o sangue tem que chegar a cada parte do corpo e para isso, o coração trata de bombeá-lo. Então, para continuar circulando, é preciso que ele exerça uma pressão sobre a parede interna das artérias, porém os vasos sanguíneos oferecem certa resistência a essa passagem e é isso que determina a pressão.

Essa circulação do sangue pelo organismo depende também dos rins, do cérebro e de certos hormônios, onde tudo é “comandado” na massa cinzenta. No cérebro são encontrados os sistemas nervosos autônomos: simpático e o parassimpático. O primeiro acelera os batimentos cardíacos. Por exemplo, se estivermos deitados e nos levantarmos, o esperado seria que a gravidade provocasse a queda da pressão, fazendo com que não conseguíssemos parar em pé. Porém, isso não acontece, pois o sistema simpático envia um comando às glândulas suprarrenais, no topo dos rins para que as mesmas produzam hormônios que provoquem a contração das artérias. Dessa forma, o sangue é direcionado a áreas importantes, como o cérebro, e conseguimos manter o equilíbrio.

Já o parassimpático envia um comando para que a tarefa oposta seja realizada, ou seja, baixar o ritmo de batimentos cardíacos e relaxar as artérias, fazendo assim com que haja um equilíbrio e mantendo a pressão regulada.

A pressão arterial apresenta dois números, sendo um deles o máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico. O primeiro se refere à força de bombeamento do coração e o segundo, à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braços, pernas e abdome).

SÍSTOLE E DIÁSTOLE

A sístole e a diástole são dois estágios do ciclo cardíaco, onde a sístole é a fase de contração do ciclo cardíaco e a diástole é a fase de relaxamento.

No estágio de sístole, o coração se contrai, bombeando o sangue do coração para a aorta e para a artéria pulmonar. A pressão sanguínea do estágio de sístole é alta, pois os vasos sanguíneos como já dito estão contraídos. A pressão sistólica recomendada para um adulto normal é de 120 mmHg, já para uma criança é de 100 mmHg (6 a 9 anos), portanto o maior número a ser observado será sempre o da pressão sistólica. A sístole contém dois eventos chamados sístole atrial e sístole ventricular. Assim são denominados, pois o sangue chega ao coração e se direciona primeiro ao átrio e depois ao ventrículo.

No estágio de diástole o coração relaxa, permitindo que as câmaras cardíacas sejam preenchidas com sangue, que vem das veias pulmonares e veias cavas, por isso a pressão arterial do estágio diastólico é baixa. A pressão diastólica recomendada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com