TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA .

Por:   •  18/12/2018  •  Artigo  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 11

 [pic 1]

INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM URGENCIA E EMERGENCIA COM ENFASE EM UTI

A HUMANIZAÇÃO NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES EM UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA .

MARIA DE LOURDE NETA DOS SANTOS SALES[1]

CAMILA MONIQUE S DE OLIVEIRA ARAMAIO[2]

RESUMO

A humanização nos serviços de urgência e emergência é vista como um grande desafio para enfermagem. Desenvolver o lado humano vem para confrontar o desgaste das relações, devido à mecanização do atendimento e à construção de barreiras para evitar aproximações afetivas. Humanizar o atendimento de saúde não é uma tarefa muito fácil, requer um planejamento e, principalmente, treinamento e empatia.   A humanização no atendimento é uma necessidade crescente nos dias atuais. Isso porque ela resgata a figura exemplar de um profissional de saúde preocupado em atender às necessidades do paciente e não apenas descobrir o diagnóstico clínico.Sendo assim o objetivo geral deste artigo é identificar a percepção do enfermeiro sobre a humanização no atendimento em uma unidade de urgências e emergências, e o objetivo específico, conhecer o processo de atendimento humanizado em serviços de urgência e emergência dando ênfase à assistência de enfermagem. Trate-se de uma revisão da literatura por meio de artigos científicos indexados nas bases de dados virtuais.

 Palavras-chave: Humanização; Urgência e Emergência;

ABSTRACT

The humanization of urgency and emergency services is seen as a major challenge for nursing. Developing the human side comes to confront the wear of relationships, due to the mechanization of care and the construction of barriers to avoid affective approximations. Humanizing health care is not a very easy task, it requires planning and, mainly, training and empathy.   The humanization of care is a growing necessity nowadays. This is because it rescues the exemplary figure of a health care professional concerned with meeting the patient's needs and not only discovering the clinical diagnosis. Thus, the general objective of this article is to identify the perception of nurses about the humanization of care in an emergency and emergency unit, and the specific objective, to know the process of humanized care in emergency services and Emergency, emphasizing nursing care. It is a review of the literature through the

Keywords: Humanization Urgency and emergency;

INTRODUÇÃO

         

A enfermagem é uma profissão que teve um grande desenvolvimento ao longos dos anos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Neste contexto, ela tem um papel importante por ser uma profissão que busca promover o bem estar do ser humano como um todo, considerando sua liberdade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer.

         A enfermagem continuada engloba tambem as especializações, para melhor atender o paciente, sendo uma delas a emergência e urgência. As emergências são unidades hospitalares que atendem indivíduos que necessitam de assistência imediata. E situações de emergência e urgência e um conjunto de métodos e ações executadas por pessoas treinadas e direcionadas para a estabilização do quadro clínico apresentado pelo paciente e, a recuperação da saúde afetada.  

A unidades de urgência e emergência apresentam características totalmente diferentes de outras unidades. É um ambiente cuja dinâmica impõe ações complexas, gerando ansiedade, tanto do paciente e familiar, como dos profissionais que ali desempenham suas atividades. A urgências e emergências necessitam ainda de serviços de alta complexidade no atendimento a paciente em situação de risco iminente de vida. No entanto, as tecnologias avançadas nem sempre garantem a qualidade da assistência, pois há influência decisiva de fatores relacionados ao objeto e à força de trabalho nesse processo.

A humanização é um pré-requisito básico para qualquer instituição que almeja o sucesso. Para que o cuidado seja efetivo e traga resultados, é necessário ouvir, conversar, entender os hábitos e o histórico dos pacientes.

Como nenhum ser humano vem com um manual de instruções, é preciso buscar outras formas de conseguir as informações necessárias para realizar o melhor tratamento. A assistência humanizada é o cuidado que se resgata dos pequenos e grandes eventos do dia a dia, que tornam o ser humano único e especial nos diferentes espaços e situações em que se encontra no sentido de prestar um atendimento personalizado, voltado não para a doença, mas para o paciente.  

         A preocupação com a “humanização” surgiu vinculada à saúde da mulher e

humanização dos partos, sendo uma reivindicação dos movimentos sociais. No ano 2000, o governo federal lançou o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH). Em 2002, foi aprovado o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Em 2004, o PNHAH passou a Política Nacional de Humanização (PNH) - HumanizaSUS com o desafio de viabilizar os princípios do Sistema Único de

Saúde (SUS).

Questionar "humanização" na enfermagem é falar de seu instrumento de trabalho, o cuidado, que "se caracteriza como uma relação de ajuda, cuja essência constitui-se em uma atitude humanizada", apoiando o cuidado numa relação inter-humana (RIZZOTO apud CORBANI; BRÊTAS; MATHEUS, 2009).

Então se torna um desafio para a enfermagem à construção de seu fazer,

considerando as dimensões éticas, subjetivas, técnicas e institucionais do cuidado e valores, sentimentos e limites ,do ser de cuidado e do ser cuidador, especialmente

quando o cenário é uma unidade de emergência e suas especificidades.  

Desta forma, quando se fala em humanização, pensa-se na descentralização do atendimento e remete-se à necessidade de resgate de um atendimento mais humano que seja capaz de focar a dignidade das pessoas em situações de necessidade de cuidados ou atenção. Sendo assim, é necessária uma reflexão sobre uma humanização que vem sendo precariamente exercida em dias de hoje, predominando o avanço tecnológico e científico e, muitas vezes, fragmentando-se a atenção que deveria ser dispensada de forma mais humana. Parte-se deste pressuposto para o desenvolvimento deste trabalho, uma vez que a humanização tem se tornado destaque e que o profissional de enfermagem é um dos principais responsáveis por esta prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com