TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HUMANIZAÇÃO NO PARTO

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

Natan Novaes Araújo

Maria Luana Pereira  Silva

Lana Nuria Rodrigues Santana

Leidiane Vieira das Neves

Rosilda Rodrigues de Souza Silva

Antonia Josenilda Miranda Turiba

Palmas - 2018

HUMANIZAÇÃO NO PARTO

Palmas - 2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................1

2 HMANIZAÇÃO NO PARTO.............................................................................2

3 PARTO NORMAL.............................................................................................2

4 PARTO HUMANIZADO....................................................................................3

5 O PAPÉL DO ENFERMEIRO NO PARTO HUMANIZADO.............................4

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................5

 REFERÊNCIAS


1 INTRODUÇÃO

         O parto humanizado abrange um conceito bem amplo, porém esse trabalho vem falar de forma bem sucinta sobre humanização no parto, parto normal e parto humanizado, e a intervenção do enfermeiro no acompanhamento desse parto.

Humanização do parto é deixar gestante escolher a forma de ter seu filho, com presença de acompanhante, local físico adequado, tendo privacidade acompanhamento de o profissional de saúde qualificado, é deixar o parto acontecer da forma natural com mínima intervenção de instrumentos, ou nenhuma intervenção de instrumentos, medicações,  entre outros.

O parto normal vem sendo feito de forma induzida, protocolada rotineira nas instituições, com varias intervenções que não deixa a gestante viver esse momento tão importante, que é o nascimento de seu filho.

Humanizar o parto não significa apenas fazer o parto normal, realizar ou não procedimentos, mas sim deixar a mulher ser protagonista desse momento. O parto humanizado inclui o respeito ao processo fisiológico e a dinâmica de cada nascimento, trazendo assim a oportunidade da mãe ver a hora de seu filho chegar a esse mundo, um encontro entre mãe e filho.

A assistência de enfermagem no parto humanizado é muito importante, pois o enfermeiro que acompanha esse tipo de parto, já traz em sua bagagem uma qualificação, e a gestante vê nesse profissional confiança e segurança, deixando assim um ambiente tranquilo, durante  todo esse processo, que é o parto humanizado, deixando o parto acontecer naturalmente.

2. HUMANIZAÇÃO NO PARTO

Primeiramente vamos aqui relatar o termo humanizar, que para alguns interpretadores carrega em si interpretações diversas, e na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas da saúde e seus serviços. A humanização na saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhorar condições para os trabalhadores.

Então humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto.

Humanizar é respeitar esta fisiologia, e apenas acompanhá-la.

Humanizar é perceber, refletir e respeitar os diversos aspectos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família.

Humanizar é devolver o protagonismo do parto à mulher.

É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha.

Segundo Leonora Morais: um olhar mais atento na pratica atual da assistência ao parto, revela uma enorme contradição entre as intervenções técnicas ou cirúrgicas e as suas consequências nos processos fisiológicos do parto e na saúde física e emocional da mãe e bebê.

O parto humanizado é um processo e não um produto que nos é entregue pronto, uma questão a ser esclarecida é que o termo “Parto Humanizado”, não é intendido como um “tipo de parto”, e sim um processo, que para humanidade sempre foi instintivo e natural, que por algumas décadas está sendo interferido mecanicamente, que a mulher em trabalho de parto ao hospitalizar é enquadrada em um formato único do evento de parto.

PARTO NORMAL

Parto normal é o tradicional parto vaginal assistido em ambiente hospitalar, ou até mesmo em casa quando a mulher não consegue chegar em um hospital,  muita vezes  acontece no trajeto de casa para o hospital dentro do carro de transporte não dando tempo de chegar ao local de destino, no caso hospital.

O parto normal dentro de um ambiente hospitalar passa por procedimentos e intervenções protocoladas como de rotina, dentre esses procedimentos estão raspagem dos pelos pubianos (tricotomia), uso de sonda vesical para esvaziar a bexiga, jejum completo de pelo menos de seis horas, lavagem intestinal preparo (enema), punção venosa periférica, intervencionismo em todo o trabalho de parto, tanto na administração de medicamentos, como: analgésicos, anestésicos, sedativos, ocitocinas para estimular as contrações, muitas vezes sendo desnecessário, também são submetidas a toques vaginais repetidos, rotura antecipada e artificialmente da bolsa das águas amnióticas, episiotomia (corte no períneo) ou até mesmo a aplicação do fórceps, sendo desnecessário.

A parturiente é colocada em posição de barriga pra cima com as pernas elevadas e apoiadas nas perneiras, sem poder caminhar ou adotar uma posição mais confortável e facilitadora para o parto, sendo o ambiente do centro cirúrgico com excesso de iluminação, ar condicionado gelado, sem a presença de um acompanhante, com falta de privacidade, rompendo com o momento emocional e natural que poderia ser o parto normal.

Mesmo sendo contra indicado as Manobras de Kristeller, ainda assim fazem uso, quando um dos membros da equipe faz compressão intensa do fundo uterino, na intenção de auxiliar a contração uterina. Essa aplicação cria sérios riscos, podendo causar rotura de órgãos como o útero e fígado da parturiente.

Assim o parto normal deixa de ser um parto natural, passando por varias intervenções que acima foi mencionada, não deixando o processo fisiológico acontecer, que mesmo considerada desnecessárias pela Organização Mundial de Saúde ainda vem acontecendo.

PARTO HUMANIZADO

“Parto humanizado é um conjunto de condutas e procedimentos que promovem o parto e o nascimento saudáveis, pois respeita o processo natural e evita condutas desnecessárias ou de risco para a mãe e o bebê” (OMS, 2000).

Parto humanizado diz à literatura que há muita polemica sobre o que é parto humanizado, mas a maioria aceita que é aquele em que as decisões da mulher são levadas muito mais em conta do que em um parto convencional, isso é deixar a natureza fazer seu trabalho, realizar um mínimo de intervenções medicas e apenas as autorizadas pela gestante, sendo levando em consideração a segurança e saúde dela e do bebê, para isso acontecer tem que ambos estejam bem saudáveis, sem nada que exija cuidados extras. Não importa se ele ocorra na agua, na cama, em casa, no hospital, ou seja, num parto humanizado, a ação é toda da mulher que segue um o processo fisiológico do parto (Bebe.com.br).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (122.9 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com