TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLAMAÇÃO NO REPARO DE FERIDAS: MOLECULAR E CELULAR

Por:   •  9/11/2017  •  Artigo  •  7.113 Palavras (29 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 29

INFLAMAÇÃO NO REPARO DE FERIDAS: MOLECULAR E CELULAR

MECANISMOS

Na vida pós-natal, a resposta inflamatória é uma conseqüência inevitável de lesão tecidual. Estudos experimentais estabeleceu o dogma de que a inflamação é essencial para o estabelecimento de homeostasia cutânea após lesão e, nos últimos anos, informações sobre subconjuntos específicos de linhagens de células inflamatórias e citocinas

A inflamação da orquesta de rede associada ao reparo do tecido aumentou. Recentemente, esse dogma foi desafiados, e os relatórios levantaram questões sobre a validade do pré-requisito essencial da inflamação para reparo eficiente de tecidos. De fato, em modelos experimentais de reparação, a inflamação mostrou atrasar a cicatrização e resultar em cicatrizes aumentadas. Além disso, a inflamação crônica, uma marca registrada da ferida não cicatrizante, predispõe o tecido ao desenvolvimento do câncer. Assim, uma compreensão mais detalhada nos mecanismos que controlam a resposta inflamatória durante o reparo e como a inflamação direciona o resultado do processo de cicatrização servem de marco significativo na terapia do reparo de tecido patológico. Neste artigo, revisamos celular e mecanismos moleculares que controlam a inflamação no reparo tecidual cutâneo e fornecem uma justificativa para a segmentação a fase inflamatória, a fim de modular o resultado da resposta de cura.

INTRODUÇÃO

A cicatrização de feridas é um processo altamente dinâmico e envolve interações complexas de moléculas de matriz extracelular, mediadores solúveis, várias células residentes e subtipos de leucócitos infiltrativos. O objetivo imediato em reparação é alcançar a integridade do tecido e a homeostase (Martin 1997, Singer e Clark,1999). Para alcançar esse objetivo, o processo de cicatrização envolve três fases que se sobrepõem no tempo e no espaço: inflamação, formação de tecido e remodelação tecidual. Durante a fase inflamatória, a agregação plaquetária é seguida porinfiltração de leucócitos na site da ferida. Na formação de tecidos, a epitelização e o tecido de granulação recém formado, que consiste em células endoteliais, macrófagos e fibroblastos, começam a cobrir e encher a área da ferida para restaurar a integridade do tecido. Síntese, remodelação e deposição de moléculas de matriz extracelular estrutural, são indispensáveis ​​para iniciar a reparação e a progressão no estado de cicatrização.

As respostas celulares ao trauma envolvem interações diretas célula-célula e matriz celular, bem como a interferência indireta entre diferentes populações celulares por mediadores solúveis. Na verdade, as interações complexas entre o compartimento epidérmico e dérmico são essenciais. Durante a última década foram identificados numerosos fatores que estão envolvidos em um complexo diálogo recíproco entre células epidérmicas e dérmicas para facilitar o reparo da ferida (Werner e Grose, 2003). O equilíbrio sensível entre mediadores estimulantes e inibitórios durante diversos estágios de reparação é crucial para alcançar a homeostase do tecido após lesão.


A resposta inflamatória é considerada a primeira de uma série de processos sobrepostos que constituem a cicatrização de feridas. No reparo da pele, os leucócitos infiltrantes são os principais componentes celulares da resposta inflamatória. Não são apenas células efectoras que combatem os agentes patogénicos invasores, mas também estão envolvidas na degradação dos tecidos e na formação de tecidos. Como tal, um influxo excessivo ou reduzido ou a ativação de leucócitos infiltrativos no tecido danificado podem ter efeitos profundos na migração, proliferação, diferenciação e, em última análise, na qualidade da resposta de cura. O progresso contínuo na compreensão do papel essencial e complexo da resposta inflamatória no reparo da ferida proporcionará estratégias para modular doenças com remodelação do tecido patológico, como distúrbios de cicatrização, vários estados de doença inflamatória crônica e câncer.

Inflamação na ferida fisiológica reparação: linhagens celulares, funções e mediadores

A lesão tecidual provoca o início imediato da inflamação aguda. Considerou-se há muito tempo que a resposta inflamatória é fundamental para fornecer fator de crescimento e sinais de citoquinas que orquestram os movimentos de células e tecidos necessários para o reparo (Simpson e Ross, 1972, Leibovich e Ross, 1975). Em vários modelos animais experimentais e feridas de pele humana, demonstrou-se que a resposta inflamatória durante a cicatrização normal é caracterizada por padrões variáveis ​​espacialmente e temporariamente de vários subconjuntos de leucócitos (Martin 1997, Singer e Clark, 1999). A cronologia bem definida desses eventos é essencial para um ótimo reparo.

PMNs. Imediatamente após os constituintes sanguíneos extravasados ​​por lesões formam um

ficha hemostática. As plaquetas e os leucócitos polimorfonucleares (neutrófilos, PMN) presos e agregados no coágulo de sangue liberam uma grande variedade de fatores que amplificam a resposta de agregação, iniciam uma cascata de coagulação e / ou atuam como quimiotratantes para células envolvidas na fase inflamatória (Szpaderska et al ., 2003). Dentro de poucas horas após a lesão, a massa de neutrófilos na ferida transmigra através da parede celular endotelial dos capilares sanguíneos, que foram ativados por citocinas antiinflamatórias IL-1b, fator de necrose tumoral a (TNF-a) e IFN-g no local da ferida, levando à expressão de várias classes de moléculas de adesão essenciais para adesão de leucócitos e diapedese. As moléculas de adesão que são cruciais para a diapedese de neutrófilos incluem endotelial e E-selectinas, bem como a ICAM-1, -2. Estas adesinas interagem com integrinas presentes na superfície das células de neutrófilos, incluindo CD11a / CD18 (LFA-1), CD11b / CD18 (MAC-1), CD11c / CD18 (gp150, 95) e CD11d / CD18 (Kulidjian et al., 1999). As quimiocinas e seus receptores são provavelmente intermediários cruciais para o recrutamento de neutrófilos durante o reparo (Gillitzer e Goebeler 2001, Esche et al., 2005). Estes incluem IL-8, oncogene-a ligado ao crescimento e proteína chemoattractora de monócitos-1 (MCP-1) (Engelhardt et al., 1998). Além disso, produtos bacterianos, como lipopolisacarídeos e péptidos de formil-metionilo, que se acumulam na ferida bacteriana infectada, pode acelerar a locomoção direta de neutrófilos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com