TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Enfermeiro Auditor

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.819 Palavras (24 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR SANTA BÁRBARA

CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA AUDITORIA EM SAÚDE

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO AUDITOR NA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE

BEATRIZ BATISTA DA SILVA

SOROCABA

2017


FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR SANTA BÁRBARA

CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM AUDITORIA EM SAÚDE

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO AUDITOR NA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE

BEATRIZ BATISTA DA SILVA

[pic 1]

SOROCABA

2017


IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO AUDITOR NA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE [1]

 Beatriz Batista da Silva[2]

Marcia Bergamo Giannattasio [3]

RESUMO

Este trabalho mostra a importância do enfermeiro auditor nas instituições de saúde a fim de que se possa garantir a qualidade dos serviços prestados aos clientes. Existem muitas atribuições para o enfermeiro que audita, e todas são importantes. Este trabalho mostra as atribuições, a finalidade da auditoria bem como a função do enfermeiro auditor. É pauta também os registros e anotações nos prontuários como uma fonte muito importante de informações para a auditoria. Objetivo: Identificar através da literatura científica as funções e a importância do enfermeiro auditor bem como suas atribuições mostrando a importância das anotações nos prontuários médicos. Metodologia: Foi realizado pesquisa exploratória de natureza qualitativa, tratando-se de revisão integrativa da literatura que se utiliza de materiais já publicados. Resultado: Foram selecionados 9 artigos que respondiam aos objetivos desse artigo e através da análise dos mesmos foi possível desenvolver esse trabalho. Discussão: Através dos artigos selecionados colheu-se informações sobre a auditoria, suas finalidades e qual o papel do enfermeiro auditor, suas atribuições e a importância dos registros e anotações para o enfermeiro auditor. Considerações Finais: O enfermeiro auditor exerce uma função importante para a instituição e também para o melhor atendimento ao paciente.

Palavras-chave: Auditoria, enfermagem, instituição e saúde.

ABSTRACT

This work shows the importance of the nurse auditor in health institutions in order to guarantee the quality of the services provided to clients. There are many assignments for the nurse who audits, and all are important. This work shows the assignments, the purpose of the audit as well as the role of the auditor nurse. It also guides the records and notes in the medical records as a very important source of information for the audit. Objective: To identify through the scientific literature the functions and importance of the nurse auditor as well as his attributions, showing the importance of the notes in the medical records. Methodology: An exploratory research of qualitative nature was carried out, being an integrative review of the literature that uses materials already published. Results: We selected 9 articles that responded to the objectives of this article and through their analysis it was possible to develop this work. Discussion: Through the selected articles, information about the audit, its purposes and the role of the nurse auditor, its attributions and the importance of the records and notes for the auditor nurse were collected. Final Considerations: The nurse auditor performs an important function for the institution and also for the best patient care.

Keywords: Audit, nursing, institution and health.

1. INTRODUÇÃO

Os estabelecimentos de saúde convivem com problemas ou com resultados ineficientes, muitas vezes sem controle, e geram reclamações e insatisfação de usuários portanto assegurar o cuidado à saúde gera custo, e, para maior controle, os estabelecimentos de saúde contam com o serviço de auditoria (BLANK; SANCHES; LEOPARDI , 2013).

Na sociedade atual as instituições de saúde estão evoluindo rapidamente e associando qualidade na hospitalização aos serviços prestados, com baixos custos hospitalares (FERREIRA, BRAGA, CAVALCANTI-VALENTE, et al, 2009 ).

Para Blank, Sanches e Leopardi (2013), há inúmeras indicações da importância de se estudar a auditoria, para qualificar a assistência prestada ao cliente e provocar a reflexão dos enfermeiros acerca de seu papel no processo de auditoria. Diversos autores refletem sobre a necessidade de planejamento das ações de enfermagem, sendo o enfermeiro o agente necessário para viabilizar os cuidados e facilitar as relações da equipe multidisciplinar com a pessoa sob cuidados de enfermagem.

A palavra auditoria tem sua origem no latim “audire” que significa ouvir, e que toda pessoa que possui a função de verificar a legitimidade dos fatos econômico-financeiros, prestando contas a um superior, pode ser considerado como auditor (CAMELO; PINHEIRO; CAMPOS, et al, 2009).

A fim de garantir a qualidade dos serviços prestados aos clientes, nos dias atuais, existe grande preocupação em utilizar a auditoria, , visto que os clientes estão cada vez mais convictos de seus direitos (CAMELO; PINHEIRO; CAMPOS, et al, 2009).

Nas organizações de saúde, a auditoria configura-se como uma importante ferramenta na transformação dos processos de trabalho que vem ocorrendo em hospitais e operadoras de planos de saúde, os quais estão buscando se reestruturar para manterem a qualidade do cuidado prestado e ao mesmo tempo garantirem uma posição competitiva no mercado de trabalho (DIAS; SANTOS; CORDENUZZI et al, 2011).

O serviço de auditoria sempre esteve associado ao controle administrativo-financeiro das organizações. Erros em cobranças, gerando prejuízo financeiro à instituição de saúde, são relacionados à falha de registros de materiais e medicamentos utilizados, tanto pela equipe de enfermagem quanto Médica (CAMELO; PINHEIRO; CAMPOS, et al, 2009).

A necessidade de auditoria surge a partir dos problemas ocorridos dentro de setores considerados críticos no hospital como centro cirúrgico, unidade de terapia intensivo e setor de semi-intensivos. No centro cirúrgico, por ser um setor fechado e de custo elevado; nas unidades de terapia intensivas ou semi–intensivas, devido a media de permanência prolongada e nas unidades de internação, a grande rotatividade contribui para perdas. A falta de auditoria acarreta em glosas de convênios, cobranças incorretas, seja para mais ou para menos, gerando situações desagradáveis e perdas financeiras (SILVA; SILVA; DOURADO et al, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (293.1 Kb)   docx (971.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com