TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Processo de Enfermagem

Por:   •  9/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

Importância do processo de enfermagem relacionado à pneumonia.

O processo de enfermagem é uma ferramenta metodológica, dividida em 5 etapas, usada para alcançar resultados na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).  No Art. 1 da Resolução do COFEN 359/2009 diz “O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem.” (Acesso em: 31 mar. 2022)

As cinco etapas do Processo de Enfermagem (PE) são: Coleta de dados, Diagnostico de enfermagem, Planejamento, Implementação e Avaliação (evolução). O enfermeiro deverá ter um pensamento crítico para nortear o processo clínico e diagnóstico. (BARROS, et al, 2015)

Começamos com a Coleta de Dados. Nesta etapa, o enfermeiro vai coletar informações para dar inicio ao processo de enfermagem, através da Anamnese e exame físico. A coleta de dados pode ser com foco no individuo, família ou comunidade. O enfermeiro deve se atentar na história pregressa do individuo para uma base da historia atual, assim fazendo uma espécie de comparativo. (BARROS, et al, 2015)

A segunda etapa é o diagnostico de enfermagem, onde o enfermeiro vai analisar os dados coletados e identificar diferença nos padrões de normalidade, daí vem a importância da historia pregressa dita acima. Para que haja uma padronização dos Diagnósticos, ou seja, todos os enfermeiros e em qualquer lugar utilize as mesmas terminologias e descrições, fazemos uso de protocolos como o NANDA  (North American Nursing Association) e o CIPE (Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem). (BARROS, et al, 2015)

A terceira etapa é o Planejamento. Nessa fase, temos que pensar qual é o resultado esperado para o diagnóstico e planejar uma intervenção. Aqui também fazemos uso de Sistema de linguagem padronizada, através do NOC (Classificação de resultados de Enfermagem).  O enfermeiro deve sempre buscar evidencias cientificas para planejar esse resultado de forma que dê uma base realista às intervenções. (BARROS, et al, 2015)

A quarta etapa é a implementação, que diferente das outras, não é privativa do enfermeiro: A equipe, ou seja, os técnicos e auxiliares podem participar ativamente das intervenções, segundo a resolução COFEN 359/2009. A implementação é onde colocamos em pratica todo o planejamento feito anteriormente, usando o NIC (Classificação de Intervenções de Enfermagem). É importante que a equipe faça anotações diárias, a fim de avaliar a evolução na próxima etapa. (BARROS, et al, 2015)

A quinta e ultima etapa é a Avaliação, um processo continuo e sistemático. Iremos observar quais os resultados das intervenções para que, caso a evolução seja negativa, mudar a estratégia imediatamente. (BARROS, et al, 2015)

Observamos que cada etapa se interliga a outra, formando assim, um sistema que visa sempre prevenir, controlar ou resolver o problema  do paciente, família ou comunidade. Se houver falhas em alguma fase, o resultado final, ou seja, a evolução será prejudicada. (BARROS, et al, 2015)

Diante disso, ao relacionar  SAE (sistematização de assistência de enfermagem) e o Processo de enfermagem (PE) com pneumonia, deve-se atentar à alguns quesitos, principalmente, por ser uma doença onde surge com casos graves. Na coleta de dados o enfermeiro irá observar algumas características, como: Febre, dor torácica, fadiga, tosse, entre outros. Importante se atentar a idade do paciente, pois em cada faixa etária, a pneumonia pode se apresentar de forma diferente, por exemplo: o idoso pode ter pneumonia sem febre. Alguns diagnósticos comuns na pneumonia são: Troca gasosa prejudicada, Risco de infecção, Dor aguda, Padrão respiratório insuficiente. (VETTORI,T.N.B.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com