TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO I ATIVIDADES AVALIATIVAS

Por:   •  19/5/2019  •  Monografia  •  4.909 Palavras (20 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

Unidade - Taubaté I

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Novembro.....

SUMÁRIO

Diagnóstico Institucional .............................................................. pg. 03

Diagnóstico Social...........................................................................pg. 09

Relatório Final de Estágio I ..........................................................pg. 15

ANEXOS

Anexo 01: Modelo de Relatório de Visitas

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1. INTRODUÇÃO

                        Trata-se da apresentação do Diagnóstico Institucional que foi realizado no período do Estágio I - de 09/08 a 08/11/2014, em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI), a qual acolhe pessoas idosas - 60 anos ou mais.

        A pesquisa realizada para elaboração do diagnóstico foi fundamental para o conhecimento da realidade, e das necessidades, tanto da instituição, como das idosas internas. O diagnóstico é um juízo sobre a realidade em estudo, e para a assistente social, uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento da sua pratica profissional.

        É uma ferramenta que contribui muito para o conhecimento da realidade institucional e social, é o norte da intervenção social, pois fornece subsídios para o planejamento das ações conduzidas sob a perspectiva dialética,  que pretende transformar “a realidade existente para a realidade desejada’.

Desta forma, a seguir, o desenvolvimento dos eixos que apresentam a “Casa do Ancião Luísa de Marillac’ – objetivos, demandas, estruturas , parceria, dentre outros; bem como, o Serviço Social na Instituição.

        

2. DESENVOLVIMENTO

2.1  Identificação do Campo:

  • Nome da organização: ASVP - Casa do Ancião Luísa de Marillac
  • Endereço completo: Rua Prof. Bernardino Querido, 853-Vila São José - Taubaté - SP
  • Telefone: (12) 3633-2847
  • Email: casadoanciao@hotmail.com

2.2  Identificação do Supervisor de Campo

  • Nome da Supervisora: Fátima Aparecida Mangolin Guedes Nº do CRESS: 16511
  • Email: fatimaguedes54@outlook.com 

2.3  Descrição geral do campo:

  • Histórico da instituição: origem, cultura organizacional, símbolos, entre outros.

              A pedido do Monsenhor João Azevedo, chegaram  à Taubaté em 03/04/1944, as Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo, dando início em setembro/1945, as obras sociais, em 1970 inicia a atual instituição: Casa do Ancião Luísa de Marillac, hospedando nesta época pessoas do sexo masculino e feminino. Em 1993 decidiram cessar a internação para o sexo masculino, e também suspender temporariamente para reforma e reestruturação do prédio, e todos os pavilhões sofreram reformas em sua estrutura e instalações, obedecendo às exigências da ANVISA. Durante o ano de 2012 foram realizados pinturas, reforma e manutenção geral das dependências, dando continuidade ao processo de regularização e adequação da casa pra liberação do Corpo de Bombeiros. A casa é aberta à estágios de alunos,  a comunidade em geral, sem preconceito de raça, religião, etc. É uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos com inscrição CNPJ n. 33.570.052/0031-78, reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Lei 1334 de 14/03/1972, estabelecida em Taubaté-SP, Rua Professor Bernardino Querido, 853 -Vila São José. Abriga mulheres idosas com mais de 60 anos oferecendo um atendimento igual ou ás vezes melhor que os dos familiares, que por vários motivos, não estão em condições  de cuidar deste familiar idoso, e proporcionando para elas uma melhor qualidade de vida. A instituição compõe o Terceiro Setor, que atualmente tornou-se de extrema relevância para a sociedade, cobrindo as deficiências do poder público. Ela é mantida pela Associação São Vicente de Paula, entidade de civil direito, privado brasileiro, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF - 33.570.052/001-52, reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Dec.43.891 de 10/06/1958 e republicada no D.O DE 28/05/1992, e registro no CNAS pelo processo no.28.990.014994/94-36, com sede à rua Dr. Satamini no.333-Tijuca, Rio de Janeiro - RJ.

  • Finalidades

Acolher e abrigar mulheres idosas com 60 anos ou mais, sem famílias, ou com famílias que não tenha condições financeiras, emocionais, ou estruturais para dar-lhes os cuidados necessários, e proporcionar-lhes uma melhoria de qualidade de vida, promovendo a integração das acolhidas com a comunidade.

 

  • Objetivos

Proporcionar as acolhidas um atendimento especializado: estruturar, inovar, adaptar o espaço físico, garantindo-lhes mobilidade a todas as  dependências da entidade; manter um quadro de recursos humanos especializados e qualificados para uma boa qualidade de vida; preservar os vínculos familiares e a integração com a comunidade, como  também garantir que seus direitos sejam  efetivados.  

  • Demandas atendidas pela instituição

Abandono da família; insuficiência de vagas; vínculos familiares fragilizados e despreparo dos familiares.

  • Principais características da população atendidas pela instituição

 Idosas com mais de 70 anos, com grau de demência: I, II, III,   e carência afetiva.

  • Estrutura e funcionamento da organização: hierarquia, organograma,                   departamentalização, políticas sócio-administrativas, entre outros

A Casa do Ancião  Luísa de Marillac é dirigida por uma Irmã de Caridade, nomeada para tal fim pela Diretora Presidente da Associação São Vicente de Paula, e desenvolve um programa integrado com os Governos Federais, Estaduais e Municipais, obedecendo o Estatuto do Idoso e as demais Leis vigentes. A estrutura hierárquica segue esta ordem: diretoria; coordenação; assistente social, nutricionista, medico, enfermagem, fisioterapia, contabilidade e serviços gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (498.9 Kb)   docx (754.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com