TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIAÇÃO DO REDS COMO INSTRUMENTO DE DEFESA SOCIAL E INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL EM MINAS GERAIS

Por:   •  15/1/2017  •  Artigo  •  7.756 Palavras (32 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 32

Paulo Tiego Gomes de Oliveira

Mestre em Ciências Sociais e bacharel na mesma ciência (2014/2011) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharelando em Direito. Especializando em Gênero e Diversidade pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua como analista criminal da Polí cia Militar do Estado de Minas Gerais, realizando estudos sobre crime, criminalidade, segurança pública e violência. Tem experiência na Área das Ciências Sociais, principalmente a Sociologia, atuando nos seguintes temas: segurança pública, direitos humanos, violência doméstica, violência de gênero e polí ticas públicas direcionadas às questões da sociedade contemporânea.

Email: ptiego@ig.com.br

Gilmar Rosa

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Especialização em Estatística(UFMG/2002) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística.

Email: gilmar.rosa@unihorizontes.br

RESUMO

O documento descreve o caminho percorrido pela Polícia Militar de Minas Gerais para construir um novo boletim de ocorrência, agora virtual, documento que viria a subsidiar a coleta de dados de eventos de Defesa Social, o que hoje, após inúmeros aprimoramentos, ganhou forma e consistência, vindo a ser o que o Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) chama de Registro de Evento de Defesa Social, ou simplesmente, REDS. Trata-se, em última análise, de uma das formas de gestão do conhecimento, que repercute, também, na preservação documental dentro da segurança pública em Minas Gerais. A metodologia proposta para a construção deste artigo tomou como base a pesquisa bibliográfica sustentada em torno do tema da preservação da memória documental, enquanto elemento primordial para o resgate e manu

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DOCUMENTAL: A CRIAÇÃO DO REDS COMO INSTRUMENTO DE DEFESA SOCIAL E INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL EM MINAS GERAIS tenção da história institucional. Como resultado, o novo modelo permitiu não só a melhor qualidade de captação de dados, mas gerou maior integração institucional dos órgãos de segurança pública, que compõem o SIDS, ampliando a coleta de dados, agilizando o tratamento de informações. Em ambiente virtual informatizado, o REDS, permite melhor coleta, classificação e tratamento de registros policiais no Estado de Minas Gerais, propiciando novas formas de combate e enfrentamento da criminalidade.

Palavras-chave: Boletim. Integração. Preservação. PMMG. REDS. SIDS.

ABSTRACT

The document describes the path taken by the Military Police of Minas Gerais to build a new police report, now virtual document that would support the data collection events for Social Defense, which today, after numerous enhancements, took shape and consistency becoming in the Integrated System of Social Defence (SIDS) draws Registration of Social Defense Event, or simply REDS. It is, ultimately, one of the forms of knowledge management, which also affects the document preservation within the public safety in Minas Gerais. The proposed methodology for the construction of this article was based on the literature on the topic supported the preservation of the documentary memory, while essential for the rescue and maintenance of institutional history element. As a result, the new model allowed not only the best quality of data capture, but generated greater institutional integration of the public security organs, comprising the SIDS, expanding data collection, streamlining the processing of information. In computerized virtual environment, REDS, enables better collection, classification and treatment of police records in the state of Minas Gerais, providing new ways to combat crime and confrontation.

Keywords: Report. Integration. Preservation. PMMG. REDS. SIDS.

1 INTRODUÇÃO

“O problema da polícia, em primeiro lugar, não é de força, mas sim de inteligência; mais do que poder e armas, é preciso trabalhar com informação e inteligência.”

Zuenir Ventura.

A alta produção documental na história recente das organizações gera desconforto na medida em que aumenta também a possibilidade de

ISSN 2175-053X Gilmar Rosa e Paulo Tiego Gomes de Oliveira

REBESP, Goiânia, v. 7, n. 2, p. 31-39, 2014 32

perdas históricas, frente o acúmulo desordenado de informações. Fez-se necessário buscar alternativas que solucionassem tais impasses. A gestão documental emerge como uma saída possível, demonstrando eficiência na guarda e a gestão de informações institucionais. Assim, o artigo se propõe a discorrer sobre a importância da preservação da memória, em especial, a institucional. Buscamos apresentar a memória de criação Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), no Sistema Integrado de Defesa Social de Minas Gerais (SIDS), como instrumento de captação de dados que possam gerar informação, e, posterior conhecimento, tornando-se essencial para a compreensão dialógica da trajetória percorrida no serviço de Segurança Pública, cujo maior desafio é a preservação do patrimônio histórico e material, em uma perspectiva documental, e por isso mesmo cultural. É grande a gama de documentos produzidos pela Polícia Militar de Minas Gerais, mas, notadamente, o Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), criado a partir do Boletim de Ocorrência Policial (B.O), é o que mais se produz, haja vista sua finalidade tão diversa. O boletim de ocorrência é um documento que pode ser produzido por qualquer umas das unidades operacionais da PMMG, registrando, por meio de narrativa, as circunstâncias que afetam a ordem pública e que se configuram como situação que exigem intervenção policial. É um dos produtos institucionais resultado do atendimento prestado a sociedade, sendo demandado em fluxo contínuo. Esse documento sofreu evolução significativa (que é abordada mais tarde nesse artigo) desde a sua criação e passou do papel para o meio eletrônico, o REDS, com registro e consolidação de todos os ilícitos penais em uma base de dados única, trazendo benefícios para todo o Sistema de Defesa Social. Quanto menos se sabe do passado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com