TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança em Enfermagem

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)

FACULDADE DE CEILÂNDIA (FCE)

DISCIPLINA: SAÚDE E SOCIEDADE 1

PROF(A). MARIANNA ASSUNÇÃO FIGUEIREDO HOLANDA

Estudante: Luciana Martins Gonzaga

Turma:  E

Curso: Enfermagem

Nº de matrícula:190133945

Nome do exercício: Resumo: Cultura: Um conceito antropológico- primeira parte: Da natureza da Cultura ou Da natureza à cultura

A definição de cultura é até os tempos atuais uma incógnita, ainda não conseguiram chegar em uma unanimidade. Alguns historiadores e pesquisadores tentaram definir a cultura por aspectos biológicos e geográficos mas nenhum dos dois aspectos foram capaz de definir uma formação unanime. Pessoas de realidades diferentes vivendo em lugares diferentes podem ter atitudes parecidas.

A genética de um indivíduo não possui interferência na sua construção cultural do mesmo. O homem e a mulher, o chinês e o Brasileiro, podem desenvolver as mesma atividades dependendo em qual contexto cultural ele está inserido. As atividades exercidas de cada indivíduo nasce da endoculturação que o mesmo está inserido.

O ambiente em que o indivíduo está inserido como clima, fauna e flora foi outra forma que tentaram determina uma cultura é feita mas, outra vez não conseguiram. Povos com ambientes parecidos, tais como, os esquimós e os Lapões vivem de maneiras diferentes, até mesmo ao contrário, mesmo vivendo em ambientes geograficamente falando parecidos.

O conceito de cultura foi sendo construído ao longo dos anos e ainda está sendo construído. O ser humano constrói sua cultura através do aprendizado, que é passado pelo seu grupo que o mesmo está inserido por gerações. Uma das definições de cultura é o complexo que inclui aspectos religiosos e materiais, tudo aquilo que o ser humano constrói e passa para as próximas gerações.

O conceito de cultura foi mudando ao longo dos anos, como foi dito anteriormente. Iniciou-se o conceito de cultura sendo diretamente associado a natureza, dizendo que construir cultura é um instinto natural do ser humano e a diversidade de cultura é pelo fato do evolucionismo. As culturas mais próximas do Europeu é mais evoluída. Porém, esse conceito etnocêntrico de cultura não foi muito bem aceita até que surgiu um novo conceito de cultura, este novo conceito separa o homem da natureza. A cultura não é mais algo natural mas, algo construtivo e acumulativo e que o ser humano pode se adaptar a qualquer cultura que ele for inserido.

As origens da cultura possui muitas teorias, como religiosas que diz que o homem adquiriu cultura quando recebeu alma. Os antropólogos analisam dois fatos na evolução do homem que favoreceu o surgimento da cultura: 1) ser bípede, 2) aumento do volume do cérebro que resultou o ser humano começa a dar símbolos para as coisas. As novas teorias sobre cultura divide ela em várias formas de pensar, tais como, simbólica. Sistemas estruturais e sistemas adaptativos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com