TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança em Enfermagem

Por:   •  28/8/2023  •  Resenha  •  7.785 Palavras (32 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 32

A liderança do enfermeiro na atenção primária em saúde: Contexto Brasileiro

Millainy Lorrainy de Andrade

João Lucas Lopes de Oliveira

Renata Alessandra Evangelista

Alexandre de Assis Bueno

Resumo

A liderança sempre foi assimilada a superioridade, como se pretendesse sempre algum tipo de imposição. O ato de liderar contrapõe ao cargo de chefe, sendo que nem todo chefe seja líder. Embasado no domínio do conhecimento sobre liderança, o enfermeiro/líder pode auxiliar no aperfeiçoamento e mudança da estrutura de trabalho. Contudo, foi estabelecida uma inter-relação entre a cultura da organização e a liderança. O principal objetivo é caracterizar o perfil da liderança exercida pelo (a) enfermeiro (a) em unidades da Atenção Primária. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, a partir de uma entrevista aberta e semi-estruturada. A análise dos dados permitiu identificar as principais características da atuação do enfermeiro na atenção primária. Com a análise Temática de Conteúdo foi identificado os espaços da atuação do enfermeiro líder na Atenção Primária como: Gestão, Trabalho em Equipe, Qualificação, Cuidado, Ambiente Agradável, Comunicação, Relação Interpessoal e Liderança. O tema liderança se mostrou de grande importância na construção dos processos de trabalho, no cotidiano dos serviços de saúde. Identificamos que a liderança interfere em diversas dimensões do trabalho desenvolvido pelo enfermeiro.

Descritores: Liderança; Atenção Primária; Enfermagem.  

Introdução

Ao longo dos anos, o estudo sobre o papel da liderança nas organizações tem apresentado questões específicas, que se relacionam com sua referência conceitual, competências requeridas e o desenvolvimento de habilidades. Balsanelli Alexandre Pazetto, David Daiane Rossi, Ferrari Thais Guglielminetti. Liderança do enfermeiro e sua relação com o ambiente de trabalho hospitalar. Acta paul. enferm.  [Internet]. 2018  Mar [cited  2018  Oct  30] ;  31( 2 ): 187-193. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000200187&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800027.Tais especificidades têm surgido como consequência das mudanças no cenário mundial e a complexidade dos tempos atuais, no contexto da globalização com impacto direto na estrutura e processos das organizações.

Kantanen, K., Kaunonen, M., Helminen, M., & Suominen, T. (2017). Leadership and management competencies of head nurses and directors of nursing in Finnish social and health care. Journal of Research in Nursing, 22(3), 228–244. https://doi.org/10.1177/1744987117702692

As formas de liderança na Enfermagem sofreram alterações em consequência das atuais exigências profissionais e as conquistas do enfermeiro em diversas áreas de atuação.  A maneira de liderar não depende apenas de questões estruturais, e sim da relação de poder na interação do enfermeiro com sua equipe. O enfermeiro tem como função gerenciar diversos serviços de saúde, bem como a administração e organização das unidades, supervisionar técnicas diárias, escala de funcionários e a provisão de recursos materiais. No entanto a liderança sobrepõe-se a essa gerência, sendo que nem todo chefe é líder (VIEIRA, RENOVATO, SALES, 2013).

Kantanen, K., Kaunonen, M., Helminen, M., & Suominen, T. (2017). Leadership and management competencies of head nurses and directors of nursing in Finnish social and health care. Journal of Research in Nursing, 22(3), 228–244. https://doi.org/10.1177/1744987117702692

Embasado no domínio do conhecimento sobre liderança e habilitado pelas respectivas competências, o enfermeiro pode auxiliar no aperfeiçoamento e mudança da estrutura de trabalho, de sua equipe e da instituição, ao constituir uma assistência de qualidade.  Frente a tais modificações espera-se que além de potencializar o cuidado, a liderança auxiliará o enfermeiro a criar um ambiente de trabalho satisfatório mediante o estabelecimento de vínculo saudável com a equipe de enfermagem e multiprofissional (AMESTOY et al, 2011).

Bisognano, Maureen. Nursing Leadership: New Ways to See. Nurse Leader , Volume 14 , Issue 6 , 422 – 426.

O contexto da atenção primária está alinhado com a discussão acerca da importância do exercício da liderança nos serviços de saúde. Mas, ainda acrescenta a representatividade do indivíduo, família e comunidade com maior autonomia, uma vez que este se encontra inserido em seu própio contexto social. O que, em certa medida, lhe confere uma menor dependência da relação assimétrica que caracteriza os encontros entre profissionais de saúde e usuários em serviços de saúde na atenção secundária e terciária.

Melanie Swan, Sacha Ferguson, Alice Chang, Elaine Larson, Arlene Smaldone; Quality of primary care by advanced practice nurses: a systematic review, International Journal for Quality in Health Care, Volume 27, Issue 5, 1 October 2015, Pages 396–404, https://doi.org/10.1093/intqhc/mzv054

Tendo em vista as alterações que as organizações contemporâneas estão vivenciando, embasados em diversas literaturas pretende-se, com o presente estudo compreender a respeito da atuação dos enfermeiros líderes e o impacto percebido pelos mesmos frente ao desafio de liderar, no contexto do nível primário da atenção à saúde.

Este estudo objetivou identificar as competências relacionadas no exercício da liderança pelo(a) enfermeiro(a) em unidades da Atenção Primária.

Método

Este estudo seguiu a estratégia COREQ, uma vez que se caracteriza pela abordagem qualitativa, uma vez que se busca conhecer e compreender os valores agregados a uma situação específica e que não poderiam ser percebidos pela simples observação. Sendo assim, uma busca no universo dos significados das respostas irá expor aquilo que está ou permanece oculto na subjetividade da ação social.

Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007; 19(6):349-357.

A coleta de dados foi realizada na sede do referido serviço pelos pesquisadores a partir de uma entrevista aberta e semi-estruturada, gravada, o que possibilitou aos entrevistados relatar sobre a experiência vivenciada por cada um.Todos os enfermeiros do serviço foram convidados a participar, sendo que foram realizadas 06 entrevistas, uma vez que o critério de saturação dos dados foi definido como inclusão dos sujeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)   pdf (335.9 Kb)   docx (321.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com