TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Malaria Na Enfermagem

Por:   •  18/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A malária é uma doença parasitária infecciosa, causada por protozoários do gênero Plasmodium que se multiplicam nos eritrocítos (células vermelhas do sangue) do hospedeiro, sendo transmitida pelo mosquito fêmea do gênero Anopheles. A malária é conhecida desde a Antiguidade por povos egípcios e chineses (Camargo, 2003). Os colonizadores europeus quando percorriam a América trouxeram consigo as espécies, Plasmodium malariae e Plasmodium vivax. E a espécie Plasmodium (P.) falciparum, surgiu juntamente com a importação de escravos da África para o continente americano, a partir de 1620.

Milhares de pessoas morrem de paludismo todos os anos, ocorrendo a maioria dessas mortes na África subsariana, das quais 70% são crianças com menos de cinco anos. Em 2002, a malária foi a quarta causa de morte em crianças nos países em desenvolvimento, após as mortes perinatais, infecções respiratórias altas e as doenças diarreicas.

             Em Angola o paludismo existe em todas as Províncias e é a primeira causa de morte e absentismo no trabalho e nas escolas. As principais vítimas são as crianças com menos de cinco anos e as mulheres grávidas.

1 - Justificativa

A malaria é um problema de saúde pública, afectada varias pessoas principalmente as mais vulneráveis.

Sendo um problema que afecta um conjunto de pessoas, torna-se importante fazer uma abordagem e posteriormente contribuir para diminuição do índice da malaria. Como futura técnica superior de enfermagem, cuja responsabilidade é dar assistência e promover a saúde das pessoas.

Em Angola, devido à precariedade do saneamento do meio e ao número ainda insuficiente de unidades sanitárias, a malária continua a ser o principal problema de saúde no país e a primeira causa de mortes.

O tema é de vital importância porque vai ajudar as pessoas terem mais conhecimento sobre a malária adotando medidas de prevenção e mudança de comportamento.

Capitulo I – FORMULAÇÃO PROBLEMÁTICA

  1. – Situação Problemática

A falta de saneamento básico no Distrito Urbano de Cacuaco, tem aumentado o índice de caso de malária

1.2 – Problema científico

Como contribuir para a diminuição do índice da malária no Distrito Urbano de Cacuaco?

1.3- Hipóteses

Para melhor contribuir na diminuição do índice da Malária no Distrito Urbano de Cacuaco, deve-se criar mecanismo de prevenção e de defesa, como: eliminação de charcos, diminuição de lixos etc.

1.4 - Objectivos de Estudo

1.4.1 - Objectivo Geral

  • Contribuir na diminuição do índice de casos de malária no Distrito Urbano de Cacuaco.

1.4.2 - Objectivos Específicos

  • Conhecer as causas que estão na base do surgimento da malária.
  • Descrever as medidas de prevenção da malária.
  • Sensibilizar as pessoas a aderirem os métodos de prevenção da malária.

Capítulo II – FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

2.1 Definições concetuais

        Qualquer que seja a dissertação a ser feita, deve partir por uma definição dos conceitos fundamentais. Neste contexto elucidamos os seguintes termos:

  1. Malária

Malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do género Plasmodium. Os sintomas mais comuns são febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça. Em casos graves pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte. Os sintomas começam-se a menifestar entre 10 e 15 dias após a picada. Quando não é tratada, a doença pode recorrer meses mais tarde. Uma nova infeção geralmente causa sintomas mais ligeiros. No entanto, esta imunidade parcial pode desaparecer no prazo de meses a anos se a pessoa não for continuamente exposta à doença.

  1. Problema

O substantivo masculino problema indica, principalmente, uma situação difícil, sendo sinônimo de dificuldade, contrariedade, adversidade, contratempo, complicação inconveniente, incômodo e aborrecimento, entre outros.

Portanto, um problema é uma determinada questão ou assunto que requer uma solução ou resposta.

  1. Saúde Pública

Saúde Pública na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Por outro lado como destaca Rosen a aplicação efetiva de tais princípios depende de elementos não-médicos principalmente de fatores econômicos e sociais.

2.2 – Histórico

Recolha de larvas e pulverização de inseticida no controlo de malária na Indonésia durante o início do século XX. Embora o parasita responsável pela malária falciparum exista há 50 000-100 000 anos, só há cerca de 10 000 anos é que a sua população aumentou, impulsionada pelo desenvolvimento da agricultura e o surgimento das primeiras cidades. A presença de parentes dos parasitas da malária humana em chimpanzés continua a ser comum. Algumas evidências sugerem que a malária falciparum possa ter origem em gorilas.

Desde 2700 a.C., na antiguidade chinesa, que são encontradas ao longo de toda a História escrita referências à febre periódica característica da malária. A malária pode ter contribuído para o declínio do Império Romano, onde era uma doença tão comum que chegou a ser conhecida como "febre romana". Várias regiões do império eram consideradas de risco devido à presença de condições favoráveis aos vetores de malária, como o sul de Itália, a ilha de Sardenha, as lagoas Pontinas, as regiões baixas da costa da Etrúria e a cidade de Roma ao longo do rio Tibre. A presença de água estagnada nas terras alagadas e derivada da agricultura proporcionava aos mosquitos condições ideais de reprodução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com