TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia da Pesquisa em Enfermagem

Por:   •  14/3/2020  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão

Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Enfermagem

Discentes: Ika Freitas

Resenha Crítica Dos Artigos: O Conhecimento Cientifico da Enfermagem – Uma Análise Avaliativa do Significado da Pesquisa e Porque Pesquisa em Enfermagem.

Os artigos apresentam que a pesquisa científica dentro da área de enfermagem se faz necessária para os enfermeiros (a), com intuito de aprimorar as técnicas utilizadas no âmbito profissional. No entanto, há alguns obstáculos que fracionam a academia da assistência, impossibilitando a realização e a divulgação de pesquisas.

A enfermagem passa por extensas mudanças, com o fito de aprimorar a atenção ao cuidado e otimizar o atendimento. No livro “Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem; Denise F. Poli”, relata que a tendência futura da enfermagem, é que os enfermeiros adotem uma prática baseada em evidências (PBE), sendo está um dos melhores métodos de atendimento ao paciente, e seus fundamentos costumam vir de pesquisas realizadas por enfermeiros ou outros profissionais da área da saúde.

A importância da pesquisa em enfermagem deve-se ao fato de o mundo estar sobre constante mudança, vírus ficam mais fortes, novas doenças são descobertas, com isso, necessita o aprimoramento e atualização dos métodos de tratamento e atividades no âmbito hospitalar. Com base em textos e revistas brasileiras da área da enfermagem observa-se que a pesquisa em enfermagem deve ser algo natural, pois através dela o profissional terá sucesso no seu trabalho.

Isabel Amélia Costa Mendes defende a tese de que os resultados de pesquisas realizadas na enfermagem têm aplicabilidade direta na prática de ensino pelos próprios docentes pesquisadores. Assim sendo, seus alunos terão condições de aplicar tais conhecimentos na prática assistencial. Além disso, ressalta que o enfermeiro-pesquisador deve estar sempre buscando meios de divulgação desse conhecimento aos enfermeiros-assistenciais para que tenha alcance mais imediato a este setor da prática de Enfermagem.

Outro método de pesquisa bastante eficaz é o da Prática Baseada em Evidencias (PBE). Atualmente, nos Estados Unidos e em todo o mundo, o ''método canguru'', ou seja, a técnica de deixar o bebê de fralda, junto ao peito dos pais, em um contato pele a pele, tem sido amplamente praticado em unidades de tratamento intensivo (UTIs) neonatais. No entanto essa é uma tendência nova. Na década de 1990, poucas eram as UTis neonatais que ofereciam a opção ''canguru''. A adoção dessa pratica reflete o acumulo de provas de que o contato pele a pele logo no inicio traz benefícios clínicos sem causar efeitos colaterais negativos aparentes (Dodd, 2005; Galligan, 2006).

Apesar disso, as dificuldades nas práticas profissionais após a pesquisa, em levar a assistência mediante aos resultados obtidos é dificultada pela resistência institucional em incentivar a investigação (pesquisa). Sendo que, a sua formação quanto enfermeiro - pesquisador favorece suas habilidades, além da aquisição de novos conhecimentos.

Portanto, a pesquisa em enfermagem é importante para que o cuidado seja otimizado. Entretanto o estimulo a pesquisa cientifica em enfermagem ainda é escasso, limitando os profissionais as suas competências básicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com