TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA SOBRE ACREDITAÇÃO

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

PESQUISA SOBRE ACREDITAÇÃO

Acreditação hoje é notícia. Hoje os sistemas de saúde buscam ferramentas para melhoria da qualidade dos serviços prestados. Busque na internet alguma notícia interessante sobre a Acreditação, faça um resumo da notícia em cinco linhas e sua análise crítica. Defina os pontos fortes e fracos da notícia escolhida.

NOTÍCIA: Os hospitais brasileiros de excelência, segundo a ONA

Data: 29/04/2013

Autora: Priscila Yazbek

Revista: EXAME.com

São Paulo – Os processos de avaliação da qualidade dos serviços de empresas do setor de saúde são um importante radar para os consumidores que desejam buscar os melhores tratamentos. Uma das avaliações nacionais do setor mais abrangente é a certificação para Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que possui instituições acreditadas em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. E uma das principais categorias de Acreditação da ONA são os hospitais.

A ONA é uma organização privada que surgiu em 1999 com o objetivo de coordenar o Sistema Brasileiro de Acreditação, um conjunto de regras e procedimentos de certificação dos serviços de saúde no Brasil criado por uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com entidades que representam o setor. 

As acreditações funcionam como uma auditoria, sendo que fica a cargo das próprias instituições solicitar a abertura do processo de avaliação. Os principais tópicos levados em consideração para a obtenção da certificação são: liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente/cliente, diagnóstico, abastecimento e apoio logístico, infraestrutura, apoio técnico e ensino e pesquisa.

O processo de acreditação da ONA contempla três níveis: Nível 1 (Acreditação) que demonstra que a instituição apresenta requisitos básicos de qualidade assistencial e segurança para o paciente; Nível 2 (Acreditação Plena), que caracteriza a adoção de um plano de melhorias nos pontos avaliados para a conquista do próximo nível de acreditação; e Nível 3 (Acreditação com Excelência), que comprova que a instituição atingiu a excelência, adotando indicadores para a avaliação de resultados.

Atualmente, existem 76 hospitais em todo o país certificados com o Nível 3.

RESUMO

A notícia cita que os processos de avaliações da qualidade dos serviços de empresas do setor de saúde são como radar para os consumidores que buscam melhores tratamentos. A ONA – Organização Nacional de Acreditação é uma das avaliadoras nacionais sobre Acreditação, inclusive os hospitais, e contempla três níveis 1, 2 e 3. Até 2015 existem mais de 76 hospitais em todo país no nível 3: Acreditação com Excelência.

ANÁLISE CRÍTICA.

Para se obter o processo de Acreditação da ONA os hospitais têm que enquadrar-senos três níveis: Nível 1 – Acreditação (demonstra que a instituição apresenta requisitos básicos de qualidade assistencial e segurança para o paciente); Nível 2: Acreditação Plena (caracteriza a adoção de um plano de melhorias nos pontos avaliados para a conquista do próximo nível de Acreditação) e Nível 3: Acreditação por Excelência (comprova que a instituição atingiu a excelência, adotando indicadores para a avaliação de resultados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com