TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROTEÇÃO E PREVENÇAO A ENFERMAGEM

Por:   •  6/9/2019  •  Resenha  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

PROTEÇÃO E PREVENÇAO A ENFERMAGEM

Para que melhore, ainda mais, o seu conhecimento realize uma pesquisa sobre a seguinte doença: Hepatite B. Você deverá seguir os itens:

- Definição;

- Sinais e sintomas da doença;

- Agente causador;

- Fatores de risco;

- Vias de penetração;

- Como se dá a transmissão dessa doença em todos os seus aspectos;

- Como diagnosticar: tipos de exames;

- Métodos de prevenção.

A hepatite B é uma doença transmitida de maneira viral e que causa irritação e inflamação do fígado. Esta inflamação se dá devido a presença do vírus HBV, no qual dentro do organismo da pessoa ataca os hepatócitos, ou seja, as células do fígado. Uma pessoa portadora de hepatite B apresenta o vírus HBV no sangue, no esperma e no leite materno, portanto é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Ela pode-se apresentar de duas maneiras, na forma aguda e também de forma crônica. Na hepatite B aguda o vírus dura no máximo 6 meses, já que o sistema imunológico da pessoa portadora consegue se defender, a maioria das pessoas infectadas tem este tipo de hepatite, no entanto ela pode levar a uma infecção crônica. Isto depende da idade na qual aflige o paciente, uma vez que as crianças estão mais propensas a desenvolver a hepatite aguda para a crônica.

Já a hepatite B crônica tem a durabilidade superior a 6 meses, devido a seu sistema imunológico não ser capaz de combater a infecção, podendo durar o vírus no corpo da pessoa a vida toda, causando serias complicações como a cirrose e até mesmo câncer de fígado.

Como já foi citado é considerado uma DST, já que pode ser transmitido durante o ato sexual de maneira desprotegida, ou seja, sem o uso da camisinha. Mas esta não é a única forma de proliferar o vírus B podendo ocorrer por transmissão sanguínea ao compartilhar seringas, alicates de unha, ao colocar piercing, realizar tatuagem ou ao entrar em contato com material contaminado e não esterilizado. E outra maneira de contaminação é quando a mãe portadora transmite o vírus para o feto durante o parto.

Portanto quando a mulher engravida ela realiza testes de hepatite B, quando confirmado existem diversos esforços para que não ocorra a contaminação no feto como vacinações.

Existem alguns fatores de riscos que contribuem para a contração do vírus B, como ter diversos parceiros sexuais, ter outra DST como gonorreia, compartilhar seringas durante a aplicação de drogas, trabalhar na área da saúde já que está mais propenso a ter contato com sangue, entre outros.

Normalmente os sintomas só irão apresentar após dois a quatro meses após a contaminação com o vírus, algum dos sintomas são dor abdominal, urina escura, fezes claras, febre, dores nas articulações, perda de apetite, náuseas e vômitos, icterícia que seria a pele e os olhos amarelado entre outros sintomas que se pode manifestar, lembrando sempre que eles variam para cada caso, podendo-se apresentar de maneira assintomática também.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com