TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prescrição de Enfermagem

Por:   •  12/10/2019  •  Ensaio  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

 1 - No Brasil, o modelo de atenção à saúde adotado pelo sistema de saúde é a Atenção Primária à Saúde também denomina de Atenção Básica. Discorra sobre esse modelo enfatizando suas características principais, suas potencialidades e os desafios que ainda são evidenciados.

no Brasil a Portaria  Nº 2.488, 21 de Outubro de  2011 que aprova a politica nacional de  Atenção Basica estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da atenção basica para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS),define Atenção Básica como:   um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades . De acordo com Barbara Starfield, as principais características da atenção primária à saúde constituir a porta de entrada do serviço dessa forma a APS  e o primeiro contato da medicina com o paciente . continuidade do cuidado , integralidade nessa caracteristica significa a abragência ou ampliação do conceito saúde ,nao se limitado so ao corpo. coordenação do cuidado  mesmo quando parte substancial do cuidado à saúde de uma pessoa for realizado em outros níveis de atendimento, o nível primário tem a incumbência de organizar, coordenar ou integrar esses cuidados. os desafios que ainda são evidenciados : são financiamento insuficiente ,desvalorização politica e social ,crise de modelo,e dificuldades de formação profissional e no processo de trabalho das equipes de estrategia de saude da familia configuram -se como principais desafios desta atenção que e porta de entrada do sus .

2 - Recentes mudanças têm sido realizadas na Política Nacional da Atenção Básica. Comparando a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 e a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, quais alterações podem ser observadas e quais os possíveis impactos para a atenção a saúde da população?

A recente mudança da PNAB, em 2017, diferentemente de 2011, deu-se em um de crise política e econômica do País, que veio de  forma agravante sobre políticas sociais. Se for considerado a PNAB que, impedem ou condicionam mudanças, pode-se dizer que os propósitos centrais dessa política são a diminuição dos ACS e a mudança de seu perfil. Se tentarmos configurar  os elementos da PNAB entre si e com a conjuntura (do SUS e do país), veremos que o seu principal efeito tende a ser o desmonte da ESF (ao invés do enfrentamento dos seus problemas, limites e desafios), em uma conjuntura em que seria desejável manter o que fora conquistado até o momento. pois com isso a população sofre o seus efeitos pois o suporte da equipe de saude da familia tem seus efeitos positivos no que cabe promoção e prevenção das doenças e seus agravos como por exemplos diabéticos e hipertensos e os agentes comunitarios de saúde e o laço entre a comunidade e a unidade basica de saúde.

3 - A mudança no perfil demográfico e epidemiológico da população exige uma mudança no sistema de saúde brasileiro, fazendo emergir as Redes de Atenção à Saúde. Descreva sobre esse modelo de organização dos serviços de saúde atentando para integralidade, regionalização, principais redes de atenção e papel da atenção básica. (Ver Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010).

Ao final de 2010, como fruto de um grande acordo tripartite envolvendo Ministério da Saúde,conass e conasems, foi publicada a portaria nº4.279, de 30 de dezembro de 2010, que estabelece diretrizes para organização das redes de atenção a saude (RAS) foram discutidas no grupo técnico de atenção e pactuadas na comissão intergestores tripartite em 2011 e 2012 ,as seguintes temáticas das redes de atenção á saúde:

  •  Rede Cegonha. prática de atenção à saúde. é uma estratégia do Ministério da Saúde para a implementação de uma rede de cuidados às mulheres, nesse sentido, a rede garante às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à uma atenção humanizada durante a gravidez, o parto e puerpério.
  • . Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE)  . Considerando o que vimos sobre as RAS, o Ministério da saude , a partir da portaria nº1.600, de 7 de julho de 2011,instituiu a rede de atenção as urgências no SUS com a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde , objetivando  ampliar  e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.
  • . Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral, Promover o acesso das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção e  Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
  • . Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.  busca ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • . Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.  realizar a atenção integral à saúde das pessoas com doenças crônicas, em todos os pontos de atenção, através da realização de ações e serviços de promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde.

5- O Sistema Único de Saúde está pautado no planejamento estratégico e ascendente, considerando esse contexto descreva os principais instrumentos do planejamento municipal em saúde, bem como o papel dos conselhos de saúde.

  A Constituição Federal prevê o planejamento governamental através do Plano Plurianual (PPA),que determina  programa e as ações do governo por 4 anos ; a Lei de diretrizes orçamentarias

(LDO) estabelece metas e prioridades para cada ano e a Lei Orçamentária Anual que prevê os

recursos para execução. Ao fazer uma alusão ao SUS, esses sistemas são semelhantes aos :Planos de Saúde ( a cada 4 anos); Programação Anual de Saúde e Relatório de Gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com