TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática da Enfermagem

Por:   •  31/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

A Enfermagem é uma profissão de assistência que fornece serviços que contribuem para a saúde e bem estado paciente/cliente, família e comunidade. A prática da enfermagem significa o desempenho de qualquer ato de observação, cuidado e aconselhamento do paciente/cliente, traumatizado ou enfermo, na sua recuperação e na manutenção e prevenção de outras doenças.

Segundo Horta(1979), “A Enfermagem é definida como a arte e a ciência de assistir o ser humano no processo saúde/doença, recuperá-lo e reintegra-lo à sociedade.” Para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! (Florence Nightingale).

Nesse estágio coloquei em prática tudo que aprendi na teoria, todo cuidado humanizado e procedimentos realizados.

A importância do estágio para a formação de um profissional requer um ensino de qualidade que lhe confira competência na realização das atividades assistenciais.

E através do estágio que o aprendiz adquire experiências e vivencia a prática de todo conteúdo teórico exposto pelos professores, possibilitando a sua integração com a profissão escolhida.

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Lavagem das mãos com a utilização da técnica correta: Técnica necessária ao oficio da enfermagem visando a enfermagem e profilaxia de contaminações e infecções através do contato profissional – paciente. (Ministério da saúde 2001)

Banho de aspersão: Proporcionar higiene e conforto ao cliente, mantendo a integridade cutânea. (Portal da enfermagem)

Foram confeccionadas gazes e kit para curativos destinados a esterilização, processo de eliminação microbiana destes materiais, de forma destruir todas as bactérias, seus esporos, vírus e fungos. (Anvisa)

Cuidado com o idoso: Cabe lembrar somente, que cuidar não é “fazer pelo outro” e sim observar e preservar o que o outro sabe fazer, além de estimulá-lo e encorajá-lo, auxiliar nas tarefas de difícil controle e fazer por ele apenas o que o mesmo não consegue realizar.

Dentre os cuidados prestados pelo cuidador estão: cuidados com a pele, vestuário, higiene oral, lazer, medicamentos e prevenção das úlceras por pressão.

Devemos ter cuidados com a pele, mantendo a higiene e hidratação da pele, não utilizar cosméticos com perfume forte, pois pode produzir alergias. Ter cuidado quando segurar o idoso pelo braço ou mão, não exercer muita pressão, pois sua pele é frágil.

Em relação ao vestuário devemos observar as variações da temperatura ambiente, não esquecendo de tirar e colocar agasalhos, estimular o ato de vestir- se sozinho, evitar chinelos, pois eles facilitam quedas, prefira sapatos com solados antiderrapantes, livres de cadarços.

Quanto à higiene oral, a escovação deve ser feita após cada refeição, com escovas de cabeças menores e cerdas macias. As próteses removíveis devem ser removidas para a limpeza sempre após a ingestão de alimentos.

O lazer deve ser encarado como necessidade humana básica, e dessa forma todos os hábitos e preferências do paciente devem ser mantidos e adaptados segundo o grau de dependência apresentado, visando preservar e manter atividades que produzam bem estar. Uma das alterações que o paciente apresenta é a desorientação no tempo e no espaço. Por isso, cuidado com as mudanças de ambiente que produzam estranheza a ele, fazendo com que possa ocorrer piora na sua orientação.

Os medicamentos podem deprimir o apetite, provocar náuseas e vômitos, irritar o estômago, gerar constipação, ou diarréia e diminuir a absorção de nutrientes. Alguns pacientes recusam-se a tomar medicações, outros querem medicar - se a todo o momento. È importante reconhecer que todos os medicamentos e doses só devem ser administrados se prescritos por um médico. Se o paciente não aceita o medicamento, tente misturá-lo aos alimentos.

Existem várias as causas que podem ser responsáveis pelo aparecimento das úlceras por pressão, entre elas, desnutrição, desidratação, anemias, infecções, má higienização, e a imobilidade. Por isso deve se manter dieta e hidratação adequadas, movimentar o idoso a cada duas horas, proteger as áreas criticas com pequenas almofadas, supervisão diária da integridade da pele e higienização sempre que for necessário.

Alimentação: Variar a alimentação conforme a idade é fundamental para manter o corpo forte e saudável, por isso a alimentação do idoso deve ter:

Vegetais, frutas e cereais integrais; são uma boa fonte de fibra, útil para a prisão de ventre, doenças cardiovasculares e diabetes.

Leite e seus derivados: têm cálcio e vitamina D, que fortalecem ossos e articulações, bem como proteínas, potássio e vitamina B12.

Carnes: preferencialmente magra, são boas fontes de proteínas e de ferro, assim como os ovos.

Pão: enriquecidos com fibras, cereais, evitando- se o pão branco, podendo acompanhar as refeições assim como o arroz e o feijão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com