TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Aplicada a saúde

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Izabela Lacerda Felipe

8004005

Psicologia Aplicada á Saúde

[pic 2]

[pic 3]

BATATAIS

2016

Atividade:

Diante do que você estudou sobre o enfrentamento, descreva uma situação em que uma pessoa conhecida sua ou não, conseguiu resolver o problema. Explique qual dos dois tipos de enfrentamento (emoção ou problema) foi usado.

 Há um ano, conheci uma senhora de nome Aparecida Gonçalves, 56 anos, funcionária de uma Escola Estadual de Santa Maria do Suaçuí. Os afazeres diários de Aparecida, sempre foram bem distribuídos. Trabalhava pela manha, cuidava da casa e dos filhos à tarde, e a noite ainda, freqüentava a academia.

 Ao fazer um exame de rotina com a sua ginecologista, foi identificado um nódulo na mama esquerda, e foi orientada a fazer uma biopsia. Infelizmente ela demorou dois meses até ter coragem de fazer o exame, com medo do resultado, e se arrepende por isso, pois quanto antes iniciar o tratamento, mais chance de cura. O resultado saiu, era mesmo um câncer de mama, arrasada e com o exame em mãos, ela foi para casa conversar com a família, e planejar, como enfrentar a tempestade.

 Aparecida se hospedou em um parente em Belo Horizonte, e começou a se tratar. Durante o tratamento, com os cuidados e informações de toda equipe médica, o medo e a insegurança foram dando lugar a uma esperança imensa de cura. Encorajada a vencer a doença, não se deixou abater a nenhum momento, realizou a cirurgia, que graças a Deus, foi bem sucedida. Felizmente ela não precisou tirar toda a mama, e como o tumor foi detectado no início, mão precisou fazer quimioterapia, só hormonioterapia e fazer visitas ao médico oncologista com freqüência. Com determinação e fé, venceu a doença, e hoje continua vivendo plenamente, trabalhando ,cuidando dos filhos, e freqüentando a academia como de costume.

 No meu ponto de vista, ela usou o enfrentamento emocional de forma positiva, pois em nenhum momento deixou que a doença fosse mais forte que a sua determinação em vencê-la. Aparecida não mudou seu jeito de ser, nem seu humor, como também não deixou que a ansiedade e o nervosismo tomassem conta de si. Ao contrário de quem se entrega a doença, transformou sua fé e vontade de viver, em força e determinação e venceu o câncer de mama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com