TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Quimioterapia Na Enfermagem

Por:   •  20/10/2020  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

Através do artigo quimioterapia antineoplásica podemos entender o quanto é importante a participação da enfermagem no tratamento desses pacientes.

O câncer é uma patologia crônico-degenerativa considerada, atualmente, como um problema de saúde pública. A certeza do diagnóstico, assim como o tratamento, interfere diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Dessa forma, a enfermagem exerce um papel importante no acompanhamento dos pacientes oncológicos, no controle das reações adversas, tendo influência na melhora da qualidade de vida dos mesmos.

A quimioterapia é uma modalidade terapêutica importante para o câncer, representada pelo emprego de substâncias químicas isoladas, ou em combinação, que interferem no processo de crescimento e de divisão celular, destruindo as células tumorais e também agredindo as células normais que possuem características semelhantes. Atualmente, a quimioterapia é, entre as modalidades de tratamento, a que possui maior incidência de cura em diversos tumores, e a que mais aumenta a sobrevida do portador de câncer.

Com as reações adversas que os pacientes oncológicos apresentam diante do tratamento a enfermagem assume um papel de extrema importância no acompanhamento e na minimização dos efeitos adversos. Atua positivamente no ajustamento físico e global dos pacientes em tratamento quimioterápico através de uma assistência de enfermagem sistematizada, principalmente no que diz respeito à implementação de intervenções precisas e eficazes frente aos efeitos colaterais resultantes da administração de quimioterápicos.

As reações adversas inerentes ao tratamento quimioterápico manifestadas pelos pacientes são frequentes. Os autores dos estudos são unânimes ao descreverem os principais efeitos colaterais da quimioterapia, bem como a atuação da enfermagem frente aos mesmos. Náuseas, diarreia e vômitos foram, respectivamente, as principais reações decorrentes da quimioterapia em relação à toxicidade gastrintestinal apresentada pelos pacientes, podendo afetar a condição nutricional, o equilíbrio hidroeletrolítico e a qualidade de vida desses pacientes.

As ações de enfermagem são direcionadas, predominantemente, ao suporte nutricional e à educação do paciente e do familiar.

Acredita-se que o desconforto proporcionado ao paciente pela náusea e pelo vômito contribui muito para a diminuição da qualidade de vida, visto que os pacientes tornam-se debilitados e sem disposição para conduzirem adequadamente os seus afazeres diários.

Além disso, o paciente começa a comer menos do que o habitual, conduzindo-o à inapetência, à anorexia e à fraqueza, podendo contribuir para agravar o seu estado clínico geral, e até mesmo com o abandono do tratamento.

O estudo do artigo mostrou que, embora o tratamento quimioterápico possa desencadear o aparecimento de efeitos colaterais comuns, essas manifestações não estão presentes com a mesma intensidade em todos os pacientes. Isso quer dizer que cada paciente reage de forma única ao tratamento.

As orientações de enfermagem constituem uma das estratégias que podem incentivar e desenvolver as potencialidades dos pacientes e familiares. Podendo dizer que o trabalho da enfermagem é desenvolvido principalmente através da orientação, antes e durante o tratamento e tem como objetivo primordial melhorar o estado psicológico do paciente, fornecendo segurança no tratamento proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com