TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SAÚDE COLETIVA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  12/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM – ENF02N

SAÚDE COLETIVA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SANDY CAROLINE BONFIM DA SILVA

MANAUS

2022

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM – ENF02N

SAÚDE COLETIVA – ESTÁGIO SUPERVISIONADO

SANDY CAROLINE BONFIM DA SILVA

Relatório de Estágio de Campo do Curso Técnico em Enfermagem, turma ENF02N, turno: noturno, Estágio Supervisionado ministrado pela Enfermeira Bianca Bandeira na instituição SPA da Redenção.

MANAUS

2022

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. PERFIL ORGANIZACIONAL DA UNIDADE        5

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO        5

2.2 CONTEXTO SOCIOECONÔMICO DA LOCALIZAÇÃO        5

2.3 ENTIDADE MANTENEDORA        5

2.4        HISTÓRICO DA UNIDADE        5

2.5        HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO        6

2.6        ORGANOGRAMA        6

2.7        GESTÃO        7

2.8        MISSÃO INSTITUCIONAL        7

2.9        CORPO TÉCNICO        7

2.10        DESCRIÇÃO FÍSICA DA UNIDADE        8

3 .CONDIÇOES DE FUNCIONAMENTO        8

4. ANÁLISE TEÓRICA DO CAMPO DE ESTÁGIO        8

5. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS URGÊNCIA E EMERGÊNCIA        9

6. CONCLUSÃO        11

7. REFERENCIAS        12

8. ANEXOS        13

9. APÊNDICES.........................................................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório refere se ao estágio curricular do curso técnico em enfermagem obrigatório, na disciplina de Saúde coletiva que foi executado no SPA DR José Lins De Albuquerque (SPA da redenção) onde tive a oportunidade de colocar em prática alguns exemplos vistos em sala de aula e laboratório.

O estágio possibilita a transformação de habilidades necessárias e proporciona o domínio de suas devidas funções, irá também contribuir com a formação acadêmica, porém da uma noção para o futuro profissional aprendendo a lidar com várias situações e conseguir atingir o seu objetivo maior que é a promoção em saúde.

A especialidade da enfermagem é a assistência e o cuidado ao cliente (paciente) individualmente, na família, ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação, e recuperação da saúde tendo todo embasamento científico para tal. O período de estágio em Saúde Coletiva foi de 31/05/2022 a 30/06/2022 com carga horária de 50 horas cumpridas com a preceptora Enf.Bianca Estefânia Bandeira Laborda.

  1. PERFIL ORGANIZACIONAL DA UNIDADE

2.1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

 SPA e Policlínica Dr. José Lins De Albuquerque localizado na rua maracanã, bairro redenção com o cep 690474-81, contato (92) 3642-7966, e-mail policlin_jlins@saude.am.gov.br, CNES 5222710, CNPJ 00.697.295/0091-53 no município Manaus-Am.

2.2 CONTEXTO SOCIOECONÔMICO DA LOCALIZAÇÃO

A unidade fica localizado em uma região considerada pela população zona de risco, mas tem casas, igrejas, comércios médios e pequenos postes, pelas redondezas. Próxima a unidade tem parada para o transporte coletivo para a população.

A população que utiliza os serviços são população baixa renda, não tem muito poder aquisitivo para pagar um plano de saúde particular o atendimento e para todo o público de toda faixa etária de idade criança, jovens, adultos e idosos.

2.3 ENTIDADE MANTENEDORA

A instituição que mantém, o SPA é a Secretaria da Saúde – SES –AM, Av. André Araújo, 701 – Aleixo, Manaus – Am, 69067-375. A instituição é mantida por verbas da esfera federal, estadual e municipal, sendo a secretaria de estado o setor responsável por distribuir e fiscalizar a renda investida.

  1. HISTÓRICO DA UNIDADE

A instituição foi construída em conjunto com a Policlínica para facilitar a assistência os moradores locais, abrangendo maior tipo de serviços. Foi a primeira unidade da rede estadual de saúde a oferecer, ao mesmo tempo, assistência em urgência e emergência e consultas especializadas. Foi construída em 28/09/2006.

No setor SPA as equipes médicas e de enfermagem se revezam em plantões para garantir o atendimento nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, ortopedia, odontologia. Equipes de técnicos especializados garantem a realização de procedimentos como suturas, pequenas cirurgias, troca de sondas entre outros. Para internação de curta duração (observação) são oferecidos 22 leitos. O SPA e Policlínica Dr José Lins íntegra a rede estadual de atendimento de urgência simples que conta atualmente com sete unidades de saúde, e a rede estadual de atendimento médico de média e alta complexidade composta atualmente por seis unidades distribuídas nas seis zonas geográficas da capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (784.7 Kb)   docx (639.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com