TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Paciente

Por:   •  17/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.567 Palavras (35 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 2]

FACULDADE DOM LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

PROJETO DE INTERVENÇÃO: REESTRUTURAÇÃO PARA A REDUÇÃO DE RISCOS QUANTO A SEGURANÇA DO PACIENTE NA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL GERAL SANTA TEREZA – RIBEIRA DO POMBAL – BA.

Ribeira do Pombal – Bahia

2016

ANA PAULA SOLPOSTO NOGUEIRA

ANTÔNIO MÁRIO FADIGAS OLIVEIRA

LAIS ANDRADE TEXEIRA

LAIS TAMAR SANTANA SILVA CRUZ

LEONARDA GAMA MACÊDO

MARIA DEUSLENE DE JESUS SANATA

MARIA SUZANA SILVA SANTANA

MATHEUS NASCIMENTOS PASSOS

MURIELE SANTOS DE SOUZA BRITO

PROJETO DE INTERVENÇÃO: REESTRUTURAÇÃO PARA A REDUÇÃO DE RISCOS QUANTO A SEGURANÇA DO PACIENTE NA CLÍNICA CIRÚRGICA DO HOSPITAL GERAL SANTA TEREZA – RIBEIRA DO POMBAL – BA.

Projeto de Intervenção apresentado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, como requisito parcial para obtenção de nota no estágio supervisionado I.

Orientadora: Nicole Miranda

Ribeira do Pombal – Bahia

2016

"Pratique duas coisas ao lidar com as doenças; auxilie ou não prejudique o paciente".

(HIPÓCRATES)

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 OBJETIVOS        7

3.1 Objetivo Geral        7

3.2 Objetivos Específicos:        7

4 METODOLOGIA        8

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5.1 Termos e definições:        8

5.2 Outras definições        10

6 METAS        11

7 ESTRATÉGIAS        11

7.1 Ação 1: Capacitação dos gestores e profissionais da instituição.        11

7.2 Ação 2:  Criação do Núcleo de Segurança do Paciente,        12

7.3 Ação 3: Elaborar o Plano de Segurança do Paciente do HGST        13

8 PLANO OPERATIVO        14

9 ESTRUTURAÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HGST        15

9.1 Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)        16

9.2 Instituindo o Núcleo de Segurança do Paciente        16

9.3 Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no HGST        17

10 PLANO DE SEGURANÇA DO PACIENTE        20

11 ELABORAÇÃO DO PLANO DE SEGURANÇA DO PACIENTE DO HGST        21

11.1 Medidas para implementar o PSP na clinica cirúrgica do HGST        21

11.2 Etapas de Elaboração do Plano de Segurança Do Paciente        21

12 MEDIDAS SUGERIDAS AO PSP PARA A CLÍNICA CIRÚRGICA DO HGST.        24

13 DISCUSSÃO        28

14 ASPECTOS OPERACIONAIS (CRONOGRAMA)        29

15 ORÇAMENTO        29

16 ASPECTOS ÉTICOS        31

17 CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

18 REFERÊNCIAS        33


1 INTRODUÇÃO

A evolução nas pesquisas de cuidado à saúde proporciona uma melhoria do cuidado prestado. Porém mesmo com as conquistas nos sistemas de saúde, as pessoas estão ainda expostas a diversos riscos quando submetidas aos cuidados, particularmente em ambientes hospitalares. Por esse motivo, a segurança do paciente tem se tornado preocupação central para o sistema de saúde, no mundo todo, desde a década de 90.

Desta forma é indispensável que se identifiquem os problemas, fatores determinantes, bem como necessidades de saúde para que as abordagens a delinear sejam as adequadas. Para que isto se efetive é necessário por um lado planear e não apenas dar resposta à procura dos cuidados de saúde, bem como trabalhar com outros setores, estabelecer parcerias de forma a promover a segurança e a capacitar a equipe de saúde envolvida.

O projeto de intervenção em segurança do paciente que nos propusemos realizar, no âmbito da avaliação de estágio supervisionado I, do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, é um projeto para implementar no HGST (Hospital Geral Santa Tereza) o NSP (Núcleo de Segurança do Paciente), tendo em vista a redução do número de eventos adversos provenientes de falhas inerentes a segurança do paciente. Este projeto de intervenção em ambiente hospitalar é um projeto de reestruturação física e organizacional, que propõe mudanças estruturais na unidade de saúde, assim como mudanças institucionais para o acompanhamento dos riscos e agravos relacionados à segurança do paciente. O propósito desse projeto pretende abranger toda a unidade hospitalar com a criação do NSP, e inicialmente propondo mudanças estruturais em um de seus setores, a clínica cirúrgica, tendo como objetivo geral promover a redução de potenciais situações de risco.

A escolha por esta área de intervenção fundamentou-se na observação durante o período de estagio supervisionado I e no estabelecimento de prioridades sobre os problemas de saúde identificados pelo diagnóstico de riscos à saúde dos clientes do HGST.

Esse projeto tem uma relevância tanto social quanto acadêmica, pois busca contribuir para uma melhoria na qualidade da segurança do paciente em um serviço público de saúde, assim como a produção de material científico, para que possa ser utilizado para demais pesquisa, e buscar conscientizar os estudante/futuros profissionais de enfermagem para a magnitude da pesquisa científica tanto para a sociedade quanto para o crescimento profissional e pessoal. Quanto à relevância acadêmica esta consiste na produção de um projeto integrado, sendo que este estudo possa ser utilizado para contribuir para demais pesquisas na área da enfermagem. A relevância social caracteriza pelo respaldo adquirido pelos cursos de enfermagem na sociedade, que ampliando o seu conhecimento e sua forma de produzir ciência, o enfermeiro não será visto apenas como um profissional passivo, mas como um profissional capaz de atuar em diversas áreas da sociedade e do mercado atual. Dessa forma o presente trabalho visa comprovar a importância da segurança do paciente para a redução de incidentes e danos evitáveis.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.5 Kb)   pdf (280.2 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com