TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do habito de higienizar as mãos

Por:   •  3/5/2015  •  Dissertação  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

Enfermagem

Processo de Cuidar I

A importância do habito de higienizar as mãos.

Em 1975 e 1985 começou a ser divulgado sobre nos hospitais pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC Centers for Disease Control and Prevention)

As informações contidas nas divulgações através de guias seriam os enfermeiros lavar as mãos com sabonete não associado o anti-séptico após realizar procedimentos com o paciente através de procedimentos invasivos ou através de cuidados de pacientes de alto risco. O uso da solução anti-séptico não hidratado a base álcool era orientado a utilização somente em emergências ou áreas onde não havia pias.

A partir daí em 2002 no Guia de higienização houve varias modificações nas lavagens das mãos referentes às soluções, métodos de higienização, onde deixou de ser chamado como “lavagem das mãos” para “higienização das mãos” devido a alteração dos procedimentos e pelos profissionais na área da enfermagem considerar por fazer parte em serviços pela saúde por meio da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente a Organização Mundial de Saúde (OMS), tem se esforçado na elaboração criando meios visando os profissionais da saúde às praticas nas higienização das mãos.

A iniciativa está focada para serviços de saúde onde envolve os profissionais, pacientes e comunidades tendo como objetivo reduzir as infecções causadas dentro dos hospitais e em seu modo de vida,

10 doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos:

Rotavírus Shigella e Salmonella

Hepatite A Escabiose (Sarna)

Broncoquiolite Gripe

Varicela (Catapora) Conjuntivite

Candidose ( ou Candidíase): Infecção hospitalar

Essas doenças são transmitidas pelo contato principal através das mãos por não realizar os procedimentos corretos de lavagens e se adequar tendo a rotina de executar os procedimentos e contatos diretos e indiretos.

As mãos que mais são levadas doenças infecciosas são dos profissionais da área da saúde transmitindo microrganismos de um paciente para outro, em ambas as partes do corpo do mesmo paciente e nos ambientes contaminados para o outro, desta forma vai sendo transmitindo para familiares, visitantes, sendo levado para seu próprio ambiente domestico.

O profissional da área da saúde deve higienizar sempre as mãos antes e após os procedimentos executados na área da saúde.

1. Molhar as mãos com água evitando o contato com a pia.

2. Colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com