TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A internação hospitalar

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 2

A internação hospitalar não é uma experiência nada agradável por quem vivencia.

A pessoa internada tem medo do desconhecido pela utilização dos recursos tecnológicos, muito evasivos e dolorosos até mesmo pelo uso da linguagem técnica, que por não entender os termos técnicos acaba deixando o paciente mais ansioso com o seu diagnostico, estar fora do ambiente familiar e com a mobilidade reduzida a um quarto de estruturas rígidas também proporciona certo desconforto.

Cm essa problemática o paciente deixou de ter um nome e passou a ser identificado pela doença. A doença acaba sendo mais importante que o doente a ser tratado.

Sendo assim a individualidade de cada paciente é silenciada não havendo um cuidado que reconheça seus medos, inseguranças preocupações necessidades angustias e incertezas.

A humanização apresenta-se como uma demanda de resgate ao cuidado como um processo de respeito e valorização do ser humano.

Humanizar significa acolher o paciente em sua essência, a partir das ações solidarias efetivas na compreensão do ser doente. É acolher e doar-se ao paciente tornar o ambiente agradável, proporcionar ao paciente um atendimento mais seguro e afetuoso.

No âmbito hospitalar é necessários profissionais com habilidades emocionais que sejam capazes de sensibilizar-se com situações vivenciadas diariamente, evitando dar ao paciente um cuidado tecnista, e sim preparados para oferecer um cuidado humanizado ao cliente.

O profissional da enfermagem deve usar a comunicação com o paciente de forma efetiva para humanizar seu atendimento, dialogando esclarecendo suas dúvidas sendo assim, minimizando suas ansiedades.

Artigo : Comunicação como instrumento básico no cuidar humanizado em enfermagem ao paciente hospitalizado .

Com a falta de humanização a internação vem sendo algo desagradável para os pacientes, pois vem sendo permeada pelo medo do desconhecido, pela utilização de recursos tecnológicos, pelas linguagens técnicas resaltadas, que leva a inquietação do paciente por estar em um ambiente estranho. O paciente não é tratado como um todo, eles apenas rotulam seu prognóstico e tratam daquilo, ou seja, eles tratam a doença e não o doente, sem se quer saber das suas dores, seus medos, insegurança e inquietações.

A humanização esta no sentido de associação dos recursos tecnológicos do reconhecimento de individualidade do paciente compreendido como ser integral, e ao mesmo tempo singular em sua em suas necessidades. Você trata o paciente como um todo, respeitando suas reais e potencias necessidades. O profissional de enfermagem deve utilizar a comunicação como instrumento para humanizar o cuidado dialogando com o paciente visando esclarecer duvida quanto ao seu tratamento.

Devemos resaltar então que a comunicação deve ser usada como um instrumento básico para humanização em assistência a enfermagem, tanto a partir da linguagem verbal como da não verbal.

Embora essa questão seja muito discutida no cenário acadêmico ela é pouco praticada, então temos que reconhecer isto como instrumento básico para enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com