TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização de Libras na Enfermagem

Por:   •  9/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

A enfermagem deve ter consciência que é um agente transformador, que busca suprir suas carências profissionais. Uma interação viável e necessária para a comunicação entre profissional de saúde e paciente com deficiência auditiva facilita o atendimento de qualidade a este, quando há realmente esta comunicação.

Um dos instrumentos básicos do enfermeiro é a comunicação e, geralmente, são utilizadas técnicas rudimentares de comunicação entre de saúde e o deficiente auditivo, através de mímica ou escrita ou ainda, dependendo da presença de um acompanhante que auxilie na intermediação. Uma falha na interpretação de ambos pode gerar constrangimento para o usuário.

Os profissionais da área de saúde muitas vezes desconhecem a LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, tornando o atendimento não muito satisfatório as necessidades dos deficientes auditivos, em receber uma assistência individualizada. Os surdos precisam de meios para que possam ser atendidas adequadamente e sintam segurança no atendimento.

Desenvolvimento:

Na prestação à assistência de enfermagem, não somente no cuidar do individuo portador de deficiência auditiva, como nos demais pacientes, a comunicação deve ser eficiente, percebendo o que o paciente está tentando relatar, visualizando constantemente suas necessidades.

A comunicação é também uma barreira entre os deficientes auditivos e a equipe de saúde. Por não fazer uso da língua oral, o deficiente auditivo acaba ficando separado ou isolado, tendo seus conhecimentos acerca de sua saúde ou saúde em geral prejudicados ou incompletos.

A importância da formação do enfermeiro em ter conhecimento básico da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), noções desta comunicação gestual para assegurar os cuidados da saúde.

Esta relação enfermeiro/paciente se da em todas as situações de contato devido estar totalmente embasada na comunicação verbal e não verbal entre ambas, tendo em vista que o enfermeiro por ter sua formação pedagógica facilita esta interação.

É importante compreender o paciente diante de suas necessidades individuais, avaliando seus aspectos psíquicos e orgânicos para que a sistematização da assistência de enfermagem seja feita de forma adequada.

É dever da enfermagem participar de ações em saúde que facilite o processo da educação e contribuir de forma direta e indireta na reintegração dos deficientes auditivos.

Os profissionais de saúde e suas equipes, devem estar preparadas para atuarem de forma a garantir um atendimento digno e de qualidade da saúde dos deficientes. Por meio de comunicação estabelecida com o paciente. O profissional pode compreendê-lo como ser holístico, perceber sua visão do mundo, isto é, seu modo de sentir, agir.

Conclusão:

A comunicação é essencial na sociedade quanto em relações interpessoais entre enfermeiro e paciente. Portanto a uma dificuldade na interação do enfermeiro com os pacientes com deficiência auditiva, devido a falta no processo de comunicação.

A capacitação dos profissionais da área da saúde para o atendimento de portadores de necessidades especiais é importante para a promoção de uma assistência humanizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com