TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÁGUA, UM BEM ESSENCIAL À VIDA NO PLANETA

Por:   •  14/5/2018  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

A ÁGUA, UM BEM ESSENCIAL À VIDA NO PLANETA

NAME OF YOUR IN ENGLISH

Samanta Cristina

RESUMO

A água é a substância mais abundante em nosso corpo, perfazendo 70% ou mais da massa da maioria dos organismos vivos, e está intimamente relacionada ao surgimento e manutenção da vida, tanto dentro quanto fora do organismo de qualquer ser vivo. Dentre as suas diversas funções, é bastante eficaz como solvente e também como moderadora de temperatura. Ela desempenha um importante papel para a sobrevivência dos organismos, uma vez que participa da maioria das reações químicas.

A água é uma substância formada por dois átimos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O). Esses elementos unem-se graças às ligações chamadas de covalentes ou moleculares, que se caracterizam pelo compartilhamento de elétrons presentes na última camada eletrônica para adquirir estabilidade.

A molécula da água é angular. Essa angulação garante polaridade à molécula, que, por sua vez, faz com que a água seja um dos principais solventes, existentes no planeta.

A água, como já ressaltado, possui grande capacidade de dissolver substâncias, o que torna um “solvente universal”. Para agir como solvente, a água deve interagir com o soluto, promovendo a separação das substâncias ou realizando novas ligações.

A água permite a realização das mais diversas reações químicas necessárias para a sobrevivência. Nos seres vivos faz transporte de nutrientes e reações metabológicas.

Todo o funcionamento do organismo depende de água: as reações químicas, a respiração, a circulação, o funcionamento dos rins, a desintoxicação, a digestão, os sistemas de defesa, a pele, enfim, tudo o que é necessário para manter a vida. Quando falta, ou existe pouca água no corpo, todo o funcionamento do organismo fica prejudicado, não sendo possível fazer as eliminações e limpezas necessárias. Assim, ficam retidas dentro do corpo substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde.

A vida humana, assim como todos os seres vivos depende da água. Mas nossa dependência vai além das necessidades biológicas.

Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, auxilia na prevenção das doenças e proteção do organismo contra o envelhecimento.

Referência Bibliográfica

A água e sua importância para os seres vivos – Mundo Educação Acesso em: 19/04/2017.

A água e os seres vivos - <www.hoken.com.br/a-agua> Acesso em: 19/04/2017.

A importância da água para a Bioquímica – Brasil Escola - <www.brasilescola.uol.br/agua> Acesso em 19/04/2017.

A Bioquímica da água – Mundo Educação – <www.mundoeducacao.bol.com.br/agua> Acesso em: 19/04/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com