TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E MORAL

Por:   •  18/2/2017  •  Resenha  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  1.650 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA E MORAL

Maria de Fátima Prado Fernandes

 Genival Fernandes de Freitas

Apenas os seres humanos são consideram seres éticos, pelo o uso da razão, capacidade, liberdade e consciência dos seus atos, envolvendo a si mesmo e a sociedade. A ética busca a interiorização das convicções pessoais, visto que cada individuo possui sua ética.

O homem possui livre arbítrio e sempre esta convocado a realizar escolhas, as quais vincularam-se aos valores indissociáveis à pessoa. A ética envolve o discernimento e o risco da escolha, a liberdade, a consciência, os valores, a justiça e a autonomia. Por essa razão se entende a ética como discernimento para encontrar critérios de escolha.

A ética considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e se deu destino, sendo norteada por princípios e valores que orientam pessoas e sociedades, quando orientada por princípios e convicções éticas.

A moral é parte da vida concreta e trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados. Estes podem ser questionados pela ética. Uma pessoa pode ser moral, mas não necessariamente ética.

As origens etimológicas dos termos “ética” e “moral” podem dar uma luz sobre as suas áreas de abrangência e de significado. Assim, a palavra “moral” provém do latim mos ou more e quer dizer costumes, ou seja, conjunto de regras adquiridas pelo hábito. Já ética vem do grego éthos que quer dizer modo de ser ou caráter. O homem também adquire esse modo de ser.

As normas morais e legais fundamentam-se nas relações humanas, havendo aspectos comuns entre elas, porém com especialidades.

Diante das convergências e divergências entre moral e direito, o direito impõe as suas normas com o aval do estado, independente da vontade dos indivíduos. Já moral se apoia naquilo que a comunidade concebe como valor. Assim, a norma moral não depende de força coercitiva de um ente externo para que seja valorizada ou respeitada. O cumprimento da regra moral depende da aceitação voluntária e da intima convicção do individuo de que essa regra representa um valor para a comunidade da qual ele faz parte.

O direito e a moral regulamentam as relações de uns homens com outros por meio de normas. Postulam, portanto, uma “conduta obrigatória”.

O direito e a moral respondem a uma sociedade social, ou seja, regulam as relações dos homens visando garantir certa coesão social.

Vive-se em um contexto social de contínuos avanços técnicos e científicos na área da saúde e, em particular, na enfermagem. Por tanto, os conhecimentos e os recursos tecnológicos que se encontram a nossa disposição devem ser utilizados de uma forma ética, crítica e responsável. É imprescindível que o profissional de enfermagem pondere os aspectos positivos e negativos ao decidir utilizar ou não determinado conhecimento ou tecnologia, ou seja, avalie os benefícios, a justiça, a autonomia, ao decidir intervir na situação concreta, ou ao utilizar os meios quando efetuar ações voltadas, direta ou indiretamente, ao cuidado do paciente.

Assim, o enfermeiro, ao pensar sua prática do cuidar, pode ponderar o valor das suas ações em relação ao outro e a si mesmo. É importante ressaltar que o modo como ele processa os meios e recursos resulta na obtenção de objetos, que são alcançáveis de forma ética, quando se aproxima ou se distancia do paciente como pessoa. Ainda, é desejável que o enfermeiro não se fixe somente no fazer, desvinculando-se da esfera ética, humana e social.

Por ser o trabalho em grupo uma das características essências da enfermagem, o enfermeiro deve aprender a conviver em grupo, assumindo cada vez mais a relação entre Eu e o Tu, na qual um não exclui o outro. Os aspectos culturais devem ser dados como bases para reflexões sobre o grupo, mas é importante que haja discussões de forma reflexiva e critica, organizadas e aceitas consensualmente pelo grupo. Os dilemas éticos são resultantes de diferenças de valores, crenças e experiências, bem como da formação ética, humana e profissional do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com