TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADESAO AOS ANTIRETROVIRAIS EM PACIENTES COM AIDS DE LAGOA VERMELHA

Por:   •  24/6/2016  •  Monografia  •  3.429 Palavras (14 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 14

Graziela dos Santos

Adesão aos antirretrovirais em pacientes com Aids da cidade de Lagoa Vermelha

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo como requisito à obtenção do título de Enfermeiro.

Orientador (a): Ana Maria Bellani Migott

Passo Fundo

2013

Adesão aos antirretrovirais em pacientes com Aids na cidade de Lagoa Vermelha.

Adherence to antiretroviral therapy in Aids patients in the city of Lagoa Vermelha.

Graziela dos SantosI,  Ana Maria Bellani MigottII

I Acadêmica do VIII semestre, do curso de enfermagem da Universidade de Passo Fundo.

II Professora titular III da Universidade de Passo Fundo. Residência Multiprofissional. Doutora em Ciências da Saúde.

Resumo

Introdução: O sucesso da terapia antirretroviral para o tratamento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida depende de alguns fatores e entre eles a adesão á terapêutica medicamentosa, no entanto, uma adesão ineficaz ao tratamento antirretroviral pode acarretar sérios agravos aos indivíduos portadores de AIDS. Objetivo: Identificar os fatores que podem interferir na adesão ao tratamento antirretroviral dos pacientes com aids na cidade de Lagoa Vermelha. Método: Realizou-se estudo transversal com dados coletados por meio de informações contidas nos registros da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Vermelha. Foi realizado uma pesquisa através de um  questionário estruturado  que foi preenchido com os  dados dos portadores da AIDS e em tratamento antirretroviral do município. O período de coleta foi de setembro á outubro de 2013. Considerou-se as variáveis independentes como idade, sexo, escolaridade, renda familiar e local da residência e como variáveis dependentes, adesão ás medicações. Realizou-se análise descritiva dos dados. Resultados: Foi realizada uma pesquisa com 67 portadores de Aids e em tratamento antirretroviral, da amostra pesquisada a maioria das pessoas são adultos jovens, do sexo masculino, com baixa escolaridade e renda, residentes na área urbana da cidade de Lagoa Vermelha. Conclusões: O estudo evidenciou como principais empecilhos relacionados á não adesão antirretroviral, as reações adversas, a não tomada das medicações alguma vez e o esquecimento. O dado significativo do estudo foi a dificuldade de aceitar o tratamento em relação ao sexo.

Palavras Chave: AIDS, Antirretrovirais, Medicamentos, Adesão, Tratamento, HIV.

Abstract


Introduction: The success of antiretroviral therapy for the treatment of Immunodeficiency Syndrome Adquirrida depends on some factors and between  adherence to drug therapy, however, adherence to treatment ineffective. Objective: To identify factors that may interfere with adherence to antiretroviral treatment of Aids patients in the city of Lagoa Vermelha. Methods: This cross sectional study with data collected through the information contained in the records of the Municipal Health Lagoa Vermelha. We conducted a structured questionnaire that was filled with the data of patients of Aids and antiretroviral treatment in the municipality. The collection period was from September to October 2013. Considered the independent variables such as age, gender, education, household income and place of residence and dependent variables, adherence to medication. We conducted a descriptive analysis of the data.

Results: We performed a survey of 67 patients with AIDS and antiretroviral treatment, the sample surveyed most people are young adults, males with low education and income, in the urban area of the town of Red Lake. Conclusions: The study showed as the main obstacles related to antiretroviral nonadherence, adverse reactions, not taking the medications ever forgetting. The significant finding of the study was the difficulty

of accepting the treatment in relation to sex.

KEYWORDS: Aids, Antiretrovirals, Medicines, Adherence, Treatment, HIV.

Introdução

A terapia com antirretrovirais é de suma importância, pois, beneficia os indivíduos com AIDS, na sobrevida, na cronicidade e na qualidade de vida.1 O tratamento da infecção pelo HIV sofreu muitas modificações desde o início de sua epidemia, pois, a partir da década de 90, passou-se a ser utilizada a monoterapia com Azidotimidina (AZT), seguida de uma terapia dupla, logo após dando lugar ao uso da terapia antirretroviral, com a combinação de três ou mais medicações (TARV).2 Atualmente há mais de 20 medicamentos antirretrovirais que podem ser usados, classificados de acordo com seu mecanismo de ação.3

        Para que haja uma resposta adequada ao tratamento antirretroviral, é necessária a manutenção de adesão às tomadas de medicações, atingindo 85% de sucesso. Desta forma, é essencial que para o início do tratamento, o paciente tenha consciência do impacto que o tratamento trará para sua vida, assim como os possíveis efeitos adversos que o mesmo pode causar.3 Observa-se que nem todos os pacientes portadores da AIDS conseguem aderir ao tratamento em virtude de tantas situações e dúvidas, o que faz com que os pacientes acabem não se beneficiando da terapêutica fazendo com que a doença progrida de forma não prognóstica ou que surjam muitos para efeitos e consequências físicas, emocionais e sociais. Frente a todas estas dificuldades e realidades questiona-se: Quais os principais empecilhos que fazem os pacientes portadores de Aids da cidade de Lagoa Vermelha não aderirem ao tratamento medicamentoso? Deste modo, objetivou-se identificar os fatores que podem interferir na adesão ao tratamento antirretroviral dos pacientes soropositivos para HIV/AIDS na cidade de Lagoa Vermelha, delineando o perfil dos pacientes em tratamento antirretroviral, verificando os fatores pessoais que interferem na adesão ao tratamento, identificando que fatores contribuem para não adesão ao tratamento, identificando se o fornecimento e distribuição do medicamento pelo município estão ocorrendo em tempo hábil e de forma contínua, verificando se há existência de preconceito social e familiar quando o paciente sai na busca do medicamento e identificando se os efeitos causados pela medicação e a quantidade de medicamentos a ser tomada interferem na adesão do tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (216.5 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com