TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo: Enfermagem, Educação em Saúde e Unidade de Saúde da Família

Por:   •  10/10/2022  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS DE SAÚDE

ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UFPB

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

[pic 2]

DOCENTE: Marcella Costa Souto Duarte

DISCIPLINA: Fundamentos de Enfermagem II – Estágio Supervisionado I

DISCENTE: Henrique Gilson Costa Nogueira

DATA: 26/03/2022

  1. Enfermagem, Educação em Saúde e Unidade de Saúde da Família: Ler tal artigo e construir um texto em 30 linhas abordando acerca do assunto em questão.

A educação em saúde é um instrumento fundamental para uma assistência de boa qualidade, por meio do qual o enfermeiro realiza orientações para o autocuidado, tanto em nível individual quanto coletivo, tornando sujeitos, famílias e comunidades multiplicadores de conhecimentos na área de saúde. Além disso, ao sistematizar e individualizar o cuidado, esse profissional pode auxiliar as pessoas na adoção de um estilo de vida mais saudável, por meio de uma relação dialógica e reflexiva estabelecida com os usuários, fazendo-as sujeitos de suas próprias decisões. Portanto, observa-se na leitura do presente artigo que o trabalho educativo do enfermeiro volta-se não somente para a doença, como também para a promoção da saúde e o empoderamento da população.

A enfermagem como integrante da estratégia saúde da família (ESF) é responsável por realizar a assistência integral, promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde dos indivíduos e famílias na unidade de saúde e, quando indicado ou necessário, no domicílio O enfermeiro do ESF é um profissional que depara a todo o momento com situações concretas referentes à educação, não somente com a comunidade, como também na capacitação dos profissionais sob sua supervisão.

A enfermagem tem na ação educativa um de seus eixos norteadores que se concretiza nos vários espaços de realização das práticas de enfermagem em geral, especialmente no campo da saúde pública, sejam elas desenvolvidas em comunidades, serviços de saúde, vinculados ou não, à atenção básica, escolas, creches, e outros locais. Isso implica pensar a ação educativa como eixo fundamental para a formação profissional no que se refere ao cuidado de enfermagem em saúde pública e a necessidade de identificar ambientes pedagógicos capazes de potencializar essa prática. É fundamental que o enfermeiro desenvolva estratégias de educação em saúde, pois é preciso que ele tenha o entendimento integral a respeito de saúde e qualidade de vida, valorizando a história de vida da população, estimulando a autoconfiança, praticando a solidariedade e desenvolvendo atitudes e práticas de cidadania, expandindo o conhecimento científico para cooperar na construção de um pensamento mais crítico. É necessário, também, que ele promova a interação entre equipe-população, buscando resolutividade para os problemas de saúde encontrados, intervenha em indicadores de saúde e trace perfis epidemiológicos populacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (135.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com