TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFECÇÕES APARELHOS CARDIOVASCULARES

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

Imbituba

2017

  1. SUMÁRIO

1        introdução        3

2        afecções do aparelho cardiovascular        4

2.1        ANGINA PECTORIS        4

2.2        INFARTO DO MIOCARDIO        4

2.3        INSUFICIÊNCIA CARDIÁCA CONGESTIVA        5

2.3.1        INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ESQUEDO (ICE)        5

2.3.2        INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DIREITA (ICD)        6

2.4        FEBRE REUMÁTICA        6

2.5        ENDOCARDITE        7

2.6        MIOCARDITE        9

2.7        PERICARDITE        10

3        CONCLUSÃO        11


  1. introdução

O sistema cardiovascular é essencial para o bom funcionamento do organismo, porém também é um dos mais afetados por doenças sérias. Dados revelam que 29,4% das mortes no país tem alguma ligação com ele, e que os homens acima de 55 anos são os mais afetados.

As doenças cardiovasculares  afetam vasos sanguíneos e o coração, o sistema cardiovascular é responsável por levar o sangue oxigenado dos pulmões e coração para todo o corpo, através das artérias.

Quando ocorre algum problema e essa função não pode ser cumprida, as complicações começam a aparecer, e podem ser severas. Não é à toa que doenças relacionadas ao coração estão no topo da lista de principal causa de morte entre homens e mulheres de todo o mundo. 


  1. afecções do aparelho cardiovascular

  1. ANGINA PECTORIS

É uma doença cardíaca aterosclerótica, caracterizada por dor ou opressão na parte anterior do tórax, devido a ma irrigação e consequentemente hipoxia do miocárdio. Ela pode ser causada por arteriosclerose ou espasmos das artérias coronárias.

 O hipertireoidismo, diabete mellitus, a hipertensão arterial, a hipotensão, a hereditariedade podem funcionar como fatores predisponentes. Exercícios físicos exagerados, emoções fortes, ingestão exagerada de refeição, exposição ao frio, etc.

Os sintomas dela tem como inicio súbito, com dor retroesternal que pode se irradiar para o pescoço, ombro e braço esquerdo, sensação de opressão no tórax, dificuldades em respirar. A dor é acompanhada de palidez e sudorese.

  1. INFARTO DO MIOCARDIO  

É chamado popularmente de ataque cardíaco ou simplesmente infarto, é uma situação potencialmente fatal, que ocorre por falta de oxigenação adequada do músculo cardíaco, levando o mesmo a sofrer uma necrose isquêmica de uma área de músculo cardíaco.

As causas pode estar associado a hipertensão arterial, diabete mellitus, arteriosclerose, choque, embolia, aortite sifilítica, redução súbita e acentuada do fluxo sanguíneo coronariano nos estados de choque.

        SINTOMAS 

  • Dor súbita, não relacionada a esforços nem estresse, que pode ocorrer em qualquer região da face anterior do tórax, epigástrio, mandíbula, ombros e braços;
  • Dispneia, palidez, sudorese fria e pegajosa, náuseas e vômitos;
  • Pulso rápido e fraco;

É comum o choque cardiogênico, caracterizado por palidez, sudorese abundante fria e pegajosa.

O tratamento de emergência visa aliviar a dor, corrigir o choque e evitar complicações. O paciente que sofreu de infarto do miocárdio deverá ficar em uma unidade equipada com monitores contínuos, alarme, marca-passo, equipamentos de ressuscitarão e equipe médica e de enfermagem especializada, por pelo menos 72hrs.

Passando o período critico o paciente ainda permanece hospitalizado durante três semanas, à medida que vai melhorando, começa a fazer exercícios programados até que possa voltar a vida normal.

  1. INSUFICIÊNCIA CARDIÁCA CONGESTIVA

O coração é incapaz de bombear quantidades suficientes de sangue para suprir as necessidades de O2 e nutrientes do organismo, provocando uma congestão de sangue liquido nos órgãos. A insuficiência cardíaca pode atingir inicialmente um lado do coração, mas posteriormente torna-se global.

As causas estão ligadas a hipertensão, arteriosclerose, infarto do miocárdio, miocardite, cardiopatia reumática, insuficiência aórtica, hipervolemia, deficiência alimentar prolongada, insuficiência renal.

  1. INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ESQUEDO (ICE)

        Se o lado esquerdo do coração não tiver uma força de contração suficiente para impulsionar todo o sangue que chega dos pulmões, a tendência é hipertrofiar e o sangue ir se acumulando dentro dos pulmões provocando edema pulmonar.

SINTOMAS

 

  • Dispneia e cansaço que aumentam gradativamente;
  • Tosse, palidez;
  • Cianose das extremidades;
  • Oligúria;
  • Nictúria.
  1. INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DIREITA (ICD)

        Se a insuficiência ocorrer do lado direito, que normalmente deve receber o sangue do organismo e bombear para os pulmões para ser oxigenado, devido à falha cardíaca direita, ira dilatar o ventrículo direito, prejudicará a oxigenação do sangue e o sangue tenderá a retornar para os organismos de onde veio e ocorrerá acumulo de líquidos no organismo.

SINTOMAS

  • Edemas de membros inferiores;
  • Cianose de extremidade;
  • Distensão abdominal;
  • Dilatação das veias do pescoço, taquicardia.

O objetivo do tratamento é melhorar a força e a eficiência de contração do miocárdio e eliminar o excesso de liquido no organismo, deixar o paciente em repouso para diminuir o trabalho do coração, fazer uma dieta leve e com pouco resíduos, hipossódica de acordo com o estado do paciente, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (820 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com