TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA E SAÚDE PROMOÇÃO DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Por:   •  1/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

ANTROPOLOGIA E SAÚDE PROMOÇÃO DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Texto original: PILAR AP, BAISCH C, BOTTON M, MELLER M, COSTERANO RG. A importância do conhecimento antropológico da promoção dos cuidados de enfermagem. Série: Ciên. Biol. e Saúde, Santa Maria, v. 3, n 1, p. 55-60, 2002.

1. APRESENTAÇÃO

Dado como palavras chave cuidado, antropologia e enfermagem, de maneira holística visamos à importância dos conhecimentos antropológicos e todos os pontos que permeiam as relações socioculturais afim da compreensão para o cuidado a saúde em todos os grupos culturais. Com a aceleração da evolução humana e todas as suas necessidades físicas, biológicas, psicológicas, e espirituais, todos ás áreas da saúde buscam se aprimorando a fim de atender essa demanda evolutiva. Junto a esse crescimento, cresce também a necessidade de maior atenção ao termo cuidar, sendo destacado como um dos principais comportamentos dentro do campo da saúde, pois tem a capacidade representar diversos sentimentos de grande necessidade na vida contemporânea. A representação da preocupação, ocupação e responsabilidade estão sendo destacadas como umas das principais fontes de atenção e promoção à saúde.

2. HISTORICISMO AO CUIDADO ANTROPOLÓGICO DO SER HUMANO

Ao longo da história, o cuidado relacionado a enfermagem sofre por constantes evoluções com as necessidades das antigas civilizações no qual desenvolvia praticas medicas e de enfermagem ou ate mesmo desempenhadas por mulheres de famílias, donas de casa, escravos ou servos. Dentro deste contexto, o cuidado é transcrevido como uma pratica altruísta e de compaixão sendo elementos que resultão em praticas até mesmo religiosas como os ensinamentos cristãos sendo considerado um sentimento de doação.

Ao logo da historia com a diminuição do espirito cristão e todas as suas doutrinas de cuidado e compaixão através da refoma religiosa ocorrida foram expulsos e fechados dos centros médicos, sendo assim obrigados a feromulação e organização para uma nova postura em busca do atendimento e ao cuidado necessitado.

Deste modo, o cuidado além da importância de cuidar passando para o âmbito na ideia de solidariedade como ao exemplo de dos cuidados fransciscanos desenvolvido por São Franscico para os cuidados a saúde, pouco mais a frente desenvolvido e aperfeiçoado por Florence Nightingale percussora da enfermagem com a principal manifestação aos cuidados técnico-administrativo da enfermagem, desenvolvendo praticas além do carácter religioso, mais principalmente desenvolvido pela humanizado e pela atividades especificas exercidas pela enfermagem e suas equipes.

BIBLIOGRAFIA

PILAR AP, BAISCH C, BOTTON M, MELLER M, COSTERANO RG. A importância do conhecimento antropológico da promoção dos cuidados de enfermagem. Série: Ciên. Biol. e Saúde, Santa Maria, v. 3, n 1, p. 55-60, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com