TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM

Por:   •  7/9/2021  •  Artigo  •  6.020 Palavras (25 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA [pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA ESTÁGIO DE ENFERMAGEM

 

 

ESTUDO DE CASO

 

 

 

 

 

 

 

Edilene de Araújo Vieira RA:  268478516727

9° Semestre

 

 

 

 

São Paulo

2020.2

ESTUDO DE CASO - 05

Paciente MA. 75 anos, sexo masculino, obeso, residente no interior de São Paulo. Deu entrada no pronto socorro central de um hospital público de São Paulo. O diagnóstico foi feito pelo médico, chefe da unidade, que detectou Diabetes Mellitus não compensada.

Antecedentes patológicos: fumante há 50 anos (1 maço/dia), hipertenso (uso de atenolol) e hidrocloritiazida, sinvastatina

Ao exame físico: Confuso, taquipneico (FR= 24 rpm/min), normocárdico (FC= 70 bpm/min), normotenso (PA= 210X100 mmHg), febril no momento T= 38, 3°C),Teste de glicemia capilar 450mg/dl desidratado +/4+, hipocorado ++/4+

Cabeça simétrica, couro cabeludo integro e cabelos higienizados, sem presença de pediculose. Pupilas isocóricas e fotorreagentes. Pavilhão auditivo simétrico, acuidade auditiva e visual preservada. Narinas sem desvio de septo aparentes, cateter nasoentérico em narina direita, recebendo dieta 250ml/3h em bomba de infusão continua. Mucosa oral íntegra, linfonodos não palpáveis, sem presença de estase jugular, traqueia móvel e centralizada, tireoide palpável.

Mantem cateter venoso periférico sobre agulha n° 20 para antibioticoterapia, em arco dorsal direita coberto por fita hipoalergênica.

Tórax: mamilos simétricos, com presença de fâneros bem distribuídos por toda região anterior torácica, sem cicatrizes.

Expansibilidade e elasticidade pulmonar pouco diminuída em bases, FTV +, murmúrios vesiculares presentes com roncos em base direita. Ictus cordis não visualizado e palpável no sexto espaço intercostal a E, BRNF 2T S/s.

Abdome globoso, refere não evacuar há 5 dias, ruídos hidroaéreos diminuídos em colón descendente, fígado palpável em rebordo costal D, maciço e indolor à palpação em quadrante inferior esquerdo. Eliminação intestinal presente em fralda e presença de dermatite associada a incontinência em períneo com hiperemia intensa em uso cavilon.

Refere genitália masculina íntegra com diurese presente, em grande quantidade.

Deambula com auxílio, apresenta sinal de Bandeira negativo, sinal de Homans negativo, Godet +/4+, pulsos periférico presentes, cheios, rítmicos e simétricos, perfusão periférica com tempo de enchimento capilar =3”. Hemiparesia à D, com presença de lesão por pressão estágio 2 em região trocantérica com hiperemia em uso de espuma de poliuretano.

Em uso das seguintes medicações: solução polarizante (SF e insulina Regular), atenolol hidrocloritiazida, sinvastatina, todos via enteral.

        

Responder as seguintes questões abaixo:

1)  Explicar a fisiopatologia, fatores de risco e complicações da diabetes (e da cetoacidose diabética.

2)  Elaborar os 5 diagnósticos de enfermagem prioritários (reais e /ou de risco) e com fatores relacionados e características definidora ou fatores de risco (em diagnósticos de risco.

3)  Realizar prescrição de enfermagem relacionado aos diagnósticos achados, justificando-os.

4) Descrever a realização da técnica de inserção de cateter nasoentérico (materiais e técnicas empregadas, justificando-as

5)  Relacionar os principais cuidados de enfermagem com cateter nasoentérico

6)  Relacionar os principais cuidados de enfermagem à pacientes com lesão por pressão  

7) Em relação às medicações (solução polarizante (Soro Fisioloogico e insulina Regular), atenolol hidrocloritiazida, sinvastatina)

a.  Qual sua indicação primária e mecanismo de ação resumido? No caso de antibióticos, anti-hipertensivos e diuréticos, escrever a classe à qual pertencem

b.  Quais os cuidados de enfermagem na administração dessa medicação?

8) Fale a respeito das lesões por pressão. Sua definição, estágios e principais coberturas empregadas.

  1. Explicar a fisiopatologia, fatores de risco e complicações da diabetes (e da cetoacidose diabética).

Fisiopatologia

O DM pode ser causado por dois mecanismos principais: deficiência na produção ou ação da insulina, classificado em dois grupos principais de acordo com a causa, o tipo 1 e o tipo 2.

DM tipo 1

No DM tipo 1, a deficiência na produção da insulina possui dois mecanismos já estabelecidos:

  • Autoimune (1A): Possui autoanticorpos (Anti-Ilhota, anti-GAD, anti-IA-2) identificados como marcadores da doença autoimune, que muitas vezes aparecem nos exames antes mesmo das manifestações clínicas.
  • Idiopática (1B): Não possui marcadores de doença autoimune, não sendo identificada a sua causa.

Ambos levam a destruição gradual das células betas pancreáticas.

Infecções virais e exposição a antígenos estão  associados em indivíduos com predisposição genética, podendo desencadear o processo autoimune.

A diabetes tipo 1 é  mais comum em crianças e adolescentes, tendo uma quantidade pequena de adultos (LatentAutoimmune Diabetes ofAdults) que desenvolve a doença.

DM tipo 2

No DM tipo 2, há resistência à insulina nas células, que gera um aumento da demanda de síntese da insulina na tentativa de compensar o déficit em sua ação.

Fatores de Risco

Fatores de risco para Diabetes Tipo 1

A influência genética aumenta consideravelmente as chances de desenvolver a doença, porem ainda não há pesquisa conclusivas sobre os fatores de risco para o Diabetes Tipo 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com