TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE ACOMETIDO COM DENGUE

Por:   •  25/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE SANTO ANTÔNIO [pic 1][pic 2]

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

LUCIANA MENDES DOS SANTOS

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE ACOMETIDO COM DENGUE

        

ALAGOINHAS – BA

2018

LUCIANA MENDES DOS SANTOS                                                                                          [pic 3]

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO CLIENTE ACOMETIDO COM DENGUE

Pré Projeto apresentado como avaliação parcial da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, da Faculdade Santo Antonio, sob orientação da Prof.ª Shirley Nasc. Costa.

                                           

        

        

ALAGOINHAS – BA

2018[pic 4]

Sumário

1 INTRODUÇÃO        1

2 REFERENCIAL TEÓRICO        3

2.1 CONCEITO        3

2.2 AGENTE ETIOLÓGICO        3

2.3 TRANSMISSÃO        3

2.4 TIPOS DE DENGUE        4

2.4.1 Dengue Clássica        4

2.4.2 Dengue Hemorrágica        4

2.4.3 Febre Hemorrágica da Dengue ou Síndrome do Choque da Dengue        4

2.5 DIAGNÓSTICO        5

2.5.1 ANÁLISE LABORAL        5

2.6 TRATAMENTO        5

2.7 PREVENÇÃO        6

3 METODOLOGIA        6

4 JUSTIFICATIVA        7

6 ORÇAMENTO        8

REFERENCIAS        8


1 INTRODUÇÃO

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus de gênero Flavivírus, de grande importância epidemiológica em diversas regiões mundial. Sendo disseminada por vetores do gênero Aedes.  Esse arbovírus pertence à família Flaviviridae, com quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.

Vários fatores influenciaram a disseminação da doença e entre as principais estão: as alterações climáticas, expansão da densidade populacional, exportações de mercadorias contendo ovos do mosquito bem como a facilidade de viajar para países endêmicos.

No Brasil a dengue é transmitida através da picada da fêmea do Aedes Aegypti infectada por uns dos quatro sorotipos. Outras espécies como o Aedes albopictus podem ser transmissores da Dengue. Originário da África, o Aedes chegou ao território brasileiro através dos navios negreiros, no século XVI pelas Grandes navegações no período colonial.

O território brasileiro, por possuir um clima quente e úmido, torna-se propicio a epidemias da Dengue quase todos os anos. Quase todos os estados brasileiros registram casos de Dengue, desde a forma clássica e hemorrágica.

 América (2009) apud Siqueira Junior. (2005), destaca que a Américas é o país que mais registra casos da doença.

“Atualmente o Brasil é o país das Américas mais afetado em número de casos de Dengue, sendo responsável por, aproximadamente, 70% dos casos notificados. A circulação concomitante dos três sorotipos (DENV1, DENV2 e DENV3) na maioria dos estados tem aumentado o número de casos graves e a taxa de hospitalização”.

Teixeira (2008) afirma que o Aedes Aegypti (fêmea) é o único transmissor da dengue no continente americano e está presente em 70% dos municípios brasileiros.

Costa (2009) pontua que nas Américas, o Aedes Aegypti é o único agente transmissor desse vírus com importância epidemiológica.

Em 2009, OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou os casos de Dengue em: Dengue sem sinais de alerta, Dengue com sinais de alerta e Dengue grave.

Segundo o Ministério da Saúde, 2010, a Dengue é classificada clinicamente em Dengue Clássica, Dengue Hemorrágica, também denominada Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), Síndrome de Choque da Dengue, forma mais complexa da doença, quando o cliente apresenta uma grande queda ou ausência de PA (Pressão Arterial) juntamente com outras complicações, tais como: alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiências hepáticas, hemorragias digestivas e derrames pleural e Dengue com complicações quando a apresentação de sinais e sintomas é insuficiente para encaixar o quadro nas outras classificações.

Nunes (2011) pontua, que de acordo os dados históricos, os primeiro registros de uma doença com sintomas similares ao da Dengue estão descritos na enciclopédia chinesa de sintomas, doenças e remédio.

 A maioria dos casos de infecção da doença acontece de maneira assintomática, por conta disso o individuo que contraiu o vírus geralmente procura ajuda médica apenas quando os sintomas se manifestam, dificultando o tratamento de maneira correta.

A identificação precoce dos casos de Dengue é de vital importância para tomada de decisões e implementações que visem evitar óbitos. É de suma importância o profissional de enfermagem possuir conhecimentos científicos sobre Dengue e o seu agente transmissor, qualificando a assistência de enfermagem ao cliente acometido com a patologia.

O combate a Dengue tem se tornado um grande desafio para a sociedade, exigindo que tanto os profissionais de saúde, como pesquisadores e até a própria população passem a se mobilizar no enfrentamento desses Arbovírus, uma vez que não se encontrou vacina capaz de anular seus efeitos. O objetivo geral desse trabalho é caracterizar a assistência de enfermagem ao cliente acometido com Dengue. Sendo os objetivos específicos; categorizar o conhecimento do profissional referente à patologia; investigar os principais sinais no cliente acometido com Dengue. Como caracterizar a assistência de enfermagem ao cliente acometido com Dengue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com