TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATENÇÃO BÁSICA - GESTÃO DA UNIDADE E DA ASSISTÊNCIA

Por:   •  5/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ESCOLA DE ENFERMAGEM

TAINARA DE CARVALHO ROMANO


ESTÁGIO CURRICULAR II
ATENÇÃO BÁSICA - GESTÃO DA UNIDADE E DA ASSISTÊNCIA

ALFENAS/MG 2017


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ESCOLA DE ENFERMAGEM

TAINARA DE CARVALHO ROMANO


ESTÁGIO CURRICULAR II

ATENÇÃO BÁSICA – GESTÃO DA UNIDADE E DA ASSISTÊNCIA

Trabalho apresentado à disciplina de Atenção Básica do Estágio Curricular. II
Preceptora: Prof.ª Drª Patrícia Scotini Freitas e

Enfermeira:  Darlene Gomes.

ALFENAS/MG 2017

Introdução         

O presente estudo foi realizado na ESF Nova América II localizado à Rua Wanderley de Costa nº 235, bairro Jardim América sob a responsabilidade da enfermeira Darlene Moreira Gomes no período de 20 de fevereiro à 12 de abril de 2017. O estudo foi realizado em duas etapas usando como referencial o arco de Maguerez, o qual é uma das estratégias de ensino aprendizagem para o desenvolvimento da problematização. O arco é composto por cinco etapas que acontece a partir da realidade social: a observação da realidade, os pontos-chaves, a teorização, as hipóteses de solução e a aplicação à realidade.

A primeira etapa que é a observação da realidade, importante para identificação da situação problema prioritária foi realizada através do Braistorming e com o auxílio da ferramenta Matiz GUT, utilizou-se também a ferramenta Espinha de Peixe para identificação dos ontos- chaves. Em seguida, realizou-se uma busca na literatura para a teorização. Na segunda etapa foi aplicada a ferramenta 5W3H para identificar hipóteses de solução e por fim, foram executadas as hipóteses de soluções (MITRE et al, 2008).

OBSERVANDO A REALIDADE


        O ESF Jardim Nova América II está localizado à Rua Wanderley de Costa nº 235, bairro Jardim América sob a responsabilidade da enfermeira Darlene Moreira Gomes. A equipe é composta por 1 enfermeira, 1 técnica em enfermagem, 1 médico, 6 agentes comunitários, 1 dentista, 1 auxiliar de dentista, 1 serviços gerais e 1 recepcionista; O PSF conta com o apoio da equipe do NASF que é composto por 1 fonoaudióloga, 1 psicóloga, 1 nutricionista e 1 educador físico. Tendo em vista que a atividade a ser realizada no atual momento tem como foco a gestão da assistência e da unidade de saúde foi realizada uma reunião com a enfermeira para analisar e apontar quais seriam as principais limitações da unidade e os respectivos problemas em relação à gestão. Para a realização dessa atividade foi proposto aos membros da equipe à realização do Brainstormig. De acordo com Alves (2012) o Brainstorming também denominado como tempestade de ideias, é uma técnica utilizada em equipe, na qual os componentes contribuem com sua percepção sobre determinado assunto que necessite de solução. Durante a aplicação do Brainstormig emergiram os seguintes pontos: Planejamento da agenda, Identificação dos colaboradores, Agendamento de especialidade, Classificação das famílias. Ao analisar os problemas apontados, é possível observar que muitos dos problemas surgiram em decorrência da falta de planejamento. A unidade está em atividade há dois anos e a divisão da rotina ainda não está em equilíbrio, o que leva ao comprometimento de outros campos e gera os problemas alegados. Sabendo que nem sempre é possível atuar para a resolução de todos os problemas existentes na unidade ou nas diversas causas de um determinado problema foi utilizada a ferramenta de gestão “Matriz GUT” que propõe a priorização de problemas (ALVES, 2012; RODRIGUES et al., 2013). Assim sendo, os problemas são analisados sob a perspectiva de sua gravidade (G), urgência (U) e tendência (T), atribuindo-se um valor inteiro de 1 a 5, onde 1 representa a menor intensidade e 5, a maior intensidade (ALVES, 2012).

MATRIZ GUT

A Matriz GUT é uma maneira de tratar os problemas e priorizá-los. Foi realizado o levantamento dos principais problemas (que se deu pelo brainstorming). A matriz permite quantificar cada uma dessas causas de acordo com a gravidade, urgência e tendência (GOMES, 2006).

 Gravidade é o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão em longo prazo, caso o problema não seja resolvido.

 Urgência é a relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com