TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SAÚDE COLETIVA SOBRE FILME SILCK

Por:   •  18/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ AMILCAR FERREIRA SOBRAL

GUILHERME VIANA INÁCIO

ATIVIDADE DIRIGIDA SAÚDE COLETIVA I

 

   FLORIANO

                                                        2022

1-

        

        O documentário SiCKO – SOS Saúde (2007) – dirigido, produzido e escrito por Michael Moorei, explora criticamente o sistema de saúde dos Estados Unidos da América e o compara aos da França, Canadá, Reino Unido e Cuba. Por isso, tornou-se também um recurso didático estratégico para a educação em saúde.

O modelo de atendimento norte-americano (assistência privada) também é centrado nas necessidades espontâneas, mas é baseado em programas e serviços especializados e clínicas. Continua a ser o mais prestigiado na sociedade. Sua principal característica são os requisitos abertos. O alvo é a doença ou o paciente, e seu substituto é o médico, assistido por um paramédico. O meio de trabalho é a tecnologia médica, e a forma de organização são as redes de serviços, principalmente os hospitais.

O setor privado é um importante provedor do sistema de saúde norte-americano. É importante notar que, dado o alto custo da assistência médica e hospitalização nos Estados Unidos, que é superior à capacidade de pagamento individualizado da maioria das sociedades, a relação usuário-provedor torna-se extremamente difícil de se engajar.

No Canadá, o acesso à saúde se dá pelo sistema público. Entre as décadas de 70 e 90, o custeio do sistema de saúde era realizado exclusivamente pelo Governo, sem o auxílio da população. Na atualidade, o custeio ainda é realizado pelo Governo, no entanto, há a participação da população por meio de pagamento de tributos, geralmente cobrados no Imposto de Renda.

Como é habitual nos sistemas de saúde mais desenvolvidos, a rede de atenção primária é a base modelo de saúde. Os profissionais médicos proeminentes da rede no Canadá são médicos de família. Enfermeiros com formação em nível de mestrado passam a representar um percentual dos profissionais da atenção primária, trabalham diretamente com as populações e têm acesso direto ou remoto aos médicos. O papel do médico de família é altamente clínico e centrado no indivíduo.

O Sistema Nacional de Saúde (NHS) é o sistema de saúde da Inglaterra. Financiado em grande parte por impostos, fornece medicamentos e serviços médicos gratuitos ou de baixo custo a todas as pessoas que residem legalmente no país do Reino Unido, incluindo expatriados. Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS), o NHS é universal, gratuito e financiado por meio de impostos. A criação do sistema de saúde do Reino Unido em 1948 inspirou a criação do SUS.

O Sistema de Saúde na França busca estabelecer medidas previdenciárias abrangentes para garantir o acesso a direitos que toda a população considera fundamentais, como como saúde, bem-estar, assistência e direitos trabalhar, estabelecido com base na justiça Em termos de cobertura de financiamento e solidariedade. Esses sistemas mudaram radicalmente a lógica de proteção social que existia na época. Em termos de saúde, esta conta com entidades beneficentes e planos de seguro individual contributivo, limitados a uma parcela da população (especialmente trabalhadores e suas famílias.

Em Cuba, o sistema de saúde é baseado na natureza nacional e social da medicina, disponibilidade e gratuidade de serviços, orientações preventivas, aplicações avanço tecnológico, engajamento da comunidade e cooperação intersetorial, internacional e centralização normativa descentralização executiva.

Neste caso, caracteriza-se como principal a atenção primária à saúde ou medicina comunitária. Valorizando propostas como oferta organizada, distritalização, ações programáticas de saúde, vigilância da Saúde, estratégia de saúde da família, acolhimento e linhas de cuidados, projetos assistenciais e equipes matriciais e de referência. A maior parte dessas propostas é com o objetivo de atender às demandas da população e promover a integralidade da atenção.

2-

        A universalidade, portanto, é um princípio finalístico, ou seja, é um ideal a ser alcançado, indicando, portanto, uma das características do sistema que se pretende construir e um caminho para sua construção. Para que o SUS venha a ser universal é preciso se desencadear um processo de universalização, isto é, um processo de extensão de cobertura dos serviços, de modo que venham, paulatinamente, a se tornar acessíveis a toda a população. Para isso, é preciso eliminar barreiras jurídicas, econômicas, culturais e sociais que se interpõem entre a população e os serviços. Sobre este princípio, foi possível observa-lo em todos os países do filme, exceto Estados Unidos, no entanto acredito que se torna mais evidente  em Cuba, uma vez que o país recebe imigrantes de um sistema diferente politicamente do seu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (555.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com