TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Articulação - Filme Duelo De Titãs X Sociedade Dos Poetas Mortos

Casos: Atividade De Articulação - Filme Duelo De Titãs X Sociedade Dos Poetas Mortos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  1.805 Visualizações

Página 1 de 4

1. CONCEITO DE LIDERANÇA, PODER E MOTIVAÇÃO

Liderança é uma influência interpessoal exercida em certas situações e fundamentada na comunicação humana buscando atingir objetivos específicos.

Uma pessoa influencia a outra em função de relacionamentos que existem entre elas.

Influência, poder e autoridade estão ligados entre si. De acordo com Chiavenato, “o poder significa o potencial de influência de uma pessoa sobre uma ou outras” (CHIAVENATO, 2006, p.157). Chiavenato ainda nos diz que “poder é a capacidade de exercer influência, embora isso não signifique que essa influência realmente seja exercida” (CHIAVENATO, 2006). Poder é o potencial que pode influenciar ou não as pessoas. Autoridade é o poder legítimo decorrente do papel exercido pela pessoa de acordo com o nível que ela ocupa na estrutura organizacional, diz Chiavenato.

O grau em que uma pessoa demonstra qualidades de liderança depende não somente de suas próprias características individuais, mas também das características da situação na qual se encontra. A liderança é função das necessidades existentes em uma determinada situação e consiste em uma relação entre um indivíduo e um grupo. (CHIAVENATO, 2006, p.157).

O líder tem que ser percebido pelo grupo e este perceber que o líder possui, controla meios de satisfazer suas necessidades. Um grupo só irá seguir o líder se este puder aumentar ou mantiver suas necessidades.

De acordo com Montana e Charnov (1998, p. 221) um líder formal “[...] é alguém que foi oficialmente investido de autoridade e poder organizacional e geralmente recebe o título de gerente, diretor ou supervisor, e a quantidade de poder é determinada pela posição ocupada”.

Já o líder informal geralmente não possui cargos importantes.

É uma pessoa comum, porém, com extraordinário brilho pessoal, fruto de traços de inteligência, de comportamento ético, de domínio técnico a respeito de temas específicos e de ótimo relacionamento interpessoal. Impõe-se com naturalidade e conquista o respeito e admiração dos companheiros, pelo simples fato de ser uma pessoa complemente natural e autêntica. (DEUS, 2011)

Motivação segundo Paul Spector (2002) “é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento.” Portanto, envolve direção, intensidade e persistência de um comportamento.

Existem várias teorias motivacionais. A teoria de Maslow baseia-se na hierarquia das necessidades humanas. Para ele, as necessidades humanas estão arranjadas em pirâmide. Na base da pirâmide, estão às necessidades mais baixas e recorrentes e no topo, as mais intelectualizadas. Seriam elas:

• Fisiológicas,

• Segurança,

• Sociais,

• Estima

• Auto-realização.

2. ARTICULANDO OS FILMES SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS E DUELO DE TITÃS

O filme Sociedade dos Poetas Mortos se passa em um colégio onde está presente o poder autoritário e extremamente rígido.

Os professores e diretores que lá trabalham são autoritários e utilizam seu poder, concedido por seus cargos, para que suas ordens e tarefas sejam realizadas. Porém, há um professor (Sr. Keating)., que não segue estas regras. É um líder situacional, que exerce sua autoridade de forma natural, alegre, sem necessitar usar seu poder como professor para conseguir que os alunos comportem com disciplina e aprendam de acordo com os níveis exigidos pela escola.

Charles Dalton é um aluno que se destaca como líder e exerce autoridade de forma autoritária, obrigando aos seus amigos a fazerem o que quer. Para isso, usa chantagem.

Ney Parry é outro aluno que exerce liderança. Sabe conquistar o que quer insistindo ardorosamente com os amigos e conversa calmamente e com brincadeiras.

O Pai de Parry impõe seu poder, obrigando o filho a seguir suas ordens utilizando gritos e ameaças, gerando raiva em seu filho, que não tem liberdade para expressar suas opiniões e ideias, levando seu filho ao suicídio.

Assim, pode-se dizer que a maior parte dos professores, diretores, o aluno Charles Dalton e o Pai de Parry, exercem poder e são líderes formais. Já o Senhor Keating e Ney Parry se destacam como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com