TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO TESTE RÁPIDO DE SÍFILIS: DIAGNÓSTICO NA GRAVIDEZ

Por:   •  31/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.626 Palavras (15 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO-FSA

COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM

TÁSSIA VILANNY DE SOUSA CARVALHO

MARCILENE MARIA DE ALMEIDA GALVÃO

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO TESTE RÁPIDO DE SÍFILIS: DIAGNÓSTICO NA GRAVIDEZ

TERESINA-PI

2015

TÁSSIA VILANNY DE SOUSA CARVALHO[pic 2]

MARCILENE MARIA DE ALMEIDA GALVÃO

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO TESTE RÁPIDO DE SÍFILIS: DIAGNÓSTICO NA GRAVIDEZ

Trabalho de conclusão de curso apresentado á banca examinadora da Faculdade Santo Agostinho (FSA), como requisito necessário para obtenção de título de Bacharel em Enfermagem.

_________________________________________

Orientador: Prof. Ms. Nelson Jorge Carvalho Batista

TERESINA-PI

2015

TÁSSIA VILANNY DE SOUSA CARVALHO[pic 3]

MARCILENE MARIA DE ALMEIDA GALVÃO

[pic 4]

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO TESTE RÁPIDO DE SÍFILIS: DIAGNÓSTICO NA GRAVIDEZ

[pic 5]

Data da Aprovação: _____/_____ /_____

BANCA EXAMINADORA

Profª Ms.Nelson Jorge Carvalho Batista

Professor Orientador - FSA

        ProfªMs. Nancy Nay Leite de A. Loiola Batista

Faculdade Santo Agostinho

ProfMs.Francisco Honeidy  de Azevedo

Faculdade Santo Agostinho


SUMÁRIO[pic 6]

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS        03

1.1 Problema da Pesquisa        04

1.2Questão Norteadora        04

1.3 Objetivos        04

1.4 Justificativa        05

2 REFERENCIAL TEÓRICO        06

2.1 Conceitos e epidemiologia de sífilis        06

2.2 Diagnóstico e tratamento        07

2.3 Assistência ao Pré- Natal.................................................................................................07

3 METODOLOGIA        09

6 RESULTADOS        13

7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        00

APÊNDICE        00

ANEXOS        00

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A sífilis é uma patologia infecciosa crônica, que desafia há séculos a população. Comprometendo a quase todos os órgão e sistemas, e mesmo tendo tratamento eficaz e com baixo custo, continua sendo um importante problema até os dias atuais.  Tornou-se conhecida na Europa no final do século XV, e sua rápida disseminação em todo continente transformou-a em uma das importantes pragas no mundo (AVELLEIRA; BOTTINO, 2006).

A origem natural da sífilis se modifica através de estágios que se alteram entre sintomáticos ou assintomáticos, sendo que qualquer órgão do corpo humano pode ser afetado. A sífilis primária caracteriza-se pelo o aparecimento do cancro no local de inoculação do agente, com elevação dos linfonodos locais, após incubação de, aproximadamente 15 a 20 dias. Podendoainda ocorrer lesão primária de localização extragenital. As lesões secundárias aparecem em aproximadamente oito semanas após o desaparecimento do cancro. A forma mais comum da fase secundária são as máculas, no entanto as lesões podem sumir diversos aspectos e dificultar o diagnóstico. As manifestações das fases primária e secundárias diminuem espontaneamente, mesmo na ausência do tratamento, e as lesões terciária, que surgem após décadas são, atualmente raramente descritas (MILANEZ; AMARAL, 2008).

         Quando adquirida no período de gestação, a sífilis pode ocasionar o abortamento espontâneo, óbito fetal ou neonatal, prematuridade e graves danos à saúde do concepto, como o comprometimento oftalmológico, auditivo e neurológico (MAGALHÃES et al., 2011).

 A epidemiologia da sífilis na gestação tem como objetivo controlar a transmissão vertical do Treponema pallidum, acompanhar adequadamente o comportamento da infecção nas gestantes para planejamento e avaliação das medidas de tratamento, prevenção e controle. Anualmente, 3 milhões de mulheres dão a luz no Brasil, considera-se uma taxa de transmissão de 25%, pois aproximadamente 49 mil gestante e 12 mil nascidos vivos estão infectados.  A implantação dos testes rápidos para infecção pelo HIV e triagem da sífilis na Atenção Básica, visam à qualificação e a implantação do acesso da população brasileira aos diagnósticos e detecção do HIV e detecção da sífilis (BRASIL, 2006; BRASIL, 2010).

Nesse sentido verifica-se a necessidade das equipes de Atenção Básica em realizar os testes rápidos da sífilis durante o período gestacional para reduzir a transmissão vertical. Esse teste rápido está inserido no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam qualificar o cuidado materno-infantil (BRASIL, 2007).

  1. Problema da Pesquisa

A sífilis consiste em um dos grandes problemas de saúde pública, tratando-se do principal motivo por altos índices de morbimortalidade intrauterina, refletindo uma importante deficiência na qualidade dos serviços de assistência ao pré-natal e ao parto, a maioria das mulheres infectadas é identificada durante a gestação ou no momento do parto, necessitando assim de testes rápidos da sífilis durante o período gestacional a fins de reduzir a transmissão vertical. Neste sentido, reconhecendo a importância da atuação do enfermeiro no teste rápido da sífilis parti a seguinte questão: Qual a produção cientifica acerca de como o enfermeiro atua frente ao teste rápido da sífilis durante a gravidez?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (234 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com