TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA ÚLCERA POR PRESSÃO

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 19

BRUNA CARLA NUNES RA: 908103286 TURMA 8°B UNIDADE MEMORIAL

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA ÚLCERA POR PRESSÃO

Área de concentração: Saúde do Adulto

Orientador: Patrícia Chimenti de Rosa

Artigo Científico apresentado a Universidade

Nove de Julho referente ao Trabalho de Conclusão

de Curso para obtenção do Título de Enfermeiro

Estágio em UTI,

06 de dezembro.

Estágio em Centro Cirúrgico,

07 e 08 de dezembro.

Horário dos estágios:

07:00 às 12:00 horas.

SÃO PAULO

2011-02

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA ÚLCERA POR PRESSÃO

Performance of nurses in the prevention of pressure ulcers

BRUNA CARLA NUNES

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho

PATRICIA CHIMENTI DE ROSA

Especialista em Urgência e Emergência

Professora de Saúde do Adulto da Universidade Nove de Julho

Enfermeira da Educação Continuada do Hospital Regional de Osasco

RESUMO

Introdução: A úlcera por pressão (UPP) é um grave problema de enfermagem, definida como uma lesão isquêmica tecidual causada por pressão externa não aliviada. Seus principais fatores de risco são: envelhecimento, doenças de base, imobilidade física e fricção. A aplicação de medidas preventivas precocemente pode reduzir em 50% a sua incidência. Objetivo: Identificar os fatores de risco e ações de prevenção de UPP realizadas pela equipe de enfermagem, visando contribuir para o conhecimento e pratica dos profissionais da saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com objetivo exploratório e forma de abordagem qualitativa. Conclusões finais: Visto que a UPP afeta o individuo e a instituição, a equipe de enfermagem deve reconhecer o problema, avaliando o cliente assim que admitido no serviço hospitalar e adotando medidas preventivas. O enfermeiro precisa compreender e identificar os fatores de risco, para detectar precocemente e planejar a assistência individual, reduzindo o numero de casos.

Palavras-chave: úlcera por pressão, prevenção, enfermagem.

ABSTRACT

Introduction: The pressure ulcer (UPP) is nursing a serious problem, defined as an ischemic tissue caused by unrelieved external pressure. Its main risk factors are: age, underlying diseases, physical immobility and friction. The early application of preventive measures can reduce the incidence 50%. Objective: To identify risk factors and preventive actions taken by UPP nursing staff, to contribute to the knowledge and practice of health professionals. Methodology: This is a literature search, with the objective form of exploratory and qualitative approach. Concluding remarks: Since the UPP affects the individual and the institution, the nursing staff should recognize the problem, assessing the customer as soon admitted to the hospital and taking preventive measures. The nurse needs to understand and identify risk factors for early detection and individual assistance plan, reducing the number of cases.

Keywords: pressure ulcer, prevention, nurses.

INTRODUÇÃO

A úlcera por pressão (UPP) ainda é considerado um grave problema de enfermagem por afetar a qualidade de vida do cliente, aumentar o tempo de internação e elevar os custos para o tratamento das lesões(1).

É definida como UPP uma lesão isquêmica cutânea ou de tecidos moles, causada por uma pressão externa não aliviada que compromete o fluxo sanguíneo, sendo frequentemente localizada na região das proeminências ósseas(2). O tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura, por um longo período, provocando a falta de nutrientes e suprimento de sangue, necessário para manter os níveis de oxigênio essenciais para a sobrevivência da célula(3).

A etiologia da UPP é multifatorial, alem da intensidade e da duração da pressão à qual é submetido o tecido, existem fatores intrínsecos e extrínsecos que colaboram para a sua formação e desenvolvimento. Alguns fatores intrínsecos são: idade avançada, estado nutricional, perfusão tecidual, doenças crônico-degenerativas, mobilidade física prejudicada e uso de antibióticos. Dentre os fatores extrínsecos, temos a pressão, fricção, cisalhamento e umidade(3).

As práticas inadequadas e o déficit no conhecimento da equipe de enfermagem colaboram para que essa situação permaneça(4).

A incidência de UPP em terapia intensiva é apontada por alguns estudos como variando de 1% a 56%, enquanto em instituições com atendimento a pacientes agudos, hospitais gerais e unidades cirúrgicas, os índices apontam 2% a 29,5%(1). A prevalência e a incidência das UPPs são utilizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos indicadores para avaliar a qualidade dos cuidados prestados(5). Portanto é necessário que a equipe considere a UPP uma complicação grave da hospitalização, sendo importante a criação e aplicação de programas de prevenção e protocolos para as úlceras por pressão(4).

Segundo alguns autores as medidas de prevenção incluem: individualização da assistência, avaliação do grau de risco, criação de um protocolo para prevenção da UPP, utilização de escalas que avaliam o grau de risco, como a de Braden adaptada para a língua portuguesa, utilização de colchão de poliuretano para o paciente, proteção das proeminências ósseas, ensinar o paciente e o familiar a identificar lesões e inspecionar as áreas vulneráveis, entre outras(6).

A lesão tecidual muitas vezes pode ser evitada, portanto a prevenção é fundamental. A aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com