TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ANTIDEPRESSIVOS POR USUÁRIAS DO SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ

Por:   •  13/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

FACULDADE DE CIÊNCIAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

JAMILA MARQUES CAVALCANTE

AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE ANTIDEPRESSIVOS POR USUÁRIAS DO SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE MASSAPÊ

SOBRAL - CE

2018

1 OBJETO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO

A saúde é conceituada como sendo um elo entre o bem-estar físico, psíquico e social do indivíduo, que busca não apenas a resolução dos problemas de doença que acometem o ser, mas sim um equilíbrio de corpo, mente e espírito de forma a agregar também aspectos religiosos e culturais (ANDRADE; ANDRADE, 2010).

Isso deve ser colocado como sendo um direito do ser humano e dever do Estado assegurar que o cidadão possua uma saúde adequada e dentro de parâmetros nos quais se coloca uma pessoa saudável com um bem-estar pleno. Nesta mesma perspectiva o Sistema Único de Saúde (SUS) procura assumir uma responsabilidade de dispor na prática os princípios de equidade, universalidade e integralidade da atenção na saúde, buscando gerar uma adequada melhoria na vida dos usuários que necessitam de um cuidado geral e muitas vezes especializado (TEIXEIRA, 2011).

O SUS volta-se também para a saúde mental tentando propor uma perspectiva pela forma organizada entre indagações internas de cunho emocional e racional, em que havendo uma associação equilibrada entre estes dois pontos, o indivíduo estará desenvolvendo um bem-estar mais amplo e complexo (SOUZA, 2014).

Nos dias atuais o histórico de depressão abrange um número significativo de indivíduos, sendo portanto um dado de grande preocupação para a saúde pública. Segundo alguns pesquisadores, a depressão não é específica de uma dada faixa etária, visto que tal patologia tem atingindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, com maior prevalência em adultos, principalmente do sexo feminino.1,2. De acordo a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 300 milhões de indivíduos no mundo vivem com depressão, com um aumento significativo de 18% de casos entre 2005 e 2015 (OMS, 2017).  TRES et al (2013) relataram que em um dado momento, 13% a 20% das pessoas do mundo apresentarão algum sintoma de depressão e suas atividades serão prejudicadas por um distúrbio depressivo.

Os quadros depressivos são comuns e prevalentes na população e é papel do enfermeiro identificar e buscar tratamento adequado, juntamente com uma equipe médica, para cada caso conforme sua complexidade. Tais condições depressivas podem ter associação a outros problemas de saúde e a enfermagem, deve buscar dar atenção ao paciente de forma integrada.6 Sendo que a decisão de usar ou não um medicamento psicotrópico depende, além de tudo, do diagnóstico que o paciente apresenta (MORI; SILVA, 2010).

O tratamento com fármacos antidepressivos deve ser realizado atreves da consideração de aspectos psicológicos, biológicos e sociais do paciente, e a escolhas do tratamento deve ser individualizada, levando em consideração os efeitos colaterais e tolerabilidade ao medicamento. Os fármacos antidepressivos são classificados segundo seu mecanismo de ação e os antidepressivos, sendo os mais prescritos: Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS) e antidepressivos Tricíclicos. Os ISRS como citalopram, sertralina, fluoxetina paroxetina e escitalopram, são fármacos que possuem reações adversas como disfunção sexual, cefaléia, tontura, irritabilidade, ganho de peso, sintomas gastrointestinais, sedação e síndrome de retirada. Já os antidepressivos tricíclicos como imipramina, nortriptilina, amitripitilina e clomipramina, também possuem reações adversas como sedação e ganho de peso, além de obstipação, boca seca, hipotensão postural, retenção urinária, e alteração na condução cardíaca (BAES; JUREMA, 2017).

Alguns dos medicamentos citados anteriormente são bastante utilizados pelos usuários da farmácia básica na Estratégia Saúde da Família, pois fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) - Massapê, visto que, faz parte do protocolo clínico da demanda mensal do município.

No município de Massapê, a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) disponibiliza estes fármacos para os Centros de Saúde da Família – CSF. Vale ressaltar que a candidata a se tornar mestranda está inserida como profissional enfermeira na atenção primária à saúde juntamente com uma equipe multiprofissional de um CSF, visualizando a demanda existente para fármacos desta classe já especificada.

Dessa forma coloca-se que a pesquisa pretenderá ocorrer em um Centro de Saúde da Família na Cidade de Massapê – CE, em que, analisará a utilização de antidepressivos por mulheres no contexto da saúde mental na Estratégia Saúde da Família, no período de primeiro e segundo semestre de 2019.

2 JUSTIFICATIVA

O estudo justifica-se pelo fato de haver concepção de dados diante da participação da candidata como enfermeira na atenção primária à saúde junto à equipe multiprofissional em um CSF, visualizando a grande demanda existente no local para fármacos antidepressivos.

3 RELEVÂNCIA

 A pesquisa possui fatores relevantes, pois pretende identificar se haverá uma frequência contínua ainda e em demasia quanto à utilização de antidepressivos por mulheres que fazem parte do cuidado na saúde mental diante da Estratégia Saúde da Família, buscando dados em formulários e em prescrições em que possam indicar o uso indiscriminado dos medicamentos, podendo implicar numa visão sobre o abuso do consumo e, assim poderá ser relevante nesta pesquisa verificar o perfil das usuárias dos referidos fármacos. É interessante ainda colocar que se tem como perspectiva neste futuro estudo informar sobre a necessidade de foco em uso racional de medicamentos, proporcionando uma atenção significativa e interação interdisciplinar com outros profissionais de saúde.

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Analisar a utilização de antidepressivos por usuárias do serviço de saúde mental na atenção primária à saúde

4.2 Objetivos Específicos

  • Identificar as usuárias que utilizam os medicamentos antidepressivos quanto à idade;
  • Averiguar os tipos de associações de antidepressivos e outros fármacos nas prescrições médicas;
  • Verificar o tempo de utilização de antidepressivos pelas usuárias;
  • Observar a origem das prescrições quanto à especialidade médica. 

5 METODOLOGIA

5.1 Tipo de Estudo

O estudo será uma pesquisa de campo, descritiva, e também documental, exploratória, transversal e com uma abordagem predominantemente quantitativa.

Segundo Marconi e Lakatos (2010), na pesquisa descritiva, os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (251.4 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com